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- nov 13, 2024
Muitas empresas já perceberam que os dados são ativos comerciais valiosos, com um potencial imenso para alavancar os negócios e construir uma vantagem competitiva. No entanto, para extrair todo o valor que eles possuem, é fundamental contar com uma estratégia de Data Analytics.
As empresas que adotam a tecnologia analítica transformam seus modelos de negócios e encontram novas oportunidades para clientes, produtos, fluxos de receita e serviços.
Desde o fornecimento de materiais e previsão de demanda até as atividades de contabilidade e recursos humanos, todos os aspectos do negócio podem ser analisados para oferecerem melhores resultados.
A seguir, você poderá entender melhor o que é Data Analytics e como ele pode melhorar a performance e os resultados da sua empresa. Confira!
Data Analytics refere-se à prática de analisar grandes volumes de dados (Big Data) para obter conclusões a partir deles. Para isso, são aplicados um conjunto de métodos estatísticos para entender certos fenômenos e antecipar tendências.
O objetivo é obter informações compreensíveis e acessíveis para todos. Em outras palavras, fazer os dados “falarem”.
No mundo dos negócios, os procedimentos de Data Analytics permitem, em uma visão macro, que os gestores tenham as informações certas, o mais rápido possível, para tomar decisões mais assertivas.
As tecnologias que surgiram e se desenvolveram na última década mudaram completamente o cenário do mundo dos negócios.
Hoje, as empresas precisam estar preparadas para responder a uma série de mudanças que acontecem a todo momento, em diversos níveis e contextos.
Diante dessa complexidade, é preciso implementar iniciativas de transformação digital para otimizar processos, melhorar produtos e serviços e adotar estratégias realmente eficazes de redução de custos, dentre outras coisas.
Ou seja, a transformação digital tornou-se vital para a continuidade de negócios. Isso porque, além dos benefícios citados anteriormente, esse processo faz com que as empresas aumentem consideravelmente o volume de dados digitais à disposição.
Dessa forma, torna-se interessante implementar estratégias de Data Analytics para obter uma série de vantagens, tais como:
Hoje, alcançar a lealdade dos clientes é um dos principais objetivos das empresas. De fato, os estudiosos de Marketing pregam que manter um cliente antigo custa até 7 vezes menos que conquistar um novo.
No contexto atual, os dados são ativos essenciais na implementação de estratégias assertivas de fidelização de cliente. É com base neles que é possível obter padrões de comportamento e identificar tendências.
Assim, é possível remodelar a oferta de produtos e serviços para que eles estejam em consonância com o que seu público-alvo deseja.
Com a ferramenta adequada de Data Analytics, uma empresa pode obter percepções de comportamento críticos necessários para reter a sua base de clientes.
Além disso, essa tecnologia permite que as empresas possam oferecer abordagens personalizadas em todos os pontos de interação com o cliente, acompanhando a mudança de comportamento ao longo dos anos.
Big data e Data Analytics podem apoiar nas principais decisões de negócios, incluindo o planejamento da expansão de unidades de negócios e o redesenho de produtos e serviços.
Ferramentas de Data Analytics podem analisar seus dados e recomendar ações de planejamento adequadas para traçar decisões adequadas.
Por exemplo, com base em dados históricos e atuais, sua empresa pode prever com maior confiabilidade o volume de vendas para os próximos meses.
Isso ajuda os gerentes a planejar o estoque, identificar possíveis necessidades de caixa ou mesmo identificar a necessidade de contratação de novos colaboradores.
Essa previsibilidade ajuda os gestores a adotar medidas para solucionar problemas antes mesmos que eles aconteçam. Ao mesmo tempo, permite que as empresas se capacitem para aproveitar oportunidades futuras.
O uso habilidoso do Data Analytics ajuda as empresas a entender melhor o perfil de seu público-alvo. Assim, é possível otimizar as campanhas de marketing e obter melhores resultados.
Com ações mais direcionadas e personalizadas, é possível reduzir o custo de aquisição de clientes e garantir um posicionamento de marca eficaz.
Além disso, a análise de dados também oferece suporte para que a empresa possa avaliar rapidamente os resultados de cada um de suas campanhas de marketing. Assim, é possível priorizar os canais e as ações que geram mais retorno e melhorá-las continuamente.
Com a estratégia e a tecnologia certas, cada interação com o cliente é uma oportunidade de aprender com a experiência e melhorar a capacidade de resposta.
Agora você já sabe um pouco mais sobre Data Analytics e quais vantagens sua empresa pode obter ao adotar uma estratégia de negócios baseada dados. O próximo passo, é escolher uma ferramenta que atenda às suas necessidades de negócio.
Na SantoDigital você encontra as pessoas e as ferramentas certas para integrar a análise de dados em sua estratégia de negócios e melhorar seus resultados financeiros.
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