Ir para o site
  • Cloud Computing

Managed services: o que é e quais aplicações?

  • Por: SantoDigital
  • dez 4, 2019
  • 5 minutos

No atual mundo dos negócios, muitas empresas organizam suas atividades em torno de um princípio simples: tudo o que pode ser feito melhor e/ou mais barato por uma empresa externa é terceirizado.

Curiosamente, essa lógica geralmente não se aplica quando se trata de gerenciamento de serviços de TI. Mas, com a ampla adoção da computação em nuvem, os chamados managed services, ou serviços gerenciados, facilitaram a vida de muitas empresas, independentemente do tamanho da estrutura.

É por isso que o assunto vem recebendo tanto destaque nos últimos anos. Para ficar por dentro de todas as novidades, continue a leitura deste artigo!

O que é Managed Services Provider (MSP)?

O Managed Services Provider (MSP) é o processo por meio do qual uma empresa terceirizada assume a responsabilidade de gerenciar inúmeras tarefas operacionais críticas para o sucesso de uma empresa.

Originalmente, o termo MSP era aplicado a serviços centrados em infraestrutura ou dispositivo. Mas hoje ele engloba um conjunto de funcionalidades e atuação muito mais amplo, podendo incluir qualquer tipo de gerenciamento, manutenção e suporte.

As áreas de negócios que são geralmente direcionadas para essa estratégia incluem tecnologia da informação, folha de pagamento, recursos humanos, gerenciamento e conformidade de contratos, etc.

No campo da tecnologia da informação, um MSP é uma empresa de serviços de TI que gerencia remotamente os sistemas de seus clientes, de forma proativa por um custo fixo.

De fato, o MSP é o braço direito do departamento de TI local. É por isso que as empresas que procuram um parceiro de qualidade precisam estar cientes da importância de um bom relacionamento entre suas próprias equipes e seus fornecedores.

Mais do que reduzir os custos operacionais, os Managed Services Provider também permitem que as corporações implementem novas soluções para garantir melhor desempenho do sistema.

Geralmente, o MSP cuida do trabalho, muitas vezes, demorado, complexo e repetitivo. Além disso, a ferramenta proporciona maior escalabilidade, flexibilidade e confiabilidade.

Ao contratar um Managed Services Provider, você não renuncia ao controle e à responsabilidade gerencial pelas operações terceirizadas. A empresa contratante também escolhe exatamente quais serviços deseja gerenciar e quais continuará trabalhando internamente.

Mas, atenção! Para poder se beneficiar dessas inúmeras vantagens, a escolha do parceiro certo é mais do que essencial.

Quais as vantagens de contratar um MSP?

Primeiro, um MSP pode gerar economia de custos. A maioria dos provedores cobra uma mensalidade fixa, que fornece aos proprietários de empresas um custo previsível, facilitando o planejamento do fluxo de caixa.

A terceirização de serviços gerenciados também permite que os empresários reduzam o custo do pessoal dedicado que trabalha internamente, bem como de softwares, equipamentos e outros recursos necessários para lidar com o monitoramento e gerenciamento de processos.

Em segundo lugar, um Managed Services Provider de qualidade possui equipes capacitadas e com experiência e conhecimento dos serviços prestados, o que permitirá maior precisão e assertividade na hora de resolver incidentes.

Além disso, os melhores MSPs estão cientes e em compliance com os regulamentos governamentais, como a LGPD, e ajudam seus clientes a adotarem as melhores práticas de segurança.

Terceiro, o MSP possui as melhores ferramentas, tecnologia e recursos necessários para melhorar a eficiência, simplificando processos e procedimentos. Isso também permitirá maior visibilidade e mais insights, o que, por sua vez, levará à tomada de decisões assertivas, com base em informações e análises em tempo real.

Como escolher o MSP certo?

O intuito de um procedimento MSP é avaliar o grau de excelência de serviço alcançado por uma empresa. Contudo, a escolha do MSP certo tem total influência nos seus resultados.

Confira a seguir algumas maneiras de escolher a melhor empresa para atender às suas necessidades:

Comunicação regular

De acordo com o padrão ITIL, o Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) deve ser capaz de apresentar a seu cliente um sistema estruturado de indicadores e rastreamento. Uma metodologia de monitoramento consistente é uma das chaves para um serviço de TI de qualidade.

A ideia é que o cliente possa verificar, a qualquer momento, o bom andamento das atividades configuradas e, ao mesmo tempo, garantir que os managed services tragam à empresa os resultados esperados.

Flexibilidade

Um bom fornecedor organiza seus serviços e fixa seus preços de maneira flexível. Por exemplo, quando uma empresa enfrenta flutuações significativas em suas atividades comerciais, que podem ser sazonais, seu Managed Services Provider deve ser capaz de se adaptar a essas mudanças e transformar seus negócios para garantir negócios contínuos.

Conformidade com os padrões ITIL

Reconhecida no setor, esta certificação é uma das características que um bom provedor de serviços de TI deve ter. O padrão ITIL demonstra que o provedor oferece a seus clientes o mais alto nível de serviço possível.

De maneira mais geral, o padrão ITIL lista as melhores práticas para identificar, planejar, fornecer e dar suporte a serviços de TI.

Disponibilidade

É essencial que o fornecedor coloque à disposição da empresa uma equipe completa de consultores, disponíveis a qualquer momento e facilmente acessíveis. Isso será fundamental para que a sua empresa obtenha sucesso desde a implementação da estratégia até a gestão de eventuais crises.

Como a SantoDigital se tornou especialista em MSP?

Processos mais eficientes, governança e qualidade na prestação do serviço são temas que merecem destaque em qualquer tipo de empresa. E, como avaliamos ao longo deste conteúdo, o Managed Services Provider (MSP) é uma peça-chave para alcançar esse objetivo.

A SantoDigital é a primeira parceira Google Cloud a conquistar a especialização MSP na América Latina.

Para tanto, o desafio foi passar por um rigoroso processo de auditoria, onde ficou comprovado o seu nível de experiência e comprometimento para transformar a realidade dos seus clientes com o MSP.

A certificação de Provedor de Serviços Gerenciados (MSP), comprova o alto nível de conhecimento e experiência da empresa ao fornecer serviços como infraestrutura, gerenciamento contínuo de rede, manutenção e suporte, entre outras aplicações.

Em outras palavras, é um reconhecimento de peso que reflete a qualidade de toda a equipe SantoDigital e reforça que a empresa está no caminho certo no que diz respeito à inovação e tecnologias em nuvem.

Quais os benefícios de contar uma empresa especializada em MSP?

A vantagem principal de contar com uma empresa especializada em MSP é a infraestrutura robusta e as soluções líderes do mercado que são agregadas aos processos dos clientes. A partir daí, muitos outros benefícios são gerados, como:

  • segurança e estabilidade das operações;
  • suporte de uma equipe extremamente qualificada;
  • monitoramento do ambiente do cliente 24/7 (vinte e quatro horas, sete dias por semana);
  • flexibilidade na contratação de recursos.

Com essa especialização, a SantoDigital ainda é capaz de fornecer aos seus clientes serviços agregados diversos, com um SLA/SLO de qualidade internacional. 

Resumindo, ao contratar os serviços da SantoDigital, as empresas ganham o apoio de alto padrão e um atendimento de excelência para sua jornada de transformação digital.

Migrar ou aprimorar os processos de uma empresa para o ambiente cloud computing é, via de regra, uma tarefa um tanto complexa. 

Por isso, além de atuar com as melhores tecnologias do mercado, a SantoDigital se preocupa em manter um nível elevado de proatividade, assegurando melhorias contínuas.

Enfim, todas essas vantagens competitivas você pode encontrar na SantoDigital, um MSP especializado em implementação de soluções em nuvem, monitoramento e gerenciamento de serviços de TI.

Na corrida pela transformação digital, a busca por tecnologias e infraestrutura eficiente fazem toda a diferença nos resultados obtidos pela empresa. É o que acontece com quem adota o Managed Services Provider, garantindo que recursos e processos certos sejam alocados da melhor maneira possível.

Agora você já sabe um pouco mais sobre managed services. Aproveite e entre em contato conosco para conhecer todas as soluções de serviços gerenciados oferecidas.

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.