- 4 minutos
- nov 13, 2024
No dia a dia de uma empresa, muitas vezes, os colaboradores são obrigados a realizar um grande número de tarefas repetitivas. Imagine o ganho de produtividade que eles teriam, caso essas atividades fossem automatizadas. Sabia que isso é possível com o uso dos bots?
Não é à toa que o termo bot ganhou grande destaque nos últimos anos. Essa solução comprovou ser altamente eficaz na realização de pequenas tarefas diárias, mas com grande impacto no resultado. Existem diferentes tipos de bots, como chatbots para atendimento ao cliente e assistentes virtuais para extração de dados.
Isso pode ser verificado no SantoAI, o novo assistente virtual corporativo que extrai dados de arquivos. Essa descrição demonstra que saber o que são bots vai muito além de achar que eles servem somente para atendimento.
Então, que tal saber mais? Continue a leitura para saber o que são bots e qual sua relevância para as empresas!
Bots são programas de inteligência artificial que tentam imitar o comportamento de um ser humano. Eles podem fazer muitas coisas úteis, como procurar notícias, resumir páginas da web, selecionar preços mais baixos de um produto e muito mais. O termo nasceu da palavra robot (robô, em inglês) e classifica ferramentas automatizadas usadas na internet.
Basicamente, você pode programar um bot para executar diferentes atividades operacionais. Tudo acontece por meio do processo Robotic Process Automation (RPA), algo que já foi uma tendência em inteligência artificial, mas que já se estabeleceu como realidade.
A vantagem de utilizar essa ferramenta é que as funções são executadas sem intervenção humana. Portanto, fica mais fácil entender a relação entre tecnologia e produtividade e garantir que as instruções específicas sejam seguidas à risca e de forma ágil e precisa.
A questão é que as atividades executadas podem ser positivas ou negativas. Por isso, ao saber o que são bots, é importante identificar quais deles são maliciosos.
A diferença entre bots bons e ruins é a finalidade da programação. Os robôs podem ser utilizados para executarem funções positivas ou negativas, sendo que os últimos são maliciosos. Isso significa que eles espalham spams e links que danificam sistemas ou dispositivos. Já os primeiros automatizam atividades e facilitam a rotina empresarial.
Portanto, nenhum bot é bom ou ruim, tudo depende da instrução fornecida a ele. A partir disso, ele aprende o comportamento por machine learning e reproduz, mesmo que seja destrutivo ou consista em uma atividade ilegal.
A importância dos bots para sua empresa é ser um componente essencial no dia a dia das empresas, já que automatiza diversas tarefas e otimiza suas ações na internet. Isso permite que sua equipe se concentre em outras atividades, além de proporcionar a redução de custo com pessoal.
Com a utilização dos bots, a sua empresa pode ser beneficiada com o aumento da produtividade e da receita, e com a redução de custos, principalmente. Para entender melhor, é preciso ver alguns exemplos de uso dessas ferramentas e seus benefícios.
Um rastreador da web é um bot usado pelos mecanismos de busca. Sua função é rastrear as páginas da internet, o que inclui todos os hiperlinks ou links encontrados nelas.
Durante esse processo, esse programa coleta informações de cada site. Em seguida, com base em uma série de “regras” próprias, posiciona-os na ordem que consideram mais relevante ou que fornecem melhor conteúdo para o usuário.
Embora você não tenha nenhum controle sobre esses bots, você pode fazer com que eles trabalhem ao seu favor. Para isso, é preciso criar ou configurar sua página web no formato correto de conteúdo e estrutura, para que, assim, ela seja bem ranqueada nos resultados de buscas específicas.
Como você bem sabe, ter sua página nos primeiros resultados de busca é um dos principais segredos para ter sucesso online e aumentar suas vendas.
Não é preciso falar sobre a necessidade da presença das empresas nas redes sociais. Só para você ter uma ideia, em 2023, 93,4% dos brasileiros que usam a internet no Brasil também acessam o WhatsApp, a mídia mais usada no país. Logo, esse é um espaço muito importante para investir em ações de marketing e também no fortalecimento da relação com seus clientes.
Nesse campo, existem muitos bots que são utilizados pelas empresas para reduzir a necessidade de interação humana. Ao mesmo tempo, eles permitem que seus colaboradores se dediquem a atividades que agreguem mais valor.
Entre alguns exemplos, podemos citar bots responsáveis por envio de mensagem em massa, publicação automática de conteúdo, respostas automáticas a clientes etc.
Há, ainda, usos mais sofisticados, muitas vezes empregados no Twitter. Nesse caso, o programa identifica quando o nome da sua empresa é citado e envia mensagens automáticas com instruções ou pedindo mais esclarecimentos.
Se você tem um site, sabe o quão importante é ter um grande número de visitas. Por isso, muitas vezes as empresas investem em diferentes ações para atrair mais usuários e, assim, ter mais alcance da sua oferta de produtos ou serviços.
Para conseguir medir a eficácia das suas ações, é essencial monitorar o seu site continuamente. É por isso que existem ferramentas responsáveis pelo monitoramento do seu site por meio de um sistema bot. Você ainda conta com informações valiosas, como região de onde seu site foi acessado, horários com maior quantidade de acesso, áreas mais visitadas do site etc.
Atualmente, os chatbots são os tipos de bot mais populares no mundo dos negócios. Trata-se de um software de inteligência artificial que pode simular uma conversa (ou um bate-papo) com um usuário usando Processamento de Linguagem Natural (PLN). Esse tipo de solução pode ser utilizado em aplicativos, sites, redes sociais etc.
Basicamente, eles são responsáveis pelo primeiro contato com clientes ou leads (compradores em potencial). Em muitos casos, conseguem solucionar problemas ou direcioná-los para o canal mais adequado.
Em termos práticos, esse tipo de solução reduz significativamente os gastos com pessoal. Ainda têm a vantagem de estarem disponíveis a qualquer momento, o que acaba contribuindo para a satisfação dos usuários.
Também chamados de web crawlers ou spiders, os bots de engine de busca têm o objetivo de fazer pesquisas para indexar sites a mecanismos de busca. Por exemplo, Google, Yahoo e Bing. Isso ajuda os usuários a encontrarem o que precisam com mais exatidão.
Os bots de assistência pessoal são conhecidos como agentes ou assistentes virtuais. Alguns exemplos são Siri, Google Assistente e Alexa.
Esses softwares são programados para fazer interações em texto, facilitando o atendimento aos clientes. Mais do que isso, é possível usá-los para agendamentos, captação de leads, reservas e mais.
Focam o monitoramento da performance dos anúncios, pesquisa por palavras-chave, análises de clientes, tendências etc. Os bots de marketing automatizam várias atividades relacionadas a esse setor e geram indicadores importantes, que ajudam a atingir bons resultados.
Os bots agregadores coletam informações publicadas em diferentes fontes, adicionando-as a plataformas específicas em seguida. Uma vantagem é ajudar os usuários a receber novidades e notícias via newsletters.
O foco dos bots de segurança é a prevenção contra ameaças cibernéticas. Portanto, há aumento da proteção a servidores, identificação de ações maliciosas e ações para evitar ataques de malwares. Ou seja, o objetivo é impedir a perda de dados e informação.
Nesse cenário, você precisa conhecer o SantoAI. Mais do que assistente virtual tradicional, ele tem tecnologia de generative AI de ponta. Na prática, os algoritmos de deep learning favorecem a compreensão e a capacidade de atender demandas corporativas específicas.
Com isso, as tarefas são executadas de maneira precisa e eficiente, além de ter uma abordagem de privacidade e segurança. Isso porque os dados corporativos são protegidos em primeiro plano, o que garante a confidencialidade das informações durante a execução da ferramenta.
Tudo isso ajuda as equipes a entenderem o que são bots e aplicarem essa tecnologia na rotina. Afinal, ela é fundamental para o sucesso do negócio. Você pode saber mais sobre essa tendência conhecendo mais sobre a infraestrutura no Google Cloud Next, disponível no Santo BreakCast.
A partir disso, você sabe o que são bots e como implementá-los no seu negócio. Esse movimento pode fazer toda a diferença para a sua empresa, especialmente se você contar com um parceiro estratégico.
Então, caso sua empresa ainda não utilize bots, está na hora de começar a considerar a implementação dessas ferramentas em sua estratégia de negócio.
Gostou de saber mais sobre os bots e o SantoAI? Conheça os serviços da SantoDigital e saiba como preparar sua empresa para ter ainda mais sucesso!
Ser um bot é executar atividades de forma automatizada a partir de instruções específicas programadas. Assim, as funções são exercidas sem intervenção humana com rapidez e precisão.