Como uma gestão em Cloud pode otimizar a produtividade?

Home Big Data
Como uma gestão em Cloud pode otimizar a produtividade?

Como uma gestão em Cloud pode otimizar a produtividade?

Nos últimos anos, cada vez mais organizações têm optado por reduzir seus investimentos em infraestrutura de TI e apostado em uma gestão em Cloud. Além da redução de custos, essa estratégia ajuda empresas a ter ganhos expressivos em escalabilidade, flexibilidade, segurança e muito mais.

De fato, concentrar os esforços em uma gestão em Cloud também contribui para que negócios de diferentes portes e segmentos consigam ser mais competitivos. Isso porque, com a nuvem, torna-se mais fácil responder rapidamente às mudanças de demanda, além de ser muito mais fácil adotar inovações e tendências tecnológicas.

Além disso, outra grande vantagem da migração para a nuvem é a otimização da produtividade, seja em escritórios ou em trabalho remoto. Continue a leitura para descobrir como!

Alta disponibilidade

Ter todas as aplicações de trabalho sempre disponíveis e funcionando adequadamente é um fator primordial para otimizar a produtividade.

A gestão em Cloud contribui significativamente para alcançar esse objetivo de diferentes formas:

  • Mais segurança: Soluções sólidas, como a Google Cloud Platform, possuem protocolos e ferramentas de segurança robustos, além de metodologias adequadas para garantir que você tenha seus dados e aplicações sempre disponíveis.
  • Servidores resilientes: Os melhores provedores possuem dimensionamento automático para que seu aplicativo possa responder aos padrões dinâmicos de tráfego. Além disso, contam com espelhamento do banco de dados e configurações adequadas  para que a infraestrutura do seu aplicativo sempre tenha o contexto certo de funcionamento.
  • Estratégia tolerante a falhas: Com a nuvem, é muito mais fácil incorporar soluções que garantam o funcionamento e a continuidade dos negócios. Isso inclui, por exemplo, a realização de backups e adoção de estratégias de disaster recovery.

Vale lembrar que você pode definir o nível de disponibilidade necessário para seus serviços junto ao fornecedor Cloud, por meio de acordo de nível de serviço (SLA, na sigla em inglês). Assim, você garante que suas aplicações críticas estejam sempre funcionando.

Flexibilidade e escalabilidade

Com uma gestão em Cloud, você pode acessar dados e aplicações a partir de diferentes dispositivos, a qualquer momento, a partir de qualquer lugar. Tudo que você precisa é de conexão com a internet e configurações adequadas para garantir a segurança da informação.

Dessa forma, sua empresa pode adotar diferentes estratégias de trabalho, tais como BYOD, Home Office ou trabalho remoto, com facilidade.

Além disso, a gestão em Cloud permite que você se adapte às condições do mercado com uma certa flexibilidade que não está disponível quando você usa soluções físicas no local.

Você pode, por exemplo, aumentar os recursos de computação, processamento, capacidade de armazenamento e muito mais de maneira rápida e fácil, de acordo com sua demanda. Assim, elimina-se o problema de excesso de provisionamento ou sobrecarga de sistemas de TI.

Trabalho colaborativo

A gestão em Cloud potencializa a realização de atividades colaborativas. Utilizando as ferramentas de produtividades adequadas, como o G Suite, sua empresa passa a contar com inúmeros recursos capazes de tornar suas equipes muito mais produtivas.

Um bom exemplo é a possibilidade de edição simultânea de arquivos. Dessa forma, evita-se a necessidade de criação de várias versões de um mesmo documento e diversas atividades podem ser realizadas, por diferentes pessoas, ao mesmo tempo.

Essa possibilidade, além de agilizar a conclusão de tarefas que envolve diferentes profissionais, facilita a revisão e o acompanhamento dos trabalhos. Além disso, ajuda na prevenção de erros, conflito de versões, etc.

Gerenciamento de big data

Por fim, a gestão em Cloud facilita para as empresas lidar com o chamado Big Data, que ajuda na automação de atividades e potencializa o seu negócio.

Os métodos tradicionais de armazenamento de dados (local) nem sempre fornecem uma maneira simples para a realização de análises avançadas de seus bancos de dados.

No caso de grandes empresas, esse processo pode levar muitas semanas e requer especialistas altamente capacitados.

Soluções em nuvem, como o BigQuery, fornecem os recursos necessários para classificar um grande volume de dados não estruturados de maneira rápida e fácil.

Dessa forma, além de ganhar tempo em suas análises de dados, sua empresa pode trabalhar de forma mais assertiva, levando em consideração os insights e as tendências identificados por ferramentas avançadas, as quais você só paga pela real utilização.

Tenha uma gestão em Cloud agora mesmo!

Agora que você já sabe como a gestão em Cloud ajuda sua empresa a otimizar a produtividade, é hora de iniciar sua jornada de migração.

Para isso, é essencial contar com a assessoria de profissionais especializados que ajude a definir a arquitetura de nuvem ideal para o seu negócio, a planejar e realizar a migração de forma adequada e que forneça o suporte adequado no seu dia a dia pós-migração.

Nesse sentido, você pode contar com a SantoDigital, uma empresa especialista em Cloud que conta com mais de 9 anos de experiência no mercado e com um time de profissionais capacitados para orientá-lo em todos os processos.

A SantoDigital é, reconhecidamente, uma das principais parceiras do Google na América Latina e possui conquistas que a qualificam como um dos melhores provedores de serviços Cloud do país.

Entre em contato agora mesmo e descubra como a SantoDigital pode ajudar a sua empresa a se tornar muito mais produtiva com as soluções de Cloud Computing.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: