- 5 minutos
- dez 3, 2024
Que a transformação digital revolucionou a forma de atuação dos negócios e o dia-a-dia das pessoas em geral, não restam dúvidas. Mas, será que os computadores e softwares já atingiram o seu potencial máximo de modernização?
A Inteligência Artificial do Google está aí para provar que sempre há espaço para tornar a experiência dos seus usuários ainda mais incrível. E a promessa é que as suas máquinas simulem as habilidades de pensamento humano de maneira cada vez mais sensível e precisa.
Se você deseja facilitar a rotina diária do seu negócio, é melhor ficar de olho nisso. Saiba nesse artigo como funciona essa tecnologia!
O Bard é a Inteligência Artificial do Google que promete revolucionar o uso de muitos serviços disponibilizados pela empresa, sobretudo para usuários do Google Workspace.
A tecnologia utiliza a Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), criada pelo Google e funciona por meio do cruzamento de dados. Combinação que lhe permite gerar respostas completas e funcionais, sobre os mais variados temas.
O objetivo é garantir uma comunicação complexa e eficiente, com uma desenvoltura bem próxima às interações dos seres humanos. Por isso, o Bard foi treinado para conseguir criar frases naturais e sofisticadas, que atendam aos diferentes perfis e estruturas das organizações.
A integração dessa tecnologia vai de encontro à nova realidade do mercado, que se apoia nos sistemas automatizados para simplificação da rotina de trabalho, tornando-a mais produtiva.
A Inteligência Artificial do Google é direcionada para os programas e aplicativos já disponibilizados pela empresa, como as soluções do Google Workspace, sendo desenvolvida para melhorar a experiência e satisfação dos seus usuários na execução de tarefas de forma inteligente.
O Bard foi projetado para poder fornecer respostas de altíssima qualidade aos usuários Google. Para isso, o sistema foi treinado para avaliar não só a intenção das perguntas, mas também o seu contexto e as nuances que podem estar por trás das estruturas de comandos.
A promessa é que ele consiga responder até mesmo perguntas de duplo sentido. A solução também tem como característica sobre o funcionamento, mantendo a coerência quando as interações são mais longas. Isto é, ela mantém o contexto e a linha do diálogo, garantindo mais fluidez na experiência dos usuários.
Com relação aos conteúdos de pesquisa, a Inteligência Artificial do Google se ampara na vasta base de conteúdos e informações que a empresa possui. E, exatamente por esse motivo, o sistema também tem como vantagem a facilidade de fornecer informações sempre atualizadas.
O princípio básico de funcionamento da Inteligência Artificial do Google é a captação dos padrões a partir de uma base real de dados e da linguagem LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), visando trazer soluções mais práticas e automatizadas dentro das finalidades de cada recurso.
Os processos de aprendizado de máquina vão entregar determinadas soluções para o Gmail, buscas na internet, gerenciamento de imagens, Google Docs e assim por diante.
O chatbot inteligente do Google será inicialmente disponibilizado aos usuários nas aplicações Gmail e Google Docs, sendo gradativamente integrado às demais ferramentas do Workspace.
O que podemos adiantar sobre o uso desse sistema é que as funcionalidades serão acionadas por comandos específicos ou botões que serão ativados dentro de cada aplicação. Como o “Ajude-me a escrever“ ou o “Refinar a minha mensagem“ dentro do Gmail.
Confira, a seguir, quais são as funcionalidades de Inteligência Artificial que passarão a fazer parte do Docs e Gmail.
Rascunhar, resumir, responder e priorizar e-mails. A ideia por trás da Inteligência Artificial do Google no Gmail é agregar recursos que contribuam para uma escrita e análise de e-mails mais eficiente.
Após a integração do Bard, por exemplo, haverá um botão denominado “ Ajude-me a escrever”, que transforma o trabalho do usuário em indicar os comandos sobre o que ele deseja na sua mensagem. A Inteligência Artificial se encarregará do conteúdo do seu e-mail.
A promessa é que o Gmail também contará com um chatbot para revisar e otimizar a escrita das mensagens. A opção poderá ser utilizada por meio do botão “Refinar minha mensagem“, que surgirá sempre que algum texto for escrito no corpo do e-mail.
Caso o usuário não esteja satisfeito, também seria possível cancelar o que foi escrito ou pedir para o sistema criar uma nova versão.
Lembrando que o Gmail já possui alguns recursos de Inteligência Artificial integrados ao seu funcionamento. Quando o usuário escreve alguma mensagem, a ferramenta sugere expressões que complementam as frases, Algo semelhante ao corretor ortográfico dos dispositivos móveis.
Fazer brainstorm, revisar, escrever e reescrever documentos. Para o Docs, a ideia é que possamos usufruir de funcionalidades semelhantes ao Chat GPT.
Por exemplo, o usuário digita o tópico desejado, isto é, sobre o que ele pretende escrever, e então a Inteligência Artificial do Google gera um texto adicional que pode ser usado como referência para o seu próprio conteúdo.
O sistema ainda é capaz de se adaptar aos diferentes tons de voz que o usuário necessita. Para escrever documentos mais formais, o Bard adota uma linguagem profissional. Já para os textos informais usa-se um tom mais descontraído.
Agora, já imaginou se as suas anotações no Docs se transformassem em arquivos elaborados, em poucos cliques? Pois bem, essa é mais uma função agregada pela Inteligência Artificial do Google.
A seguir, confira os principais benefícios da Inteligência Artificial do Google para os seus usuários.
A praticidade na execução de tarefas é um dos principais benefícios que a Inteligência Artificial do Google proporciona, especialmente para quem utiliza os recursos do Workspace na rotina de trabalho.
O processamento mais veloz e eficiente de e-mails, documentos e outros serviços da plataforma permite que os profissionais direcionem mais tempo e esforços para a suas atribuições técnicas. Assim eles conseguem ser mais produtivos.
O sistema de AI do Google tem como uma de suas principais características a capacidade de fornecer respostas coerentes e precisas. Isso porque, sua combinação de alto volume de dados com os algoritmos resultam em uma leitura e interpretação de informações com um alto nível de precisão.
O uso da tecnologia melhora significativamente a redução de falhas. Primeiro porque o ser humano está mais suscetível a falhas do que o software e ferramentas automatizadas.
Além disso, a Inteligência Artificial faz uma análise de todo o contexto para gerar respostas mais alinhadas às necessidades da empresa e dos usuários.
Por analisar grandes quantidades de dados em um curto intervalo de tempo, a Inteligência Artificial também repercute de maneira positiva nas tomadas de decisão do negócio.
Identificar padrões, avaliar indicadores de desempenho, gerar relatórios de performance são algumas das habilidades que esse tipo de tecnologia reúne, e que interferem diretamente na leitura que o gestor tem sobre o andamento da empresa.
A Inteligência Artificial do Google funcionará como um forte aliado para obter insights, enxergar pontos fracos e possíveis melhorias na empresa. Garantindo, portanto, decisões mais seguras e precisas.
A privacidade e segurança de dados é um dos pilares do conjunto de ferramentas Google Workspace, e nada disso será modificado com a integração da Inteligência Artificial.
Ao contrário, a AI do Google está presente para assegurar melhorias na proteção do seu sistema, como na detecção de fraude, prevenção de incidentes cibernéticos e aumentar a vigilância da nuvem de um modo geral.
A tecnologia também pode ser utilizada para manter os seus usuários atualizados sobre as discussões acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ao adotar o Google Workspace, a empresa passa a ter o apoio de algumas das melhores ferramentas digitais para o fluxo de trabalho. Além da alta disponibilidade dos documentos e da desburocratização de tarefas.
Tudo pode ser acompanhado e discutido em tempo real. Inclusive os colaboradores podem aproveitar as vantagens do móbile para se manterem atualizados ou até mesmo continuarem produzindo de onde estiverem.
A automatização de processos proporcionada pelo Workspace traz mais comodidade para o dia-a-dia da empresa. Há um bom tempo a plataforma é referência para quem busca um fluxo de trabalho muito mais organizado e produtivo.
Com a integração das novas funcionalidades da Inteligência Artificial do Google ela pode gerar ainda mais vantagens competitivas
Ficou claro a relevância e a dinâmica de funcionamento da Inteligência Artificial do Google? São esses detalhes relativamente pequenos que farão toda diferença no aprimoramento da rotina de atividades, refletindo a competitividade e sucesso da empresa.
Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é o Bard (Inteligência Artificial do Google) e a sua relevância para a performance organizacional, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais Facebook | Linkedin | YouTube | Instagram e ficar por dentro das principais novidades do mercado de TI.