6 dicas de produtividade para profissionais de TI

Home Hangouts
6 dicas de produtividade para profissionais de TI

6 dicas de produtividade para profissionais de TI

Os profissionais de TI estão entre os grupos mais exigidos do mercado. E não é para menos, ao mesmo tempo em que precisam lidar com grandes infraestruturas, são chamados para solucionar problemas de hardware, software, reset de senhas, tudo o que envolve a interação de uma pessoa com um computador. Todos os dias surgem eventos do tipo “prioridade máxima”, o que dificulta a criação de um fluxo de trabalho estruturado ao longo prazo. No artigo de hoje, vamos falar sobre cinco dicas de produtividades para os profissionais de TI. Vamos lá:

1. Saiba o que é realmente urgente

Muitos profissionais podem afirmar que sabem o que é uma solicitação urgente, mas será que a classificam como tal? Podemos citar aqui exemplos do que é ao mesmo tempo urgente e importante: falhas críticas na rede, problemas com violação de dados, reiniciar senhas de pessoas chave – como diretores, etc. Essas são ações prioritárias, que precisam de solução imediata. A estação de trabalho de um funcionário parar de funcionar precisa ser resolvida, mas desde que não haja coisas mais importantes na frente.

2. Urgente é diferente de importante

Problemas recorrentes como solução de problemas de hardware são urgentes, mas não são importantes. É o tipo de atividade que surge todos os dias e que no final das contas pode roubar muito do tempo do profissional de TI caso esteja empenhado em outros assuntos – e certamente ele vai estar. A solução para situações como essa vai depender diretamente do tamanho do time de TI, já que algumas funções podem ser delegadas. Caso o departamento seja composto por apenas uma pessoa, considere a opção de terceirizar parte do trabalho.

3. Google Apps

Uma forma muito prática de aumentar a produtividade é utilizando o pacote de aplicativos Google Apps for Work. Basta lembrar que as ferramentas permitem que todos os dados gerados sejam armazenados em apenas um local com facilidade e segurança, além de trabalharem em conjunto com robustas ferramentas de comunicação com o Hangouts. Como tudo é realizado na nuvem, os dados podem ser acessados não apenas do computador, mas também em dispositivos móveis. Incrível, não?

4. Faça uma lista de Tarefas

Quando se trabalha com TI, sempre se está envolvido com um projeto macro, projeto esse rotineiramente interrompido por trabalhos menores e “urgentes”. Com base nisso, faça uma lista de tarefas já calculando um determinado tempo para solucionar essas tarefas mais rápidas (faça uma média do tempo dedicado aos trabalhos menos importantes). Assim é possível maximizar o tempo e se manter organizado.

5. Cuidado com as Escapadas

É preciso ficar atento para não se distrair no trabalho em coisas como vídeos, jogos ou o cafezinho. Apesar de serem excelentes formas de relaxar a mente durante o trabalho (já que nosso cérebro funciona melhor em intervalos de trabalho), podem tomar boa parte do seu precioso tempo. Organize-se para se oferecer esses pequenos intervalos, alongue o corpo ou dê uma volta rápida pelo prédio. O profissional certamente vai render mais e melhor.

6. Dicas de produtividade para profissionais de TI

Quando pensamos nas dicas produtividade dos profissionais de TI, precisamos lembrar das dicas pessoais além de dicas gerais citadas acima.

Você possui alguma dica que te impulsiona no dia a dia?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: