6 dicas para manter seus arquivos na nuvem seguros

Home Uncategorized
6 dicas para manter seus arquivos na nuvem seguros

6 dicas para manter seus arquivos na nuvem seguros

O armazenamento na nuvem já é uma realidade no dia a dia de todos nós e uma ferramenta importante para empresas. Além de serem relativamente baratas e cômodas, garantindo que você tenha acesso aos seus arquivos em qualquer lugar que precise, esse tipo de serviço também é considerado bastante seguro.

Acredita que, mesmo assim, também é preciso fazer a sua parte para garantir que os dados da sua empresa colocados na nuvem não sejam perdidos ou invadidos? Leia o nosso artigo de hoje e mantenha os seus arquivos seguros!

1) Tenha uma boa senha

Todos os dias temos que decorar uma série de senhas para acessarmos uma imensidão de serviços: e-mails, redes sociais e contas em serviços de streaming. Mesmo assim, isso não é desculpa para utilizarmos uma senha fácil, como uma data de aniversário ou o próprio nome da sua empresa! Sempre escolha senhas complexas, que misturem letras, números e caracteres especiais, como asteriscos ou sifrões.

2) Tome cuidado com as perguntas de segurança

Uma das maneiras mais comuns para se recuperar a senha de um determinado serviço é registrando uma pergunta de segurança. O ideal é que as respostas que você registre sejam aleatórias. Por exemplo, para a pergunta “Qual foi o seu primeiro animal de estimação”, cadastre uma resposta relativa a um endereço.

3) Saiba que mais proteção é sempre melhor

Ter acesso a uma conta do seu serviço de armazenamento na nuvem, por meio de um usuário e senha é bom, mas não é o bastante! Sempre que possível, procure utilizar a chamada autenticação em dois passos: através desse procedimento, um código é enviado até o dispositivo previamente cadastrado pelo cliente toda vez que é feita uma tentativa de acessar a nuvem. Dessa forma, mesmo que uma pessoa tenha descoberto a sua senha, ela não irá conseguir acessar os seus dados.

4) Cuide do seu computador

A parte mais frágil em um sistema que utiliza a nuvem é o computador do usuário. Por isso, matenha sempre um antivirus atualizado no seu computador e o firewall ativo. Assim, você irá manter o vírus e os invasores afastados da sua máquina e das suas credencias de acesso ao serviço de armazenamento digital que escolheu!

5) Lembre-se que backup nunca é demais

Em geral, o serviço de armazenamento na nuvem é utilizado para, justamente, backup. No entanto, também é importante que você tenha os seus dados em suportes físicos, como HD externos ou mesmo em pen drives!

Apesar de ser muito díficil perder os seus arquivos na nuvem, você pode acabar se esquecendo da senha ou tendo algum outro imprevisto que irá te impossibilitar de usar determinado serviço. Portanto, esteja precavido.

6) Não peque pelo excesso

Por serem baratos (às vezes, gratuitos), os serviços de armazenamento na nuvem passam a impressão de que são infinitos, levando muita gente a guardar ali mais do que precisam, acumulando um verdadeiro “lixo” virtual. Lembre-se que não adianta você contar com segurança na nuvem se não conseguir encontrar no seu armazenamento o que você precisa de forma rápida. Por isso, delete os arquivos que você não irá mais precisar e organize as suas pastas.

Você tem mais alguma dica para aumentar a sua segurança digital? Compartilhe-a conosco!

Artigos Relacionados:

Há segurança na nuvem?

A segurança do GMAIL/ entenda por que ela é eficiente

 

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: