- 6 minutos
- jun 8, 2023
Devido à pandemia de COVID-19, empresas ao redor do globo precisaram encontrar uma forma de manter a produtividade sem colocar em risco a saúde dos seus colaboradores. Nesse cenário, a solução foi adotar o trabalho remoto em colaboração com ferramentas de videochamadas, como Zoom ou Google Meet.
Essas plataformas se tornaram grandes aliadas na manutenção dos negócios, otimizando inúmeros processos internos, melhorando a dinâmica de reuniões, entre outros benefícios. Mas, para continuar colhendo as vantagens dessas ferramentas, você precisa saber como escolher a ideal para as necessidades da sua empresa. Veja como fazer isso a seguir!
O Zoom é uma ferramenta de videoconferência que possibilita aos seus usuários conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho. Ele está disponível para celulares Android e iOS, bem como para computadores Windows, Linux e Mac OS X.
Com o Zoom, os usuários conseguem compartilhar suas telas e gravar as videochamadas; um recurso bastante útil para reuniões corporativas. Assim, as equipes podem salvar o que foi discutido em determinada reunião e retomar a conversa em outra ocasião, por exemplo.
Além de poder criar reuniões com um grande número de participantes, a ferramenta também possibilita a videochamada de um para um, como acontece em outras plataformas, por exemplo, o Skype. Seu grande destaque são as chamadas em HD, a transcrição de áudio e o recurso de alterar o plano de fundo da sala de vídeo.
O Google Meet, é a ferramenta de videoconferência do Google Workspace. Para começar uma reunião, é necessário que o usuário tenha uma conta Gmail. Mas, se você for um convidado, consegue acessar a sala de videoconferência sem precisar de uma conta ativa.
Da mesma forma que o Zoom, o Meet possibilita a chamada de vídeo em grupo ou de um para um, além de contar com o recurso de geração de legendas em tempo real. Assim, tudo o que é falado na reunião é transcrito. Esse serviço está disponível para iOS, Android e navegadores de internet. Também pode ser adicionado como extensão no Chrome.
Antes de escolher entre o Zoom ou o Google Meet, você precisa conhecer mais sobre os recursos presentes em cada versão das ferramentas.
Desde seu lançamento, o Zoom conta com uma versão gratuita com muitas das funcionalidades de sua versão paga. Cada usuário pode criar reuniões com até 100 pessoas, de 40 minutos. Já para chamadas individuais não existe limite de tempo. Em sua versão premium, é possível fazer videochamadas com até 500 pessoas e gravá-las na nuvem.
Por outro lado, o Google Meet sempre foi uma ferramenta voltada para uso corporativo e, portanto, paga. Contudo, no início de 2020, o Google Cloud abriu uma versão mais básica da plataforma para todos que tenham uma conta do Gmail ativa. Nessa versão, as pessoas podem fazer videochamadas com até 100 pessoas, o que inclui a integração com o Google Agenda e a transcrição da conversa.
Na versão premium, o usuário pode iniciar videochamadas com até 250 pessoas, além de contar com os serviços do Gmail empresarial, agendas compartilhadas e espaço ilimitado para guardar arquivos no Google Drive.
Além dessas funcionalidades, o Meet utiliza o ambiente seguro do Google Cloud para proteger e criptografar todo o fluxo de informações que acontece em seu espaço.
As duas ferramentas recebem atualizações periodicamente para continuar oferecendo o melhor serviço, tanto em suas versões gratuitas quanto nas pagas. Para escolher a melhor opção para sua empresa, confira os benefícios de cada uma abaixo.
Um dos primeiros pontos que você deve analisar antes de escolher a melhor plataforma é a praticidade; o quão intuitivo e fácil de usar é o sistema de cada ferramenta.
Para instalar o Zoom em sua máquina, é necessário baixar um programa ou uma extensão em seu navegador. Já o Google Meet pode ser acessado por meio de um link, o que torna seu uso mais ágil e rápido.
Quando falamos de integração entre aplicativos, o Google Meet sai na frente, já que, por ser um produto Google Cloud, está integrado ao Gmail, Google Agenda e Google Drive, além de poder ser compartilhado com aplicativos do Microsoft 365, como o Outlook. Assim, você pode acessar reuniões de qualquer agenda, mesmo que ela não seja do Google Workspace.
Contudo, o Zoom também não fica muito atrás. Ele também oferece integração com os aplicativos do Google Workspace, Microsoft Onedrive e Dropbox para facilitar o compartilhamento de conteúdos entre plataformas.
Com o Google Meet, os usuários têm acesso a diferentes layouts, como:
Com o Zoom, o usuário encontra os seguintes layouts:
Já consegue se decidir entre Zoom ou Google Meet? A fim de escolher qual é a melhor solução para seu negócio, você terá que considerar suas necessidades, ou seja, o que deseja encontrar enquanto usuário.
Nas versões premium de cada ferramenta, você encontra recursos avançados de armazenamento em nuvem e maior número de pessoas em videochamada. Porém, se sua empresa usa bastante os serviços Google e você busca implementar uma ferramenta com maior facilidade de instalação, acesso facilitado a salas de reuniões, enquanto aproveita de uma ótima segurança de dados, o Google Meet é a solução perfeita.
Gostou das nossas dicas e já sabe como escolher entre o Zoom ou Google Meet para sua empresa? Então, entre em contato com a SantoDigital e confira as soluções que oferecemos para o seu negócio!