- 4 minutos
- nov 13, 2024
Se você se atentar ao mundo da tecnologia, especialmente a partir da década de 2010, já deve ter ouvido falar em Big Data e cultura de dados. Nas últimas duas décadas, vivenciamos uma intensa transformação digital, que ainda toma conta do dia a dia das empresas e das pessoas.
Com a consolidação e popularização do uso da internet, centenas e milhares de dados foram gerados. Entre tantas informações, é possível saber detalhes sobre os interesses dos clientes, seus dados demográficos, tendências de mercado e muito mais. É por isso que o Big Data é tão importante.
Mapear essas informações ajuda as organizações a entender melhor seus clientes e o mercado, de modo a usá-las na identificação de novas oportunidades.
Isso leva a decisões de negócios inteligentes, operações eficientes, maiores lucros e clientes mais felizes. Aprofunde, a seguir, o conhecimento sobre essa tecnologia e saiba o que ela pode fazer pelo seu negócio!
O Big Data se refere ao denso volume de dados, variados e amplos, sobre um determinado assunto, pessoa ou companhia, que estão disponíveis na internet, em bancos de dados e alguns meios off-line.
Esses dados podem ser estruturados, ou não, e ter diferentes formatos, como:
A fonte dos dados também é variada. Informações vêm de ambientes internos ou externos, como:
Quase todo tipo de operação ou iniciativa é capaz de gerar dados.
Por se tratar de um volume alto e da velocidade em que esses dados são gerados, sua captura e análise se dá por meio de ferramentas especializadas.
Sistemas qualificados usam técnicas matemáticas para processar esses dados e simplificar a análise. Profissionais que sabem operar esses sistemas conseguem, com auxílio da tecnologia, identificar padrões e tendências de forma precisa.
O Big Data oferece um grande potencial e vantagens aos negócios. Quando uma estratégia de dados inteligente é aplicada, ferramentas permitem que empresas visualizem detalhes de suas operações, por meio da captura, processamento e investigação de dados.
Com esse processo, é possível:
Como resultado, a ideia é usar esse conhecimento embasado para o planejamento estratégico e as ações do negócio.
Em suma, com o uso correto dos dados pode-se trabalhar para:
A análise do Big Data entrega informações ricas e relevantes, que podem ser usadas em diversas áreas do negócio, o que colabora para ampliar os resultados e melhorar a performance.
Esse conhecimento aplicado se reverte em uma série de vantagens. Vamos conhecer algumas delas a seguir.
Tecnologias de Big Data e análises na nuvem trazem vantagens de custo significativas quando falamos em armazenar e processar grandes quantidades de informação. Além disso, elas são uma oportunidade para identificar formas mais eficientes de se fazer negócio.
A redução de custo é, provavelmente, o fator mais significativo que conduz as organizações em sua adoção. Big Data te ajudará a reduzir seus gastos de entrada em vendas — por criar projeções claras do futuro, com base em dados de anos anteriores — e dará os instrumentos para prever e planejar o futuro.
Soluções em Big Data auxiliam empresas a oferecerem melhores serviços ao consumidor. Integrando os dados do seu CRM a ferramentas, como o BigQuery, você pode compreender melhor as preferências e padrões comportamentais do público-alvo.
Portanto, soluções de Big Data aumentam a eficiência da sua empresa no atendimento ao cliente.
Analisar um negócio pode ser uma tarefa tediosa, mas com ajuda de ferramentas de Big Data, dá para fazer isso de uma maneira melhor. Se você deseja levar sua empresa ao próximo nível, é o Big Data que orientará a tomada de decisões e simplificará a análise de riscos de modo a aumentar as chances de sucesso.
Além disso, considerar fatores sociais e econômicos — e se manter atualizado com as últimas tendências da indústria — será um processo menos trabalhoso com Big Data.
Quando você está planejando começar uma estratégia de marketing para impulsionar suas vendas, é necessário certificar-se de que tem em mãos uma abundância de dados capazes de orientar a criação da campanha perfeita.
O Big Data é necessário porque você consegue fazer mais com esses dados, analisando-os com precisão. Isso permite que seu negócio possa se concentrar em mercados segmentados.
Esse recurso é excelente de modo a ajudar na definição do mercado ideal para seus produtos, analisando o histórico de vendas, tendências e outras tantas informações que seriam impossíveis de se comparar manualmente.
O Big Data é um conceito interessante e vantajoso para os negócios. Em um mercado tão competitivo, é essencial investir em insights que ajudem a empresa a ganhar vantagem diante dos concorrentes e ter reforço de marca.
Além disso, é simples começar a utilizá-lo em sua empresa. Atualmente, o Google oferece uma solução integrada de ponta a ponta que permite capturar, processar, armazenar e analisar dados em uma só plataforma na nuvem, a Google Cloud Platform.
O Google é a empresa líder em tecnologia no mundo e conhecida por sua excelência em serviços na nuvem. Seu produto Google Cloud Platform é uma solução completa, inovadora e flexível. Isso quer dizer que ela pode se adaptar às demandas de diferentes negócios, além de transmitir segurança e praticidade.
Nela, é possível colocar em prática várias ações de tecnologia de forma simples e acessível, como:
Para isso, a plataforma conta com ferramentas especiais que ajudam profissionais a realizar atividades e desenvolver projetos envolvendo gestão de dados com maior segurança e solidez. Vamos conhecer alguns deles a seguir. Acompanhe!
O BigQuery é uma solução desenvolvida pelo Google capaz de integrar a análise de uma vasta quantidade de dados de maneira facilitada.
Graças a essa ferramenta, você pode se concentrar em encontrar insights e combinar serviços em nuvem com ferramentas de código aberto. Trata-se de um armazém de dados de baixo custo do Google, que não exige servidor ou infraestrutura gerenciada.
Com sua ajuda, gestores têm mais flexibilidade na hora de levantar informações e analisar resultados de modo produtivo e consolidado. Outras ferramentas tendem a ter custo elevado e tornar o processo demorado e complexo. Com essa inovação, podem-se gerar insights que trarão vantagem competitiva ao negócio.
Além disso, dados proporcionam conhecimento que permitem que gestores e profissionais desenvolvam projetos, campanhas, produtos e serviços alinhados às expectativas, os desejos e as dores dos seus consumidores. Desse modo, existem maiores chances de elevar vendas e a satisfação do cliente.
Automações, como o BigQuery, são recursos valiosos para eliminar atividades manuais, repetitivas e burocráticas do negócio. Com a tecnologia, é possível reduzir o índice de erros, gargalos e desperdícios. No mais, o dia a dia das equipes ganha produtividade, visto que os profissionais têm mais tempo para se concentrar em tarefas estratégicas.
O BigQuery possibilita a consulta de altos volumes de dados. Terabytes e petabytes são examinados em poucos minutos, entregando análises de informações sobre o negócio em tempo real.
Essa disponibilidade de informações mantém gestores a par dos seus negócios o tempo todo, tendo uma visão global e precisa dos processos e atividades.
Consequentemente, isso dá segurança e precisão para reagir a tempo diante das mudanças do mercado, acompanhar e controlar custos e monitorar informações críticas a todo o momento de modo a tomar decisões com confiabilidade e exatidão.
O Google Cloud Storage é um serviço de armazenamento para volumes expressivos de dados, que oferece várias alternativas de bancos de dados, como o Cloud SQL e o Cloud Datastore para NoSQL.
Aqui, os dados são salvos em espaços chamados buckets. Cada um deles é ligado a um projeto, e pode ser agrupado da forma que for relevante para a organização.
Além disso, é possível conceder permissão de acesso aos projetos a usuários específicos, e determinar o tempo, se for o caso.
Desse jeito, o Google Cloud Storage não somente facilita o armazenamento na nuvem, como reforça a segurança das informações.
O Google Cloud Dataflow, por sua vez, oferece os recursos que liberam você de tarefas operacionais, como o planejamento de capacidades e a otimização de desempenho.
Ainda, o Dataproc, Datalab, Data Studio e Dataprep têm todos os recursos de que você precisa para explorar, limpar, visualizar e preparar dados para análise. Essa ferramenta permite:
Desde a ingestão, a preparação, armazenamento e análise de dados, o Google Cloud Platform oferece amplo conjunto de serviços para sua empresa explorar todos os benefícios do Big Data. Sem ela ter, em momento algum, a necessidade de implantar e operar clusters.
Se você está pensando em dar esse passo em direção à transformação digital, conte com a SantoDigital nessa empreitada para revolucionar a análise de dados da sua empresa.
Somos parceiros certificados da Google, eleitos três vezes Google Cloud Partner of the Year, o que atesta a qualidade de nossos serviços e profissionalismo.
Com mais de 10 anos de experiência, temos um time de especialistas focados em consultoria e serviços avançados de TI. Somos especializados em migração para a nuvem e implementação de Google Cloud Platform, suprindo as necessidades do Big Data e acelerando o processo de transformação digital nas empresas.
O Big Data tem uma importância estratégica nas empresas, sendo essencial para a elaboração de táticas de sucesso. Não deixe de considerar essa tecnologia de modo a ter um negócio inteligente, produtivo e competitivo.
Se você gostou do conteúdo e de conhecer mais sobre o tema, garanta essa inovação no seu negócio. Clique aqui para agendar uma apresentação e conhecer os serviços de Big Data e Data Analytics da SantoDigital!