- 6 minutos
- jun 8, 2023
Você já pensou em otimizar chamadas de vídeo com o Google Meet? Essa é uma das soluções de videoconferência mais populares e seguras que existe. Em 2024, o app contabiliza mais de 300 milhões de usuários ativos por mês e, durante a pandemia de COVID-19, chegou a ter uma média de 3 milhões por dia.
Assim, o Google Meet tem ajudado pessoas e empresas de todos os tamanhos e segmentos a viabilizar o home office com novas funcionalidades. Desse modo, é possível alcançar uma comunicação estável, fluida, sem abrir mão da privacidade.
Com a ascensão do regime de trabalho híbrido, sem dúvidas, a solução de videoconferência do Google entra para o rol de aplicações empresariais essenciais para o bom andamento das atividades.
Mas nada é tão bom que não possa melhorar. Veja a seguir como otimizar suas chamadas de vídeo com o Google Meet!
O Google Meet permite que os usuários personalizem a resolução para otimizar as chamadas de vídeo. Este não é um recurso compartilhado pela maioria das outras plataformas similares.
Reduzir a resolução pode ajudar a manter a conexão de vídeo, se você tiver uma conexão wi-fi fraca ou instável.
Lembrando que você sempre pode reverter para uma resolução mais alta quando a conectividade ficar melhor para obter uma imagem de vídeo superior.
Para otimizar suas chamadas de vídeo no Google Meet, ajuste as configurações de resolução seguindo os passos abaixo:
É importante destacar que, no terceiro ponto, você tem duas opções para o tipo de resolução que deseja modificar. A resolução de envio é o que sua câmera enviará para outros membros da chamada, enquanto a de recepção é o que você vê dos outros chamadores. De toda forma, elas otimizam as chamadas de vídeo pelo Meet.
O Google Meet tem alguns atalhos de teclado extremamente úteis que melhorarão muito sua experiência operacional, se você estiver disposto a fazer um esforço para aprendê-los. Este é outro fator que ajuda a otimizar as chamadas de vídeo nessa solução.
Eles permitem que você controle aspectos do Google Meet sem ter que tirar as mãos do teclado. Assim, o atalho mais importante no Windows e no Chrome OS é (Shift + ?), que abre um pop-up que mostrará todos os outros atalhos de teclado possíveis que você pode usar no Meet. Para MacOS, este atalho é (Command + ?).
Para otimizar a eficiência durante suas reuniões no Google Meet, use estes atalhos de teclado:
As principais funcionalidades do Google Meet são:
Todos esses recursos são oferecidos com segurança e privacidade para otimizar chamadas de vídeo.
Se você tiver conteúdo na tela do computador que deseja compartilhar com outras pessoas, poderá fazê-lo em uma videoconferência no Google Meet.
Isso, dentre outras coisas, permite que os demais participantes tenham um melhor entendimento do que está sendo falado e você pode expor seus argumentos e explicações de forma mais eficiente. Por isso, ainda que não seja algo operacional, é um recurso que consegue otimizar as videoconferências no Google Meet.
Veja como compartilhar tela no Mac OS e Windows:
Compartilhar sua tela no Google Meet em um dispositivo Android é simples e intuitivo:
Siga estas etapas:
A levantada de mão é uma forma do organizador da reunião controlar as participações. Assim que uma pessoa ativa este recurso do Google Meet, o organizador recebe uma notificação. No momento em que ele termina de falar, é possível abaixar mão e permitir que o próximo faça a sua interação. Isso permite otimizar chamadas de vídeo.
Para levantar a mão no Google Meet, siga estas etapas:
O moderador pode abaixar a mão no canto direito inferior, clicando em Pessoas – Mãos Levantadas – Abaixar a Mão, ao lado do nome do participante.
Você também pode gravar uma reunião no Meet e otimizar as chamadas de vídeo ainda mais. Assim, elas poderão ser acessadas posteriormente para tirar dúvidas, rever processos e, até, trazer mais acessibilidade no atendimento ao cliente.
Para gravar reunião no Google Meet, siga estes passos:
A chamada de vídeo será armazenada na pasta Meet Recordings, no Google Drive.
Outra forma de otimizar uma videoconferência é usando o recurso de legendas em tempo real. Isso permite que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso ao conteúdo, assim como deixa a mensagem mais clara em caso de um local barulhento.
Para garantir a segurança e a privacidade, é possível gerenciar o tipo de acesso à reunião. Você pode escolher a opção Aberto, em que qualquer pessoa com o link pode acessar a sessão.
Outras alternativas são o acesso Confiável e o Restrito. O primeiro define que qualquer pessoa da organização pode ingressar sem solicitação. O segundo requer que a pessoa seja convidada por um organizador ou tenha que fazer o pedido de entrada.
Essa definição é feita no momento do agendamento da reunião, no campo de Configurações. Basta acessar a guia Controles do Organizador.
No Google Meet, você também tem filtros que podem otimizar as chamadas de vídeo ao melhorar a qualidade da imagem e o fundo do ambiente. Existem várias opções, sazonais, imersivas, estáticas, personalizadas ou de efeitos especiais.
Agora você já conhece algumas dicas de como otimizar chamadas de vídeo com o Google Meet. Dessa forma, fica mais fácil ter bons resultados com seus colaboradores e clientes, viabilizando negociações e o fluxo de processos.
Se você deseja implementar essa ferramenta ou soluções complementares de comunicação, colaboração e produtividade na sua empresa, entre em contato com a SantoDigital. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo no que for necessário!