- 5 minutos
- fev 29, 2024
O Smart Compose é uma novidade interessante que o Google lançou, inicialmente, para usuários domésticos do Gmail. Com recursos de automação, auxiliados pela computação na nuvem, a ferramenta facilita a escrita de e-mails.
No último trimestre de 2018, o Google anunciou a oferta do recurso para o G Suite — que é de uso profissional. O lançamento na versão doméstica permitiu aprimorar o recurso e garantir máxima eficiência em sua utilização.
Quer saber mais sobre essa solução? Então continue com a gente e entenda, a seguir, o que é o Smart Compose e como ele funciona no G Suite. Boa leitura!
O Smart Compose é um recurso que oferece sugestões específicas para completar um texto. Quando surgiu para o Gmail, apareceu como um elemento para ajudar a escrever mensagens adequadas e de acordo com o contexto.
A mecânica é simples: o recurso considera bilhões de frases comuns e, então, sugere qual delas deve ser usada na continuação de uma sequência de texto. É uma espécie de evolução do corretor automático dos teclados de smartphones.
Como o G Suite tem vários recursos, o Smart Compose também tem diferentes alternativas. Ele aparece tanto no Gmail quanto no Drive e no Google Docs. Assim, garante máximo aproveitamento dos apps oferecidos pela marca.
O funcionamento é ativado por padrão e tem como base a combinação de bilhões de frases para encontrar a melhor alternativa. Como utiliza recursos de machine learning, ele é capaz de aprender com o usuário. Assim, a análise de mensagens de uma mesma conversa permite apresentar sugestões específicas para cada remetente.
Além disso, ele aprende as expressões mais adotadas pelo usuário. Para completar, o funcionamento inclui o contexto do conteúdo. Se um e-mail é enviado antes de um feriado ou na sexta-feira, por exemplo, o recurso sugere falar sobre o tema — como ao dizer “Tenha um bom fim de semana!”, ao encerramento.
O uso desse elemento é muito benéfico, especialmente com sua chegada ao G Suite. Adotar essa ferramenta permite, em primeiro lugar, ter mais segurança ao escrever mensagens: como todas as sugestões seguem a norma padrão da língua portuguesa, há menos chances de compor mensagens com erros ortográficos.
É, ainda, uma forma de diminuir o tempo necessário para executar certas tarefas. Para empresas que precisam escrever uma grande quantidade de mensagens, esse apoio da automação é essencial para a produtividade. Como a expectativa é de aprendizado com o uso, a atuação é progressivamente mais eficaz.
Para o futuro, a tendência é que a ferramenta se torne cada vez melhor e mais eficiente. Então, surgirão novas vantagens na adoção, especialmente em relação ao G Suite. O Smart Compose atende a novas necessidades e traz grandes benefícios. Explorá-lo, portanto, é um ótimo caminho para utilizar os apps de forma mais completa.
Ainda não usa a solução? Então, veja como fazer a migração para G Suite e entenda todos os passos do processo.