Cloud Backup x backup tradicional: qual o mais seguro e vantajoso?

Home Cloud Computing
Cloud Backup x backup tradicional: qual o mais seguro e vantajoso?

Cloud Backup x backup tradicional: qual o mais seguro e vantajoso?

O cloud backup possibilitou que organizações de todos os tamanhos aprimorassem suas estratégias de segurança de dados. Ao mesmo tempo, o backup tradicional ainda tem seu espaço no mercado.

Na comparação entre as duas soluções, ambas apresentam vantagens e desvantagens. Muitas vezes, a decisão de usar um ou outro – ou ambos – se resume às necessidades específicas de uma organização.

No entanto, entre elas há uma que se mostra mais segura e vantajosa. Qual? Descubra a seguir!

Vantagens do Cloud Backup

Para avaliar a melhor opção de backup, vamos analisar as vantagens de cada uma, começando com os pontos fortes do Cloud Backup:

  • Maior segurança: Fazer o backup de seus dados em uma localidade diferente das suas instalações elimina os riscos de perda de dados em função de desastres, como incêndio e roubo. Além do mais, todos os backups são criptografados antes de sair do seu ambiente local, o que significa que seus dados estão 100% preservados, mesmo se forem interceptados.
  • Menor custo e maior facilidade: A computação em nuvem permite que as empresas consumam mais TI e ainda ajuda a reduzir custos. As mídias físicas, como fitas de backup, custam caro, têm vida útil relativamente curta, precisam de condições especiais de armazenamento, sem falar no custo com transporte para outras localidades.
  • Maior confiabilidade: Backups automatizados garantem que nada seja deixado ao acaso. Ao remover o elemento humano de seus backups, você pode ter certeza de que os backups serão atendidos 365 dias por ano.
  • Simplicidade: As soluções de cloud backup tornaram o gerenciamento e a restauração tarefas fáceis. Com apenas alguns cliques os arquivos podem ser facilmente encontrados e restaurados.
  • Escalabilidade: Com o cloud backup sua empresa não terá problemas de escalabilidade. Você pode aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento conforme necessidade, de maneira rápida e prática.

Vantagens do backup tradicional

Alguns benefícios do backup tradicional são a capacidade de recuperar instantaneamente os dados (se os arquivos estiverem acessíveis na mesma localidade) e poder executar manualmente os backups mesmo se houver queda de conexão com a internet.

O backup manual pode não ser considerado uma vantagem por muitos, já que o elemento humano às vezes falha. Deixar de fazer backup um único dia pode custar muito dinheiro às empresas, caso ela venha a sofrer alguma perda de dados. Vale lembrar que o Brasil é o segundo país com maior número de ataques ransomware no mundo.

Além disso, atualmente as empresas contam com conexões estáveis com a internet, visto que grande parte de suas atividades dependem disso. Logo, é impensável ter problemas em realizar um backup na nuvem por conta de falta de conectividade.

A solução mais segura e vantajosa

Como vimos, o cloud backup leva grande vantagem em relação ao backup tradicional em todos os aspectos.

A realização e gerenciamento de backups locais demandam muito tempo de sua equipe de TI, que poderia ser melhor aplicado em outras atividades que agregam valor ao negócio.

Logo, a conclusão é óbvia: O cloud backup e mais seguro e vantajoso, tanto em termos de preço como de performance. Além de todas as vantagens citadas anteriormente, essa solução permite que cada empresa desenhe uma estratégia sob medida para o seu negócio.

Agora que você já conhece a melhor alternativa para realizar o backup dos dados da sua empresa, é hora de procurar um provedor de serviços que ofereça a melhor relação custo-benefício para o seu negócio.

Nesse sentido, a Santo Digital oferece soluções de cloud backup sob medida para seu negócio. Com um time experiente e com infraestrutura de ponta, a empresa está pronta para oferecer os melhores serviços, suporte técnico e um excelente nível de segurança dos seus dados por um baixo custo.

Se você gostou deste conteúdo, então não deixe de conferir os motivos pelos quais só cresce o número de médias empresas na nuvem.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: