Entenda os benefícios da gestão de projetos em nuvem

Home Cloud Computing
Entenda os benefícios da gestão de projetos em nuvem

Entenda os benefícios da gestão de projetos em nuvem

Como sua companhia armazena projetos? Quando usa processos analógicos, como escaninhos, pastas e arquivos, a empresa tem mais gastos e perde tempo útil que poderia ser convertido em atividades estratégicas. Por isso, a tendência é apostar na computação em nuvem.

Quer saber por que apostar nessa solução? Falamos mais sobre a gestão de projetos em nuvem no post a seguir. Acompanhe!

Gestão de projetos em nuvem: como funciona?

Diariamente, a empresa absorve e processa grandes quantidades de informação. Para gerenciar esses dados, processos analógicos não são uma boa pedida, já que demandam espaço, tempo e estão sujeitos a erros provocados pelo fator humano.

A computação em nuvem é uma maneira automatizada e mais eficiente de guardar informações. Por meio da plataforma digital, gestor e equipe podem fazer o upload de arquivos que querem manter a salvo. Os dados ficam, então, contidos em um sistema virtual, que pode ser acessado por quem estiver autorizado.

sistema em nuvem oferece mais segurança para os registros que a companhia precisa administrar — especialmente os projetos, que, se perdidos, podem causar prejuízos. Na nuvem, o gestor pode guardar documentos em andamento para garantir tanto que sejam continuados a partir de outros dispositivos quanto o acesso seguro aos dados armazenados.

Quais são os seus benefícios?

O sistema de computação em nuvem conquistou popularidade primeiro por seu uso pessoal, em nuvens domésticas. Agora, já tem espaço nas empresas e é um elemento essencial na gestão de informações.

Em um mercado altamente competitivo, é importante investir nessa tecnologia, que oferece a uma série de benefícios à empresa. Confira alguns deles a seguir.

Segurança e proteção de dados

Os dados da companhia são confidenciais e não podem ficar expostos na rede. Por isso, todos os registros devem ser agrupados com segurança, a salvo de usuários mal-intencionados. Para dados críticos, como os projetos da empresa, mídias físicas comuns não são uma escolha segura.

Segundo uma análise do Ponemon Institute em parceria com a Dell, são achados, semanalmente, mais de 12 mil notebooks nos aeroportos norte-americanos. A perda ou uma pane nesses dispositivos podem causar o extravio das informações armazenadas.

Quando os projetos são gerenciados no espaço virtual, os dados ficam guardados em uma plataforma on-line e esse problema é contornado. Os desenvolvedores de computação em nuvem se preocupam em aprimorar a segurança dos sistemas para evitar ataques e vazamentos.

Flexibilidade e portabilidade

Essa tecnologia se destaca pela portabilidade: os projetos guardados ficam disponíveis, desde que se tenha acesso à internet, para serem visualizados em smartphones, tablets ou computadores.

Assim, qualquer pessoa autorizada pode utilizar os documentos quando precisar e onde estiver, já que os projetos estão sempre disponíveis. A compatibilidade é outra preocupação importante e os desenvolvedores têm procurado se adequar aos principais sistemas operacionais.

Redução de custos

Guardar informações de maneira analógica demanda alto investimento. É uma alternativa pouco prática, pois requer espaço físico disponível na empresa e a contratação de colaboradores para gerenciar os documentos.

Já a nuvem é um investimento que traz retorno em curto prazo. Com ela, é necessária apenas uma pequena estrutura de tecnologia da informação (TI) — ou seja, economiza-se não só dinheiro, mas tempo e esforço.

Suporte eficiente

Quando há problemas no acesso aos projetos armazenados na nuvem, pode-se procurar o suporte. A desenvolvedora contratada pode corrigir até mesmo remotamente os erros na plataforma e, muitas vezes, normalizar o acesso sem a necessidade de uma visita técnica.

Conseguiu entender por que apostar na gestão de projetos em nuvem é uma boa ideia? Quer conhecer os melhores planos de armazenamento? Então, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: