Cultura colaborativa e produtividade: qual a relação e como incentivar no negócio

Home G Suite
Cultura colaborativa e produtividade: qual a relação e como incentivar no negócio
Mulher satisfeita por ter uma cultura colaborativa e produtiva em sua empresa

Cultura colaborativa e produtividade: qual a relação e como incentivar no negócio

Em um cenário de competitividade, torna-se imperativo que as empresas foquem o trabalho coordenado para atingir os objetivos estratégicos. Isso é feito de forma mais eficiente com a chamada cultura colaborativa, que está relacionada à gestão horizontal e o aumento da produtividade.

Por quê? A resposta passa pelo fomento ao compartilhamento de atividades, ideias e experiências. Tudo isso faz com que os colaboradores sejam envolvidos nas tomadas de decisão e permite entender como a inovação pode ser uma aliada à produtividade da sua empresa.

Afinal, quando há uma interação maior entre todos e o incentivo à flexibilidade, a hierarquia e a burocracia diminuem. Assim, todos os workflows são executados com mais eficiência.

Então, quer saber mais sobre a relação entre cultura de colaboração e produtividade, e como incentivar esse cenário no seu negócio? Leia este post e descubra a resposta.

O que é cultura colaborativa?

A cultura colaborativa é um conjunto de processos que facilitam os trabalhos rotineiros, guiando os colaboradores para o compartilhamento de ideias e conhecimentos. Portanto, é um alinhamento da gestão, que visa à valorização das sugestões dos profissionais, a fim de realizar melhorias e estruturar processos mais eficientes.

Apesar de estar mais relacionada a uma questão de comportamento, essa cultura é viabilizada com o auxílio da tecnologia — mais especificamente, das ferramentas de colaboração. Assim, é possível implementar um novo modelo de trabalho, mais voltado para a atuação conjunta. Da mesma forma, você consegue fazer um gerenciamento de equipe mais eficaz.

Qual a relação entre cultura colaborativa e produtividade?

A relação entre cultura colaborativa e produtividade é verificada na rotina de trabalho e na execução dos processos devido a uma equipe mais alinhada aos propósitos organizacionais. Assim, todos entendem o que devem fazer e o que se espera deles. Isso também gera motivação e engajamento, especialmente pela melhoria do clima e da comunicação na empresa.

Outro benefício verificado é a capacidade de tomar decisões melhores e mais adequadas às necessidades existentes. Isso porque a pluralidade de visões e opiniões traz um entendimento mais abrangente, o que gera mais melhorias para o processo.

Qual a importância de criar uma cultura colaborativa?

A importância de criar uma cultura colaborativa é melhorar os resultados da empresa a partir da colaboração ativa dos profissionais. Isso permite gerar mais valor e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços. Ainda faz com que os profissionais se sintam mais pertencentes à empresa, o que gera motivação e engajamento.

Benefícios de criar uma cultura colaborativa

  • Aumento do interesse da equipe;
  • Engajamento e motivação dos colaboradores;
  • Melhoria da produtividade;
  • Aumento da retenção de talentos;
  • Melhoria da rentabilidade;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Autonomia para os colaboradores;
  • Valorização da equipe;
  • Abertura para o desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • Proatividade;
  • Fomento à criatividade e à cultura de inovação;
  • Aumento da qualidade das entregas;
  • Valorização da marca;
  • Revisão e inovação dos processos.

Quais os passos para implementar e incentivar a cultura colaborativa na empresa?

Confira os passos para implementar e incentivar a cultura colaborativa na empresa.

Defina os valores organizacionais

Comece esse processo deixando claro quais são os valores da empresa. Eles são importantes para a identidade do negócio e para garantir que os colaboradores sigam a mesma direção.

Fortaleça os relacionamentos

É válido incentivar o bom relacionamento entre todos para que o trabalho em conjunto seja mais eficiente. Algumas ideias são fazer reuniões regulares, agendar atividades em um ambiente descontraído ou incentivar as conversas casuais. De toda forma, isso ajuda no engajamento.

