Confira 3 dicas de como usar o Google Cloud Platform no varejo

Home Google Cloud Platform
Confira 3 dicas de como usar o Google Cloud Platform no varejo
como usar o google cloud platform

Confira 3 dicas de como usar o Google Cloud Platform no varejo

Quando falamos de transformação digital no meio corporativo, o ponto que mais merece atenção é a computação em nuvem. Por isso, esse é o fator que você deve focar, independentemente se o seu negócio está começando agora ou se já possui planos de migrar para o meio virtual. 

Para empresas do ramo varejista, então, usar soluções em nuvem é quase mandatório. Nesse sentido, é importante aprender como usar o Google Cloud Platform para impulsionar as atividades no varejo e crescer no mercado. Quer conhecer mais sobre essa plataforma? Acompanhe!

Entenda o que é o Google Cloud Platform e como funciona

De modo geral, podemos explicar o GCP como um conjunto de ferramentas de computação em nuvem ofertadas pelo Google, com excelentes recursos, funcionalidades e infraestrutura completa. Ao todo, são mais de 100 aplicações, serviços e produtos voltados para o uso empresarial em processo de transformação digital. A partir dessas ferramentas, você consegue criar projetos, testar e divulgar novos apps com mais segurança e escalabilidade.

São soluções fundamentais para qualquer empreendimento do varejo conseguir crescer e evoluir em tempo real, se mantendo inserido nas atualizações tecnológicas do mercado. Nesse contexto, o GCP torna a tomada de decisões inteligentes mais fácil, simplifica a gestão de operações, além de oferecer um sistema de segurança super avançado.

Conheça os principais recursos do Google Cloud Platform

Antes de aprender como usar o Google Cloud Platform no ramo varejista, você precisa conhecer os recursos oferecidos pela plataforma. Em suma, o GCP possibilita:

  • reduzir os custos operacionais;
  • otimizar os gastos;
  • fazer a gestão remota;
  • economizar tempo na troca de dados;
  • adquirir alta escalabilidade facilitada;
  • ter maior segurança para as informações cruciais do negócio;
  • criar soluções personalizadas para cada setor da empresa;
  • acompanhar a evolução do mercado.

Veja 3 dicas de como usar o Google Cloud Platform no varejo

Ficou claro que a tecnologia é parte essencial da transformação digital no setor varejista. Por isso, as empresas desse ramo precisam começar esse processo o quanto antes, de forma eficiente e rápida. Afinal, a sobrevivência em um mercado que está em constante atualização depende disso. Assim, confira mais abaixo como você pode usar o GCP para impulsionar seus processos internos.

1. Impulsionar a receita por meio do Omnichannel

Caso você não conheça o termo Omnichannel, se trata da nova tendência de unificação dos canais online e offline da empresa, a fim de potencializar as estratégias do negócio. Dependendo do perfil dos seus consumidores, o processo de compra pode ser iniciado offline e finalizado online, ou vice-versa. Com isso, o GCP facilita a implementação do Omnichannel por meio das seguinte soluções:

  • comércio digital: hospedar sua plataforma de e-commerce no Google Cloud Platform para usufruir de um ambiente seguro e que proporciona a escalabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que aprimora o desempenho do seu site e melhora a experiência do cliente;
  • descoberta de produtos: o GCP fornece ferramentas de pesquisa de qualidade, que podem sugerir produtos e recomendar serviços aos seus consumidores de forma personalizada e com maior precisão, aumentando as chances de compra;
  • suporte exclusivo: seu negócio tem acesso a um suporte premium durante a alta temporada de vendas. Com isso, você pode aproveitar funcionalidades como planejamento antecipado de recursos, teste de confiabilidade do seu site e revisões de arquitetura;
  • gestão de APIs: a partir do Apigee — plataforma de gestão de APIs do GCP —, você consegue integrar seus canais e sistemas da loja para proporcionar experiências de compra mais unificadas aos seu público.

2. Focar na experiência do cliente baseando-se em dados

Com a transformação digital, empresas do varejo puderam conhecer novos mercados e formas de fazer negócio. Nesse aspecto, elas se depararam com um desafio: aumentar seu alcance e compreender melhor seus consumidores.

Nesse sentido, o GCP oferece uma série de recursos que lhe permite atingir novos públicos, entender os clientes e, a partir disso, otimizar os investimentos da empresa em todos os canais. Com o Google Cloud Platform, você pode:

  • modernizar seu armazenamento de dados: migrar para o armazenamento de dados do Google Cloud a fim de solucionar as demandas de análise do varejo e escalonar seus negócios sem dificuldades;
  • utilizar o Looker para analisar o mercado: usar a ferramenta Looker para oferecer uma experiência de dados variada, que vai da análise incorporada e business moderno até aplicativos personalizados e fluxo de trabalho incorporado;
  • crie uma plataforma de dados dos clientes bem estruturada: aproveitar o ecossistema do GCP para montar uma estrutura de dados dos seus clientes a fim de obter sucesso no atendimento ao cliente e promover o negócio com mais eficácia. 

3. Implementar melhorias operacionais em todo o negócio

Uma das funcionalidades mais vantajosas do GCP para varejistas é que suas ferramentas facilitam a otimização e padronização de inúmeros processos internos. Como gestor, você deve saber a importância de equilibrar a relação entre os recursos da empresa, mão de obra e tempo. Utilizar a tecnologia para integrar dados na nuvem é uma excelente forma de aumentar o desempenho no dia a dia do trabalho. Veja quais recursos da plataforma podem te ajudar com isso:

  • SAP no Google Cloud: permite acelerar a migração dos sistemas de ERP e, assim, melhorar a qualidade dos dados do seu negócio;
  • Anthos no mercado varejista: ajuda a modernizar seus aplicativos de forma fácil e segura. Por meio de uma plataforma híbrida e de várias nuvens, você consegue atualizar apps antigos, criar novos, testá-los e executá-los com total flexibilidade;
  • Evolução da rotina de trabalho: otimize o dia a dia de trabalho dos seus fornecedores e colaboradores do negócio com o Google Workspace para que consigam produzir com mais rapidez, eficiência, inteligência e de forma colaborativa.
  • Contact Center AI: utilize essa ferramenta para oferecer um suporte aos seus clientes de alta qualidade. Também permite integrar sua central de atendimento às experiências com IA (Inteligência Artificial).

Agora que você sabe como usar o Google Cloud Platform para impulsionar seus negócios no varejo, chegou a hora de implementar essa plataforma em sua empresa. Para isso, conte com uma organização especializada em oferecer soluções em nuvens e suporte em sistemas de gestão empresariais. Assim, você garante o sucesso da transformação digital do seu negócio.

Gostou de nossas dicas? Então, entre em contato com a SantoDigital e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: