Google for Education: a melhor dentre as ferramentas para sala de aula

Home G Suite for Education
Google for Education: a melhor dentre as ferramentas para sala de aula

Google for Education: a melhor dentre as ferramentas para sala de aula

Google e Microsoft são duas das maiores e mais valiosas empresas de tecnologia do mundo. O que acontece quando ambas entram em confronto por um mesmo objetivo? Elas estão apostando alto no público escolar com os pacotes Google for Education e Microsoft 365 for Education. Entenda agora o porquê dessa disputa e o que realmente desejam as gigantes da tecnologia e quem sai na frente:

Duelo de Titãs: quando duas líderes de mercado se confrontam

A empresa fundada por Bill Gates durante anos foi referência em “softwares para produzir”. O próprio Office esteve na lista das 500 marcas mais valiosas da revista Fortune e era figurinha carimbada em qualquer escritório. Mas o Google para Empresas começou a fazer sucesso particularmente entre startups e pequenos empreendimentos.
A disputa pelo título de “queridinha” entre empresas e produtores de conteúdo foi então para um campo que pode parecer inusitado para muitos: a sala de aula. A competição agora é pelos estudantes.

Por que estudantes?

A ideia por trás das investidas no publico estudantil, em especial os alunos das séries iniciais, é criar o hábito de consumo de softwares dessas empresas desde a infância. Se uma criança aprende a digitar no Google Docs, por exemplo, a tendência é que ela continue digitando seus documentos por lá até a vida adulta.

Vale a pena investir nos softwares escolares?

Por causa da aceleração do ritmo de vida nas grandes cidades, muitos pais não conseguem acompanhar de perto a rotina escolar de seus filhos, e quando conseguem não é das tarefas mais práticas. As empresas de tecnologia decidiram então resolver esse problema. Agora a integração entre escola e responsáveis foi facilitada e se tornou mais ágil.
última atualização do pacote da Google, por exemplo, permite que professores automaticamente compartilhem os relatórios de rendimento dos alunos com os responsáveis. Ficou mais fácil para uma mãe acompanhar o desenvolvimento do filho na escola, basta ser convidada para a ferramenta pela professora. Serão enviados e-mails de notificação diários ou semanais com um resumo do desempenho escolar da criança e outros tópicos.
Em uma visão geral, os pacotes de ambas as companhias se assemelham muito e focam em ferramentas voltadas para a produtividade, comunicação e colaboração. Mas existem alguns diferenciais que pesam para o lado do Google for Education: por ser um serviço hospedado em nuvem, ele é facilmente acessível de qualquer dispositivo e ganha muitos pontos no quesito mobilidade.
De acordo com o especialista em tecnologia Michael Hiles, também conta a favor da Google o fato de os softwares do seu pacote escolar se integrarem igualmente bem a PCs e MACs, enquanto o pacote da concorrência só é bem aproveitado em computadores com sistema operacional Windows.

Muitas escolas e universidades no Brasil já adotaram o Google For Education e mudaram radicalmente seus métodos de ensino por causa das possibilidades abertas pela ferramenta. Pelo visto, os gigantes do Vale do Silício chegaram para valer no mercado e as instituições de ensino pioneiras na implementação da tecnologia devem se destacar.

Quer saber como o Google for Education pode levar muitos benefícios à escolas e alunos? Entre em contato!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: