Ir para o site
  • Inteligência Artificial

AI-driven: como tornar sua empresa orientada por Inteligência Artificial?

  • Por: SantoDigital
  • jun 12, 2024
  • 6 minutos
Homem tocando painel tecnológico enquanto mulher observa ao fundo, representando o conceito de AI-driven.

Empresas AI-driven são orientadas por inteligência artificial, o que significa que a tecnologia é utilizada para automatizar processos, desenvolver produtos e serviços, e conquistar competitividade

Mais do que afirmar que esse é o futuro do trabalho, fica claro que esse é um diferencial importante e ainda contribui para a inovação e o alcance de bons resultados.

Um grande exemplo é o atendimento virtual. Os softwares com essa finalidade são mais eficientes com a ajuda da IA e oferecem um contato humanizado. 

Além disso, permitem automatizar tarefas, garantir o compliance e até usar os chats de contexto, que analisam documentos e imagens.

Esses aspectos mostram por que é importante ter uma empresa AI driven. Então, que tal se aprofundar nesse assunto? Entenda como você pode fazer essa transformação no seu negócio.

O que é AI-driven?

AI-driven é a aplicação de inteligência artificial aos processos de negócio para torná-los mais inovadores e eficientes. Para isso, são usadas várias técnicas, como os algoritmos de IA e processamento de linguagem natural (PLN). 

Dessa forma, é possível melhorar as tomadas de decisão, reduzir custos e oferecer uma experiência de qualidade aos usuários. O ponto-chave dessa virada é entender que apenas adotar um software com IA é insuficiente. 

Para ser AI driven, é preciso fazer uma verdadeira mudança, que impacta até a cultura organizacional. O objetivo é fazer a sua estratégia de negócio e competitividade serem aperfeiçoadas com o uso da IA e dos dados. 

Em outras palavras, os dados são os ativos principais a fim da IA ser escalada para serviços, produtos e processos. É importante implementar uma cultura colaborativa, na qual os funcionários entendem a importância de usar a IA e sabem lidar com as experimentações.

Impacto da IA nos negócios

O impacto da IA nos negócios é a disrupção, principalmente. Segundo dados de pesquisas, as novas tecnologias modificarão 85 milhões de empregos e criarão 97 milhões de novos cargos.

Inclusive, 44% das habilidades dos trabalhadores passarão pelo mesmo processo. Outro destaque é que 4 a cada 5 executivos acreditam que a IA generativa vai mudar os cargos e as habilidades dos colaboradores. 

Para ter uma ideia, o extremo impacto entre os executivos é de 6%, enquanto nos níveis de entrada é de 18%. Por sua vez, os impactos moderados devem ser mais sentidos entre os experientes (48%) e gestão de primeiro nível (42%).

Entenda mais sobre a repercussão da GenAI no SantoBreakCast. Assista o conteúdo a seguir.

Como se tornar uma empresa AI-driven?

Identifique objetivos, metas e requisitos

O primeiro passo para se tornar uma empresa AI-driven é saber quais são os objetivos, metas e requisitos do seu negócio. Isso porque é comum que a companhia atue em um cenário onde os dados, os processos e as equipes trabalham em silos, isto é, de modo separado.

Para passar a ser direcionado pela AI, é preciso mudar esse contexto. Se os dados são produzidos apenas para dar suporte a um processo existente e específico, está na hora de redesenhar os workflows para as informações terem um papel mais relevante.

Vale a pena destacar que essa situação é vivida até por empresas data-driven. Dessa forma, é necessário fazer essa análise e reconhecer os benefícios e as limitações da AI.

Ao mesmo tempo, analise o que faz mais sentido para o seu negócio. Em alguns casos, é mais interessante iniciar de forma gradual, com o Robotic Process Automation (RPA) e o assistente virtual inteligente

Assim, os bots podem ser programados para executarem várias atividades operacionais e facilitarem a rotina corporativa. Nesse sentido, é recomendado conversar com as equipes para alinhar os objetivos do seu negócio e a tecnologia eficientemente.

Verifique em quais áreas ou tarefas a IA pode ser implementada

Em seguida, entenda onde a inteligência artificial terá um impacto maior e agregará mais valor na sua empresa. Afinal, para ser AI driven, você deve considerar como a tecnologia poderá ajudar a atingir os objetivos estratégicos definidos para cada setor do negócio.

Por exemplo, se o objetivo é a inovação nos processos, a IA pode ajudar com a geração e refinamento de ideias, resolução de problemas e identificação de tendências de mercado.

Tenha uma infraestrutura de TI flexível e escalável

Para ser AI-driven, você precisa modificar a infraestrutura de TI, já que o modelo tradicional é programado e fixo, o que torna o negócio mais frágil. Esse cenário é percebido em empresas que passaram pelo processo de automação, mas usando os modelos clássicos de tecnologia.

Desse modo, é fundamental que a infraestrutura de TI seja flexível e escalável. Na prática, isso significa implementar o cloud computing para os workloads, a fim de que seja possível fazer adaptações conforme as demandas emergentes.

Além disso, é imperativo ter recursos de computação de CPU e GPU suficientes, e uma rede eficiente. Ela pode ser atualizada para funcionar no modelo Infrastructure as a Software (IaaS). 

Elabore uma estratégia de gestão de dados

A IA depende dos dados para funcionar de forma adequada. Por isso, uma estratégia de gestão específica para eles se torna fundamental. Identifique quais são necessários, suas fontes e como eles serão armazenados e administrados.

Logo, defina uma política de controle de acesso alinhada aos regulamentos de privacidade dos dados. A partir dessas configurações, verifique o melhor método para análise de dados e geração de valor.

Vale a pena destacar que um ecossistema de dados bem estruturado é fundamental para armazenamento, gestão e processamento. Por isso, opte pela segurança e o alinhamento com as demandas operacionais.

Incentive uma cultura orientada por algoritmos de IA

A cultura organizacional precisa ser modificada e também se tornar AI driven. Aqui, os algoritmos devem direcionar as ações, o que exige uma mudança de postura e até de mindset da equipe.

Todos devem ser capazes de entender a relevância da tecnologia e das alterações que precisam ser feitas. Também, os erros devem ser encarados como aprendizados e não se deve ter medo de inovar e experimentar, mesmo diante de um cenário de incertezas.

Nesse contexto, as atividades mais importantes devem ser pesquisa e desenvolvimento, e tarefas técnicas. Por isso, a empresa deve oferecer o treinamento, a infraestrutura e o suporte necessário para que todos executem suas funções.

Ainda assim, as pessoas continuam a ser o centro das decisões. Elas usam os algoritmos de IA e definem o melhor caminho perante os dados fornecidos. Ou seja, por mais que a automação seja útil e impacte os trabalhos, os colaboradores continuam a ser valorizados.

Forme um time de especialistas em IA

Para a empresa ser AI-driven e a inteligência artificial generativa se tornar uma força transformadora, é preciso contar com uma equipe qualificada. Os especialistas devem entender todo o ciclo de vida da tecnologia, desde seu conceito até o desenvolvimento.

Eles ainda precisam estar atualizados quanto ao alinhamento das atividades de data science e as estratégias de negócio. Dessa forma, assegura-se que todas as ações serão executadas com foco nos objetivos organizacionais.

Aqui, é válido saber que a equipe pode ser interna ou uma parceria. A segunda alternativa tende a ser menos custosa. Qualquer que seja o caso, é importante ter cientistas de dados, engenheiros de machine learning, engenheiros de dados etc.

Treine as equipes atuais

As equipes atuais tem de ser empoderadas do conhecimento em IA. Isso significa compreender a tecnologia e saber usar suas ferramentas para implementar uma gestão AI driven.

Traga soluções e ferramentas de IA para operação

Com o treinamento em dia, está na hora de implementar as soluções e ferramentas. Todas as etapas anteriores precisam estar bem estruturadas para que exista um propósito específico a cumprir. 

Inclusive, a integração deve iniciar com a adaptação dos processos para o sucesso da operação.

Analise a performance e faça melhorias

A partir da implementação, analise os resultados alcançados para ter certeza de que os processos ocorrem corretamente. Caso contrário, faça melhorias.

Para esse monitoramento, é fundamental adotar KPIs, isto é, indicadores relevantes para mensurar o alcance dos objetivos traçados. Essa também é uma maneira de confirmar que sua empresa transforma dados em insights para otimizar seus processos.

Conheça o SantoAI

O SantoAI é um assistente virtual corporativo que utiliza a IA para revolucionar o seu negócio. Ele ajuda sua empresa a implementar uma gestão AI-driven por oferecer várias soluções úteis no contexto corporativo.

O compliance é garantido, porque os dados não são usados para refino ou retreino. Apenas você os utiliza. Ainda é possível enviar informações sensíveis e arquivos confidenciais, e ter a segurança com um fluxo de criptografia de dados e armazenamento no Google Cloud Platform.

Você também pode gerar chats, com comunicação clara e coerente para interagir inclusive em discussões complexas. Já os chats de contexto permitem analisar documentos PDF e imagens de forma aprofundada para responder qualquer questionamento.

Saiba mais sobre todo o potencial da tecnologia de IA generativa com o SantoAI acessando o vídeo a seguir:

Então, quer atingir os seus objetivos estratégicos? Conheça o SantoAI e entenda quais são as possibilidades para você fazer seu negócio decolar.

Resumindo

O que é AI driven?

AI-driven é a aplicação de inteligência artificial aos processos de negócio para torná-los mais inovadores e eficientes. Para isso, são usadas várias técnicas, como os algoritmos de IA e processamento de linguagem natural (PLN). Dessa forma, é possível melhorar as tomadas de decisão, reduzir custos e oferecer uma experiência de qualidade aos usuários.

Qual é o principal objetivo da IA?

O principal objetivo da IA é automatizar tarefas e otimizar o processo de tomada de decisões informadas. Assim, são coletados dados relevantes que ajudam a empresa a direcionar suas ações para atingir os objetivos estratégicos.

crédito da imagem: Freepik

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.