Delegue tarefas

Na cultura de colaboração, a autonomia é relevante. Portanto, delegue tarefas e distribua atividades para incentivar o autogerenciamento. Apenas tenha o cuidado de deixar claro o que é permitido fazer por conta própria para evitar divergências.

Estabeleça uma comunicação transparente

A comunicação com o cliente e entre todos da empresa deve ser bem estabelecida e aberta. Por isso, é necessário ter canais disponíveis para que todos possam compartilhar suas opiniões e ouvir os outros. Isso ajuda a criar soluções inovadoras para os problemas.

Fomente uma mentalidade de liderança colaborativa

Os líderes devem ser o exemplo para os outros colaboradores. Por isso, é necessário estar em constante contato e incentivar a autonomia em todos os casos. Isso também depende de deixar os diferentes membros da equipe interagirem.

Forneça treinamentos

A cultura colaborativa deve ser implementada a partir de treinamentos. Afinal, é necessário fazer uma mudança gradual, que exige adaptação de todos os envolvidos. Nesse cenário, o treinamento é indispensável para o máximo conhecimento desse conceito e sua aplicação no dia a dia.

Implemente recompensas

Oferecer recompensas é uma maneira de manter e aumentar o engajamento dos colaboradores. Por isso, vale a pena implementá-las quando se alcança alguma meta ou se executa um projeto importante. Desse modo, o trabalho em equipe se fortalece e se torna recorrente.

Por que a comunicação integrada é fundamental para a colaboração e a produtividade?

A comunicação integrada é fundamental para a colaboração e a produtividade, porque ela permite que todos tenham acesso às informações e gerem valor para o negócio. Assim, os processos são executados de maneira eficiente e é possível implementar a gestão da inovação. Para isso, é necessário contar com a solução certa: o Google Workspace.

Aqui, é preciso ter em mente que a falta de inovação pode levar à falência do negócio. Com o Google Workspace, a equipe tem todos os recursos necessários para se conectar, criar e colaborar. Dessa forma, é possível realizar as atividades com eficiência e eficácia.

Muito desse resultado é obtido pela quantidade de ferramentas ofertadas, pela facilidade de acesso e pelos planos adaptados à realidade da sua empresa. Para ter uma ideia, sua empresa terá Agenda, Meet, Drive, Gmail, Chat, Planilhas, Formulários, Apresentações etc.

Assim, será possível trabalhar em um mesmo projeto, compartilhar informações e conhecimentos, e evitar que as ações de um colaborador interfiram nas de outro. Além disso, todo o armazenamento é realizado em servidores externos da Google, dentro do conceito de computação em nuvem. Isso garante a segurança da informação para sua empresa devido às camadas extras de proteção.

Portanto, o Google Workspace é a ferramenta ideal para o incentivo ao trabalho colaborativo e produtivo. Afinal, esse é um hub completo, com tudo o que sua empresa precisa para executar todos os processos e workflows.

Como incentivar a cultura colaborativa e produtividade no seu negócio?

Para incentivar a cultura colaborativa e produtividade no seu negócio, deve investir na solução certa, o Google Workspace. Além disso, precisa implementá-lo da forma mais adequada às necessidades da sua empresa. Isso exige um parceiro estratégico de qualidade, como a SantoDigital, que tem mais de 10 anos de experiência.

Com a migração de mais de 500 mil licenças de Google Workspace, a SantoDigital é Google Cloud Partner e se destaca pela qualidade dos serviços prestados. Mais do que a implantação da ferramenta, a empresa oferece treinamentos de uso para alavancar ainda mais o seu negócio.

Assim, você consegue estabelecer uma cultura colaborativa que leva à produtividade, eficiência e alcance dos objetivos estratégicos. Por todos esses motivos, vale a pena fazer a migração de licenças na sua empresa, a fim de obter as vantagens citadas ao longo deste post.

Então, que tal saber mais sobre o Google Workspace? Compare as versões e veja por que vale a pena implementar com a SantoDigital.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: