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- set 10, 2024
Quem nunca viu postagens nas redes sociais reclamando de reuniões improdutivas e desnecessárias? Elas estão muito comuns ultimamente. O humor desse tipo de menção não deixa de esconder que esse é um problema com o qual o mundo corporativo ainda não sabe lidar: produzir reuniões realmente produtivas.
A solução não é eliminar esse tipo de encontro empresarial, afinal, as reuniões podem ser muito úteis — mas algumas são facilmente substituíveis por um e-mail. Mesmo quando são essenciais, é importante garantir reuniões produtivas, sem perda de tempo e focadas nos resultados que pretendem alcançar.
Para ajudar, listamos 9 dicas de como fazer com que esses compromissos ocorram da melhor maneira possível. Confira!
Quando se está planejando uma reunião, é comum elencar os assuntos a serem discutidos ou pensar em quem deve estar presente. Uma pergunta que não pode faltar nesse momento é: o encontro é necessário ou há outras formas de chegar ao resultado pretendido?
Em certas situações, um e-mail para os envolvidos ou algumas ligações são suficientes e tudo fica alinhado. Reuniões produtivas devem partir do entendimento de todos sobre sua importância.
Definir o que será abordado no encontro corporativo torna as reuniões produtivas. Além disso, evita que os participantes percam o foco dos objetivos e tornem o processo de discussão cansativo. Assuntos demais também favorecem distrações.
Assim, avalie o que realmente faz sentido ser mencionado e disponibilize a pauta com antecedência. Essa ação apresenta um bônus: permite que todos os envolvidos se preparem com pesquisas prévias e dados.
O Google Keep é um programa de listas que pode ser usado de maneira integrada ao Google Calendar, tornando-o a solução ideal tanto para elaborar a pauta com o que será debatido quanto para enviá-la com o convite da reunião.
O Google Calendar permite o envio por e-mail de um link de agendamento e a confirmação na ferramenta pelo convidado. Como parte das ferramentas do Google, ela se integra a outras soluções, como o Google Docs e Google Keep, permitindo o compartilhamento de informações e documentos antes ou durante o encontro corporativo.
Por poder ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, o Calendar evita que alguém deixe de ser avisado ou perca a reunião por esquecimento. Dica: é possível configurar notificações de lembretes para todos os convidados.
Outra funcionalidade do Google que pode ser usada em diversas ferramentas é o Smart Chips. Com ela, ao mencionar outro usuário em um documento, lista ou compromisso, uma tela com informações aparecerá, possibilitando o compartilhamento de arquivos ou o cadastro de uma tarefa.
Com o Smart Chips, organizar uma reunião e disponibilizar os dados aos envolvidos fica muito mais fácil. Dessa forma, todos os participantes do encontro corporativo podem ter acesso aos detalhes, sem limitações de horário ou localização. Isso favorece a colaboração e a comunicação entre a equipe.
O Smart Calendar é uma solução da SantoDigital. Quando se trata de tornar reuniões produtivas, ela serve para facilitar o agendamento por pessoas externas à empresa. Sua plataforma mostra a disponibilidade dos colaboradores, eliminando a necessidade de reagendamentos.
Como pode ser associada a outras ferramentas do Google Workspace usadas na organização interna, essa solução não deixa os compromissos de origem externa fora da agenda. Assim, o funcionário não esquece de nenhum encontro profissional importante.
Reuniões produtivas não são extensas. Para garantir isso, é preciso estipular um tempo limite para a duração do encontro empresarial. Assim, esse compromisso não vai atrapalhar a produtividade dos envolvidos ou tirá-los de atividades importantes.
Entenda a disponibilidade de cada um e a relevância da presença daqueles profissionais na discussão de cada assunto. A partir disso, organize a ordem dos conteúdos. Dessa maneira, que pessoas que já tenham encerrado o que lhes compete podem ser dispensadas e voltar para suas tarefas.
Ao separar os tópicos que devem ser abordados, estipular um tempo limite para cada um, levando em conta sua complexidade, o número de participantes e a familiaridade de cada um com o tema também são ações que melhoram o andamento da reunião. Em média, 30 minutos são suficientes.
Os slides para consulta ou acompanhamento são uma ferramenta de apoio para se ater aos assuntos propostos e assegurar reuniões produtivas. Neles, todos os presentes podem visualizar o tópico em discussão e os que estão por vir, entendendo a proposta para o compromisso, de maneira a não se desvincular desses temas.
Informações úteis como indicadores, métricas e cronogramas também podem constar na apresentação para assegurar que nenhum dado seja repassado e avaliado erroneamente, gerando decisões incorretas.
O Google Apresentações é uma opção inteligente para montar esse documento, principalmente por ele se integrar às outras soluções já citadas para otimizar reuniões, permitindo o compartilhamento da apresentação.
Chamar pessoas demais que não têm envolvimento direto com os assuntos a serem abordados atrapalha o andamento, impedindo que reuniões produtivas aconteçam. Por outro lado, deixar alguém de fora pode gerar péssimas resoluções.
Hoje em dia, por meio de tecnologias como o Google Meet, um colaborador essencial para o encontro corporativo e que não está na empresa fisicamente pode participar via chat, acessando todos os documentos ou informações, sem perder nada.
Muitos gestores consideram fazer uma ata, algo antiquado, mas de que servem as informações prévias ao encontro empresarial quando seus resultados não são registrados? Pense nisso!
Anotar o que de mais importante foi mencionado, redigir um relatório no Google Docs e compartilhá-lo com os envolvidos, permite que todos saibam o que devem fazer. O que não pode deixar de constar nesse documento é:
A tecnologia é uma aliada para a realização de reuniões produtivas e interativas. Lançando mão dessas soluções, dificuldades de comunicação — que atrapalham o andamento dos encontros corporativos — são evitadas. Outra vantagem é garantir que todos os envolvidos estejam cientes das informações abordadas, permitindo que o compromisso alcance o objetivo pretendido.
Agora que você aprendeu como elaborar reuniões produtivas, entenda também como gerir sua equipe da melhor forma, confira nosso artigo Google Workspace: 5 Dicas para melhorar a gestão da sua equipe. Mas para ser mais efetivo nos seus resultados e implementar as soluções que mencionamos entre agora mesmo em contato com a SantoDigital. Nós podemos ajudar na transformação digital de sua empresa!