O que é e como funciona o Knative

Home Google Cloud Platform
O que é e como funciona o Knative

O que é e como funciona o Knative

A navegação em nuvem tem ganhado cada vez mais importância na transformação digital. Diante disso, surgem novas necessidades e soluções igualmente inéditas. No Google Cloud Next 2018, foram apresentadas diversas novidades: entre elas, o Knative.

Essa plataforma promete resolver problemas de diferentes níveis quando o assunto é desenvolvimento de aplicações e uso da computação em nuvem. Como se trata de um elemento recente, é essencial conhecer seu funcionamento para se preparar.

A seguir, mostramos o que é e como funciona o Knative, e como ele pode ajudar as diversas etapas de desenvolvimento. Acompanhe!

Afinal, o que é o Knative e como ele funciona?

De forma simples, o Knative é uma plataforma com diversos componentes de construção baseados no Kubernetes. Ela apresenta um conjunto de elementos de middleware, os quais estão ligados ao desenvolvimento de aplicativos relacionados às tecnologias atuais.

Uma das principais características da plataforma é que ela permite a atuação dentro de um contêiner, o que favorece a autenticação e a segurança da nuvem. Além disso, é possível construir aplicações de diferentes estilos, com uma grande biblioteca de linguagens que atende a várias expectativas.

Para quem a novidade é útil?

Graças a suas características, o Knative é especialmente voltado para desenvolvedores de aplicações com diferentes propósitos. Além de ajudar a garantir a construção, ele favorece a execução, o deployment e a realização de testes.

Como tem um ambiente completo, seguro e funcional, permite fazer o deploy de qualquer tipo de workload. Sua grande versatilidade promete tornar o recurso indispensável para quem tem procurado adotar novas tecnologias.

Quais são as vantagens desse elemento?

O lançamento é repleto de pontos positivos. Um deles está em sua construção: como vem da união entre Istio e Kubernetes, tem recursos já conhecidos, mas incrementados. Também é possível interagir com o framework de forma mais simples, sem ter de abrir mão do nível de segurança.

Ele ainda garante a flexibilidade que somente a nuvem é capaz de oferecer, sem que o controle seja prejudicado. É possível utilizar cadeias de ferramentas variadas, além de mover workloads e acompanhar as respostas. Com a ajuda de elementos de autenticação, diminuem os riscos relacionados a fraudes e invasões.

Apesar de ser uma ferramenta nova, o Knative não é completo. Como o foco está no operador, é possível criar blocos de desenvolvimento. A parceria com empresas como SAP e IBM ajudou a construir uma biblioteca que torna o uso mais fácil.

Acima de tudo, trata-se de uma ferramenta que faz que o desenvolvimento possa ser concentrado no que realmente importa: funcionalidade e segurança. Ao oferecer toda a estrutura necessária, a plataforma garante eficiência e produtividade aos serviços.

O Knative é um novo recurso do Google, voltado para a computação em nuvem, que traz facilidade para o desenvolvimento de aplicações. Com seu uso, é possível conquistar resultados melhores, sem abrir mão do controle ou da segurança.

Quer se manter sempre por dentro das novidades desse segmento? Então, curta nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: