RH 5.0: guia rápido de como implementar na sua empresa

Home Managed Services
RH 5.0: guia rápido de como implementar na sua empresa
rh 5.0

RH 5.0: guia rápido de como implementar na sua empresa

1. Introdução

Assim como qualquer setor do mercado de trabalho, o campo do RH (Recursos Humanos) não sai ileso frente às mudanças tecnológicas. Como consequência, podemos enxergar algumas melhorias e avanços, que mostram características bem definidas, a exemplo do RH 5.0.

Conforme a indústria se transforma e evolui, acompanhando as inovações tecnológicas, percebemos as mesmas mudanças no setor de RH. Tais modificações impactam diretamente a relação entre colaborador e empresa. Isso porque é nesse departamento que se concentram as atividades de gestão do capital intelectual de uma organização.

Quer aprender mais sobre as novidades para o campo do RH? Continue acompanhando este conteúdo e veja a seguir!

2. O que é RH 5.0?

Como citamos inicialmente, o setor do RH é responsável por gerir o capital humano de uma empresa, bem como suas relações interpessoais. Desse modo, os profissionais que atuam nessa área precisam ficar atentos às novidades e soluções que podem melhorar o trabalho realizado nesse setor.

O RH 5.0 é um ótimo exemplo. Ele agrega uma série de inovações, tecnologias, práticas e métodos que serão empregados por muitos negócios futuramente. Mas, na realidade, existem algumas empresas que já começaram a implementar as novas tendências do setor, como:

  • inteligência de dados;
  • automação de processos;
  • transformação digital;
  • incentivo por meio da gamificação;
  • desenvolvimento profissional e emocional da equipe;
  • entre outras soluções.

Em suma, o conceito desse novo modelo de RH consiste na transformação e adaptação do setor para encarar o futuro. Desse modo, o departamento estará preparado para identificar e reter talentos com maior eficiência, dentro de uma economia altamente competitiva e que exige cada vez mais processos automatizados.

3. Como a tecnologia auxilia o RH 5.0?

Assuntos como automação de processos são discutidos há algum tempo. Com a pandemia do coronavírus, muitos setores, incluindo o de RH, sentiram a necessidade de acelerar esse processo. Segundo uma pesquisa realizada recentemente pela Deloitte, 56% dos gestores de RH começaram a adaptar as atividades do setor para o meio digital.

Cumprir com todas as demandas do setor exige tempo, dedicação e, especialmente, disponibilidade da equipe. Por isso, a automação desses processos começou a acontecer de modo natural. Um dos maiores benefícios desse novo modelo de RH é a economia de tempo e recursos.

Com as tecnologias atuais —Big Data, Business Intelligence, Internet das Coisas —, uma série de tarefas podem ser automatizadas. Por exemplo, triagem de currículos, integração de novos colaboradores, administração da folha de pagamentos, ponto eletrônico e outros. Tais tecnologias também podem ajudar na otimização de outros processos. 

3.1 Comunicação interna

Quando as empresas passaram a funcionar via home office no início da pandemia, muitas enxergaram essa mudança como uma oportunidade de melhorar o modo como as atividades eram realizadas. A principal alteração veio na comunicação interna.

Manter a equipe alinhada no trabalho remoto é completamente diferente de fazer isso no trabalho presencial. Por isso, é essencial ter vários canais abertos para realizar chamadas de vídeo e estimular o diálogo entre os colaboradores e gestores. Nesse sentido, é importante contar com ferramentas adequadas, como o Google Meet.

3.2 Gestão baseada em dados

Manter a equipe produtiva e capacitada não é mais algo que se consegue apenas oferecendo salários mais altos. Atualmente, é fundamental gerir o time de acordo com seus aspectos comportamentais e emocionais. Afinal, isso influencia diretamente o clima organizacional e, por sua vez, a produtividade.

Assim, é possível utilizar ferramentas para embasar essa gestão, que ajudam a mapear o comportamento dos colaboradores. Tais tecnologias auxiliam na delegação de tarefas para os profissionais adequados, por exemplo. Também permitem fazer avaliações completas de desempenho, que facilitam a identificação das funções ideais para cada colaborador.

3.3 Engajamento interno

Uma estratégia eficaz para promover a participação interna é investir em planos de desenvolvimento de funcionários. Uma boa maneira é aproveitar os recursos interessantes que a gamificação traz. O conceito inclui o uso de elementos do jogo para desenvolver habilidades, fornecer treinamento, motivar profissionais e envolvê-los nas tarefas propostas

A inserção de uma ficha de pontuação para a realização das atividades ou o estabelecimento de “etapas” para determinadas tarefas são alguns exemplos de mecanismos de trabalho. Usar uma plataforma de engajamento e mobilização gamificada é uma ótima solução para esse fim.

4. Como implementar na sua empresa?

Como você pode notar, o principal foco do RH do futuro é aprimorar seus processos, enquanto se concentra no desenvolvimento do capital humano da organização. Se antes o colaborador era visto apenas como mais uma peça na linha de produção empresarial, hoje já entendemos a importância de valorizar a equipe e o bem-estar profissional.

Existem inúmeras práticas que ajudam a organização a implementar um modelo de gestão focado no bem-estar. Confira algumas elas:

  • psicologia positiva: uma abordagem que se concentra em tornar o ambiente de trabalho mais agradável e, portanto, os colaboradores mais felizes. Assim, facilita a construção de qualidades como otimismo e ética;
  • resiliência proativa: proporcionar as ferramentas e o clima organizacional a fim de que as pessoas tenham o suporte necessário para enfrentar situações adversas, em vez de apenas reagir a elas;
  • feedback contínuo: manter-se atento ao que a equipe precisa, além de oferecer salários atraentes e dar retornos positivos e construtivos, é parte essencial da construção de um ambiente de trabalho tranquilo e produtivo;
  • motivação profissional: compreender a fundo o que impulsiona e motiva cada colaborador a continuar na profissão e, especialmente, em sua empresa. Oferecer condições para que o profissional queira continuar crescendo e ajudando o seu negócio a se desenvolver;
  • atenção às necessidades: reservar um período de tempo para atender as demandas da equipe. Escutar com atenção seus pedidos e saber dialogar.

5. Conclusão

Com tantas soluções, fica fácil entender porque o RH 5.0 representa uma grande evolução do RH tradicional. Um modelo de gestão que visa fomentar as relações de trabalho humanizadas, automação de processos e promover uma mudança no modo de pensar das organizações. Tudo isso torna o negócio mais capaz de reter talentos, melhora sua performance e traz resultados exponenciais.

6. Sobre a SantoDigital

A SantoDigital é o principal revendedor de Google Workspace e Google Cloud Plarform na América Latina. A empresa desenvolve soluções estratégicas que aceleram adoções, migrações e aplicações. Ela conta com infraestrutura interna para soluções digitais e inovadoras de alta performance baseadas em Cloud Computing. Hoje seu foco é em produtos, serviços de consultoria em projetos, migração e suporte, além da gestão de ambientes e infraestrutura em tecnologia.

Gostou deste material? Então, entre em contato conosco e descubra as soluções que a SantoDigital tem para seu negócio!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: