- 5 minutos
- ago 8, 2024
Atualmente, a tecnologia se tornou tão presente nas empresas que possibilita a coleta de dados em quase todos os pontos da jornada de compra dos clientes. Todas essas informações podem ajudar os negócios a se tornarem mais eficazes, produtivos e rentáveis. Isso é possível graças ao Data Analytics. Mas, afinal, o que o termo significa?
De forma simplificada, Data Analytics pode ser definido como uma técnica de análise de dados que permite às empresas identificar métricas, tendências, padrões, desvios, etc.
Todas essas informações podem ser utilizadas de forma estratégia para otimizar processos, melhorar a satisfação dos clientes, desenvolver novos produtos e serviços e muito mais.
Por exemplo, as empresas podem registrar o tempo de execução, o tempo de inatividade e o fluxo de trabalho de seus produtos e, em seguida, otimizar as tarefas para operar com mais eficiência.
Quer conhecer outras possibilidades de utilização do Data Analytics no seu negócio? Então, continue a leitura!
Não é novidade que quanto mais informações de qualidade você tive, no momento de tomada de decisão estratégica, maiores as chances de escolher as opções mais assertivas para o seu negócio.
No entanto, com o volume de dados que as empresas possuem à disposição, hoje, é humanamente impossível efetuar todas as análises necessárias de forma manual.
Por isso, é essencial contar com uma ferramenta de Data Analytics, que ofereça uma visão mais detalhada de processos, métricas e tendências.
Utilizando as ferramentas de Data Analytics, você pode compilar e analisar dados específicos de uma operação, produto, ação, etc. Dessa forma, você consegue medir a eficiência, identificar desafios e oportunidades, o que leva a decisões muito mais fundamentadas e assertivas.
A análise de segurança e fraude visa proteger todos os ativos físicos, financeiros e intelectuais do uso indevido de ameaças internas e externas.
Recursos eficientes de Data Analytics ajudam a fornecer níveis ótimos de prevenção de fraudes e segurança organizacional geral.
Por exemplo, a análise de um grande volume de dados pode ajudar sua empresa a identificar padrões de funcionamento. Assim, é possível rastrear os dados para identificar desvios não esperados e, dessa forma, detectar rapidamente atividades potencialmente fraudulentas, além de identificar criminosos.
O uso de metodologias estatísticas, de rede, caminho e Big Data para modelos preditivos de propensão às fraudes ajuda a garantir respostas oportunas desencadeadas por processos de detecção de ameaças, em tempo real, usando de alertas e mitigação automatizados.
O gerenciamento de dados, juntamente com o relatório eficiente e transparente de incidentes de fraude, resultará em melhores processos de gerenciamento de riscos.
A VISA, por exemplo, utilizando Data Analytics em conjunto com ferramentas de Machine Learning, estima ter evitado uma perda de U$ 2 bilhões em pagamentos fraudulentos.
A entrega de produtos e serviços é a atividade vital de qualquer organização. Por isso, para que uma empresa se mantenha relevante, é fundamental reconhecer tendências que orientam o roteiro estratégico de inovação, novos recursos e serviços.
As ferramentas de Data Analytics podem ajudar as empresas a compilar os feedbacks recebidos de clientes em diferentes canais, identificar tendências de mercado, avaliar o comportamento de outras empresas do mesmo setor e muito mais.
Isso ajuda a sua empresa a se manter competitiva quando as mudanças de demanda ou nova tecnologia é desenvolvida, bem como facilita a antecipação do que o mercado exige para fornecer o produto e serviços, antes deles serem efetivamente solicitados.
Atualmente, as empresas precisam ser extremamente responsivas para lidar com a volatilidade criada pelos consumidores. Ser capaz de reagir em tempo real e fazer com que o cliente se sinta valorizado. No entanto, isso só é possível por meio de análises avançadas.
O Big Data oferece a oportunidade de as interações se basearem na personalidade do cliente, entendendo suas atitudes e considerando fatores como localização em tempo real para fornecer personalização em um ambiente omnichannel.
Além disso, a utilização de técnicas de Data Analytics permite projetar, controlar o processo e otimizar as operações de negócios. Assim, garantindo a eficácia para atender às expectativas dos clientes e alcançar a excelência operacional.
A utilização otimizada de análise de dados também propicia que melhorias contínuas sejam implementadas como resultado da visualização de ponta a ponta e da medição das principais métricas operacionais.
Você conheceu algumas das vantagens que o Data Analytics tem a oferecer para o seu negócio. Além dos casos citados, vale ressaltar que o uso dessa estratégia tem um grande potencial de redução de custos, ao otimizar processos e ajudar a identificar ociosidade e fluxos de trabalho mais eficazes.
Agora, o próximo passo é implementar uma estratégia eficaz de captação, tratamento, processamento e análise de dados.
Para isso, é fundamental escolher uma ferramenta que possa ajudar a sua empresa a extrair o melhor dos seus dados por um custo acessível, como o BigQuery.
Trata-se de um Data Warehouse totalmente gerenciado, sem servidor, desenvolvido pelo Google e que permite análises escaláveis conforme a sua necessidade.
Para saber mais sobre essa ferramenta e implementar uma estratégia de Data Analytics na sua empresa, entre em contato com a SantoDigital.
Somos uma das principais parceiras do Google na América Latina e temos o conhecimento necessário para ajudar a sua empresa a começar a se beneficiar de todas as vantagens da análise de dados!