Descubra 5 motivos para usar tecnologia mobile na educação

Home G Suite for Education
Descubra 5 motivos para usar tecnologia mobile na educação

Descubra 5 motivos para usar tecnologia mobile na educação

Durante muitos anos, a tecnologia e a educação ocuparam locais opostos. A primeira era considerada uma distração para o ensino e, em diversos casos, foi banida da sala de aula. Hoje, entretanto, a aplicação da tecnologia mobile na educação tem ganhado força.

Com a união desses elementos, é possível explorar e potencializar os pontos fortes de ambos. Ao final, estudantes e professores são grandes beneficiados por um processo moderno e atualizado.

Quer se convencer de uma vez por todas? Então conheça 5 motivos para usar tecnologia mobile na educação.

1. Auxilia no redescobrimento das ferramentas

Os smartphones, tablets e outros itens digitais têm o grande propósito de entreter por meio de seus vários recursos. Com a aplicação no ensino, é possível descobrir novas formas de usar as ferramentas. Ou seja, os alunos podem redescobrir o uso do dispositivo que está em suas mãos.

Ele já não serve apenas para trocar mensagens, assistir a vídeos de entretenimento ou jogar. Passa a atuar, também, como um material de apoio, para realizar pesquisas e até pequenas dinâmicas e competições. Assim, é possível explorar os itens de uma forma ainda mais completa.

2. Aumenta o alcance da mensagem

Em 2014, o mundo passou a ter, oficialmente, mais dispositivos móveis do que pessoas. Atualmente, cerca de 2 em cada 3 indivíduos no planeta já utilizam dispositivos móveis. Ao adotar a tecnologia mobile no ensino, portanto, há grandes chances de os alunos já estarem familiarizados.

Além disso, é uma forma de conseguir um alcance amplo devido à elevada popularidade. Então, quem ensina ganha uma amplificação de voz e dos próprios esforços ao adotar essa integração.

3. Favorece o compartilhamento de informações

Um dos grandes benefícios da internet mobile é, justamente, o fluxo de dados. Por meio das conexões sem fio é possível acrescentar, modificar e compartilhar informações de um jeito prático. Com a cloud computing, por exemplo, é fácil contar com uma atuação colaborativa na elaboração de documentos. Tudo isso faz com que a comunicação seja mais fluida e natural.

Antes, realizar trabalhos em grupo exigia reuniões presenciais e muito esforço de todas as partes. Nem sempre funcionava. Agora, é possível adotar a tecnologia como uma facilitadora, em que todos podem interagir, contribuir e se comunicar.

4. Amplia o dinamismo e a agilidade

A tecnologia mobile é veloz e oferece um grande volume de dados em pouco tempo. Com o uso da internet, por exemplo, os usuários estão a alguns cliques ou toques de buscar informações em milhares de fontes diferentes.

Ao promover a integração com o ensino, a educação também assume esse caráter dinâmico e ágil. Já não é preciso se limitar aos livros, apostilas e apresentações. É possível construir o conhecimento de forma viva, interativa e atualizada. Assim, fica simples garantir um aprendizado que não fica parado no tempo.

5. Torna o processo educativo mais atraente

Um dos maiores benefícios de aplicar a tecnologia mobile na educação é que a decisão ajuda a aumentar a atratividade do processo de aprendizagem. Ao incorporar elementos que já estão presentes na vida dos estudantes é possível unir o interesse pela tecnologia e pelo conhecimento.

O dinamismo faz com que as aulas fiquem menos monótonas e ainda ajuda a consolidar o aprendizado na prática. Com maior engajamento, há uma aplicação de foco, motivação e capacidade de absorver o conhecimento.

O uso de tecnologia mobile na educação é uma forma de inovar e integrar mundos que, até então, eram muito diferentes. Com a aplicação certa dos recursos, professores e alunos se beneficiam com um ambiente mais propício ao aprendizado.

O que você pensa sobre o assunto? Compartilhe este post nas suas redes sociais e aproveite para debater com os seus contatos!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: