7 melhores ferramentas do Google para educação

Home G Suite for Education
7 melhores ferramentas do Google para educação

7 melhores ferramentas do Google para educação

Na atualidade, o Google se tornou uma das principais referências em serviços web. Isso se deve não só ao seu poderoso sistema de buscas, como também a todos os aplicativos que criaram e disponibilizaram gratuitamente para o público, como o Google Drive, Agenda e Hangouts.

O ambiente escolar precisa sempre contar com o máximo de tecnologia para otimizar o aprendizado e para facilitar a vida dos professores e dos alunos. A melhor forma de fazer isso é contando com as possibilidades dos aplicativos do Google.

Por isso, que tal usar um sistema como o Google para educação ou G Suite for Education e trazer todo o pacote de aplicativos do Google para funcionar dentro da sua escola, com e-mails personalizados e possibilidades de colaboração inéditas? A seguir, veja as 7 melhores ferramentas do Google para a educação!

Google Drive

O Google Drive é um excelente diretório virtual, que permite o armazenamento de arquivos e de pastas na nuvem. Além disso, trabalha de forma excepcional com documentos de texto, com planilhas e com apresentações de slides.

O Google Drive também é ótimo para a colaboração, sendo uma ferramenta indispensável para trabalhos em grupo. É um recurso valioso para alunos e para professores criarem materiais diversos e compartilharem entre si.

Google Agenda

Em todas as fases da vida, ficar em dia com os seus compromissos é essencial. Portanto, é positivo que os alunos tenham consciência disso desde a escola.

O Google Agenda permite a marcação e a manutenção de compromissos com praticidade, além de facilitar o compartilhamento de agendas colaborativas. O professor pode criar um calendário de provas ou de trabalhos e compartilhá-lo com a turma, garantindo a organização de todos!

Google Sites

Uma página na internet possui uma infinidade de utilidades e, na sala de aula, isso não é diferente. O foco do Google Sites é oferecer uma experiência intuitiva, sendo usado facilmente até por quem não possui conhecimentos profundos de publicação na web. Por meio dessa ferramenta, qualquer pessoa da instituição pode editar páginas relacionadas à escola, criando boletins informativos, regulamentos de uso e comunicações oficiais.

Google Hangouts

Um bom sistema de comunicação interna é muito importante para qualquer ambiente, em especial o escolar. O professor pode utilizá-lo para se comunicar com funcionários que trabalham do lado de fora da sala de aula ou até organizar uma videoconferência com os alunos remotamente, caso não possa comparecer ou esteja em algum lugar estratégico para o tema discutido.

Google Earth

Essencial para qualquer aula de Geografia e de História, o Google Earth permite que o professor mostre qualquer ponto do mundo com clareza e precisão. Usando o campo de endereço ou arrastando o mapa e utilizando o zoom, é possível “viajar” de um lugar para o outro, visitando monumentos históricos e prédios importantes!

YouTube

O maior agregador de vídeos da internet também é uma poderosa ferramenta para a sala de aula. Muitas pessoas criam conteúdo com foco em educação no YouTube, destacando assuntos relacionados às principais disciplinas escolares e oferecendo ajuda para a compreensão de temas complexos. Os principais foram reunidos em um canal especial chamado YouTube Educação, curado pelo próprio Google.

G Suite for Education

Para contar com todos esses benefícios dos produtos do Google, uma instituição de ensino pode trazer para os seus alunos e para os seus professores o pacote do G Suite for Education, antigo Google Apps for Education. Basicamente, ele permite usar todas essas funcionalidades com o e-mail da instituição como login, facilitando em muito o contato com colegas e alunos na mesma rede.

Viu como o Google possui tudo que a sua instituição de ensino precisa para estar à frente e proporcionar um aprendizado ainda melhor aos alunos? Conheça as vantagens de trazer o G Suite for Education para a sua escola e aproveite todos os seus benefícios!

Artigos Relacionados:

Como o G Suite for Education foi desenvolvido para escolas?

Como usar o G Suite for Education na sala de aula.

photo credit: Doodle4Google3_jpg_Patrick_Horan via photopin (license)

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: