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- nov 8, 2024
Nos últimos 30 anos, o mundo viu a revolução que é a internet se popularizar e consolidar. Desde então, o mundo virtual é uma realidade que vivenciamos, de modo que existe uma geração de pessoas que nasceram nesse contexto, os nativos digitais. Da mesma forma, existem marcas criadas nesse ecossistema, elas conhecidas como uma marca nativa digital.
Uma marca nativa digital baseia seu conceito, operações e processos 100% em um ambiente digital. Para o consumidor, isso significa uma experiência diferenciada e estratégias de engajamento inovadoras.
Se você se interessa pelo tema, continue a leitura deste conteúdo para saber como essas marcas funcionam e por que seu foco é na experiência do cliente. Acompanhe!
Uma marca nativa digital tem como principal característica o fato de nascer e sediar suas operações em um ambiente digital, desde o desenvolvimento do produto ou serviço até a venda.
Por isso, o termo em inglês, digitally native vertical brands (DNVB), reforça a característica da verticalidade desses negócios. O que isso significa é que essas marcas, em geral, controlam todo seu processo produtivo, desde as etapas de produção até a venda final.
Assim, uma propriedade importante é que elas seguem o modelo Direct to Consumer (D2C). Ou seja, se conectam e comercializam de forma direta para o consumidor final. O cliente está, então, no centro do processo, sendo envolvido no desenvolvimento das soluções e em todas as etapas de entrega da solução, incluindo o pós-venda.
Dessa maneira, uma marca nativa digital tem foco exclusivo na experiência do cliente e em toda a interação com seu público. Essa ideia está em sinergia com as gerações mais jovens, pessoas que nasceram em um mundo marcado pela tecnologia.
O ponto central é envolver o cliente no desenvolvimento da marca, de forma que aconteça uma identificação e o consumidor se torne mais que um cliente: um apaixonado pela marca e o que ela representa.
Marcas nativas digitais podem investir em pontos físicos de venda, mas o centro das operações acontece nos canais digitais e e-commerce do negócio. A ideia não é usar o mundo virtual como suporte para o atendimento ou as vendas, e sim tornar esse ambiente o ecossistema principal de conexão entre marca, cliente e mercado.
Assim, essas marcas baseiam suas operações e estratégias de divulgação e interação com clientes em pilares digitais, usando meios como e-commerces, redes sociais e outras tecnologias.
Por terem a cultura digital-first no seu DNA, muitas dessas marcas aderem a tendências como o omnichannel, cultura de dados e demais inovações para apoiar os processos e trazer valor e relevância ao público final.
A tecnologia tem, dessa forma, papel crucial no seu desenvolvimento e sucesso. A interação física pode acontecer, mas ela funciona como um extra, um apoio para uma operação com o centro no digital.
Mais do que ganhar escala e ter os produtos distribuídos por vários varejistas, marcas nativas digitais preferem ficar no controle da operação de modo a focar no valor da marca e na experiência do cliente.
Portanto, para impactar os clientes por meio de uma experiência completa, surpreendente e inovadora, essas marcas precisam contar com apoio de tecnologias e soluções avançadas na nuvem, BI, Inteligência Artificial e demais ferramentas que vão ajudá-las a suprir demandas e continuar se adaptando aos novos tempos.
Por conta dessas características, marcas nativas digitais precisam de uma infraestrutura de tecnologia forte e flexível para operar seus negócios.
É nesse cenário que soluções como a Google Cloud Platform se apresentam como excelente aliada. A SantoDigital é parceira certificada e premiada do Google, com um time de especialistas qualificado para apoiar a transição de negócios para a nuvem e implementação de infraestruturas de TI.
O Google Cloud Platform é a solução ideal para marcas nativas digitais, pois entrega flexibilidade, custo-benefício e ferramentas fáceis de usar, permitindo que profissionais cresçam dentro do seu ritmo, mantendo a inovação e a segurança.
Uma marca nativa digital é aquela que nasce e floresce em meio ao mundo virtual, com apoio constante da tecnologia. Ferramentas digitais são usadas como meio e base principal para elaboração de produtos e serviços relevantes, visando entregar ao público mais valor e uma experiência inesquecível.
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