- 4 minutos
- fev 18, 2025
A gestão eficiente de dados é essencial para empresas que desejam se tornar data-driven e otimizar a automação e o uso de inteligência artificial (IA). O Data Cloud, ou nuvem de dados, oferece uma solução estruturada para centralizar e processar informações empresariais em um ambiente aberto e integrado.
Essa plataforma facilita a análise de dados ao eliminar silos, conectar informações estruturadas e não estruturadas e proporcionar uma visão completa sobre a empresa e seus clientes. Além disso, torna o negócio mais preparado para um mercado competitivo e em constante evolução.
O impacto da IA nesse cenário é evidente. Segundo o relatório Avanade Trendlines: AI Value Report 2025, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar seus investimentos em IA generativa no próximo ano, com crescimento de até 25%. Entre os aportes previstos, 27% serão direcionados para dados e análises.
Mas como utilizar soluções eficientes para análise de dados, como o Data Cloud do Google? Entenda como essa plataforma conecta softwares e informações para ajudar empresas de todos os portes a consolidarem uma cultura orientada por dados.
O Data Cloud é a nuvem de dados do Google. O serviço baseado em cloud computing centraliza os dados empresariais e conecta à inteligência artificial. Assim, fornece as soluções ideais para o armazenamento, visualização e análise de informações em tempo real com o objetivo de extrair inteligência.
Portanto, é uma plataforma que reúne o poder dos dados ao que há de mais moderno em termos de tecnologias voltadas para essa área. Além da infraestrutura de alto padrão, o Data Cloud disponibiliza painéis e interfaces personalizáveis para que seus usuários tenham acesso aos melhores insights.
Desse modo, a solução tem como finalidade principal a otimização de processos da rotina empresarial por meio da previsibilidade de resultados. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que permite tomar melhores decisões corporativas, com base em dados gerenciados em tempo real.
A nuvem de dados do Google é uma solução flexível e oferece suporte a vários casos de uso de dados. Isso significa que cada cliente decide sobre a arquitetura de recursos que façam sentido ao funcionamento e metas do negócio.
Dentre as principais tecnologias que integram a plataforma, podemos mencionar:
O Data Cloud adota uma abordagem que valoriza a gestão e governança de dados nas empresas. Com isso, a atuação empresarial é impactada com os seguintes benefícios:
Os principais recursos de uma nuvem de dados são: dados detectáveis, arquitetura de dados ágil, IA integrada e machine learning, plataforma aberta e base de segurança confiável.
O propósito é oferecer uma solução flexível e escalonável, inclusive com a possibilidade de atender objetivos organizacionais específicos. Veja mais detalhes de cada um desses componentes.
A empresa deve ter acesso fácil às suas informações e garantir que os usuários possam verificá-los e interpretá-los. Por isso, o Data Cloud integra dados estruturados, semi ou não estruturados, sendo passível de coleta, ingestão e processamento a partir de diferentes sistemas locais ou baseados em nuvem.
Os dados coletados de suas fontes originais são armazenados por meio de um data warehouse ou data lake, a depender do caso.
A arquitetura usada varia conforme os requisitos e requer serviços e integrações baseados em cloud, como Application Programming Interfaces (APIs) e pipelines de dados. Todas essas características trazem mais agilidade.
O Data Cloud conta com os recursos de IA integrada e machine learning para otimizar a automação e incorporar a análise e a ciência de dados na empresa. Assim, as decisões são mais acertadas e os processos e contextos corporativos são mais bem conhecidos.
Um detalhe relevante do Data Cloud é ingerir e escalonar fontes de dados e sua própria arquitetura. Dessa forma, há uma fonte unificada passível de reutilização para diversas finalidades. Ao mesmo tempo, os ativos são gerenciados em ambientes variados.
As nuvens de dados implementam uma série de recursos de segurança da informação para evitar vazamentos, falhas e fraudes. O foco é em conformidade, recuperação, redundância e confiabilidade. Assim, os itens armazenados se mantêm precisos e preservados, a fim de que as decisões sejam acertadas.
As soluções de Data Cloud do Google são BigQuery, Vertex AI, Looker e AlloyDB para PostgreSQL. Conheça a função de cada um.
O BigQuery é uma solução que descomplica a análise de dados e armazena de forma nativa na nuvem, sem servidor. É altamente econômico e escalável, além de oferecer uma arquitetura flexível.
O Vetex AI centraliza a construção, a avaliação e a implementação de modelos de machine learning. Conta com ferramentas personalizadas e pré-treinadas na plataforma de inteligência artificial unificada.
O Looker é uma solução de BI que combina IA, infraestrutura em nuvem, APIs e camada semântica flexível para uma análise de dados controlada. Também oferece modelagem confiável para ter resultados mais sólidos e confiáveis.
O AlloyDB é um banco de dados escalável e gerenciado, compatível com PostgreSQL e executável em qualquer lugar. Oferece rapidez e tem um Service Level Agreement (SLA) de 99,99% de disponibilidade.
Em meio a tantas tecnologias da era digital, o Google Cloud Platform se destaca simplesmente como o mais completo software de armazenamento de dados do mercado atual.
Graças aos sistemas robustos dessa ferramenta, as empresas se tornam capazes de desenvolver aplicativos personalizados, programas de gerenciamento de CRM (Customer Relationship Management), bem como projetos que envolvam machine learning e big data.
Tudo isso dentro dos mais elevados requisitos de segurança e combinações que se encaixam às necessidades do negócio.
E com o Data Cloud não poderia ser diferente. O Google Cloud Platform entrega à nuvem de dados do Google soluções avançadas para análise de todas as informações relacionadas ao negócio, em tempo real, permitindo que a empresa consiga extrair visões muito além do esperado. Confira os benefícios, a seguir.
A automatização de processos é um dos aspectos que merece destaque no Google Cloud Platform, especialmente pela alta escalabilidade da plataforma. Isso permite às empresas ampliar ou reduzir o uso de espaço e funcionalidades das suas aplicações.
Pode parecer apenas um detalhe, mas isso impacta diretamente a otimização de atuação do negócio. Para ficar mais claro, garante agilidade na adaptação às alterações de comportamento do público ou instabilidades do mercado. Sem deixar de mencionar que os colaboradores ficam liberados das muitas tarefas manuais repetitivas e burocráticas.
Além disso, as responsabilidades com a administração da rede, execução de backups e atualizações do sistema são de responsabilidade da plataforma. Lembrando que os custos dos serviços são proporcionais aos recursos que a empresa utiliza.
Quando o assunto é Data Cloud, é indiscutível a vantagem de manter os dados corporativos armazenados em um único ambiente, podendo ser acessados a qualquer momento, de qualquer local, com atualizações em tempo real. Na prática, isso traz melhorias em diversos aspectos organizacionais. Por exemplo:
A verdade é que tudo passa a ser resolvido com base em percepções atualizadas. Isso também contribui para que os colaboradores desenvolvam mais consciência do seu papel na empresa.
No Google Cloud Platform, a disponibilidade dos serviços de tecnologia em nuvem é 24/7, ou seja, acontece em tempo integral, e o Google investe pesado para diminuir os riscos de interrupção.
Outra vantagem da integração do Google Cloud Platform aos processos corporativos é a redução de custos com infraestrutura local — servidores, contratação de equipes, manutenção dos sistemas e espaço.
Basicamente, a empresa adota uma plataforma já pronta, que funciona muito bem e paga somente por aquilo que usa. Enfim, seus processos se tornam muito mais práticos e intuitivos. Isso também permite que empresas de médio e pequeno porte tenham acesso à mesma tecnologia e ganhem condições de competitividade.
Os principais desafios na implementação de Data Cloud são:
Não restam dúvidas de que a cultura do cloud computing otimiza o desempenho das empresas como um todo e que adotar esse sistema se tornou uma questão de sobrevivência.
Afinal, além de ser uma área da tecnologia que vive em constante evolução, gera inúmeras oportunidades para negócios de todos os tipos identificarem e experimentarem recursos mais eficientes.
Mas a maneira de realizar essa transição pode fazer toda a diferença nos resultados obtidos. Resumindo, o ideal é contar com os serviços de profissionais especializados, que poderão guiar o seu negócio para as melhores experiências.
No caso do Data Cloud e Google Cloud Platform, a SantoDigital é a parceria que você precisa para explorar todo o potencial da plataforma de maneira inteligente e eficaz. Isto é, para uma transformação digital bem-sucedida.
A SantoDigital está há mais de 10 anos usando uma combinação de serviços de consultoria com soluções avançadas de TI para revolucionar a realidade dos seus clientes e acelerar seu processo de inovação, que vai muito além da migração para a nuvem.
Os produtos e soluções oferecidos pela SantoDigital foram pensados para atender aos rígidos padrões corporativos de segurança, confiabilidade e performance.
Como vimos, o Data Cloud é uma peça-chave para quem está em busca de uma configuração única para o negócio e ganhar vantagens competitivas no mundo corporativo. Com o apoio dessa solução, é possível gerar inúmeras oportunidades para implementar processos mais eficientes e otimizar resultados.
Gostou das dicas? Agora, você pode conhecer mais detalhes sobre o parceiro ideal para o seu negócio! Acesse o site da SantoDigital e confira nossas soluções de Dados para entender como aceleram a sua empresa!
O Data Cloud é a nuvem de dados do Google. O serviço baseado em cloud computing centraliza os dados empresariais e conecta à inteligência artificial. Assim, fornece as soluções ideais para o armazenamento, visualização e análise de informações em tempo real com o objetivo de extrair inteligência.
Créditos da imagem: Freepik