- 7 minutos
- set 10, 2024
Você sabe qual é a importância e os benefícios na modernização das aplicações do negócio? É essencial saber que esse processo traz grandes resultados a sua empresa.
Isso porque, em um mercado competitivo é sempre recomendável que os negócios se renovem a cada dia, então vamos conhecer do que se trata o tema, modernização de aplicações.
Pensando nisso, neste post vamos abordar as principais questões sobre o tema, a produtividade e ganho de agilidade serem essenciais no mercado e como o processo de modernização vai beneficiar neste aspecto. Confira!
Para se inovar é necessário ter novas ideias. A modernização de aplicações, dessa forma, é um sistema de tecnologia ágil, que atua permitindo uma boa análise de dados.
O processo de modernização de aplicações tem como finalidade transformar os aplicativos existentes, modernizando a sua infraestrutura de plataforma, recursos ou arquitetura interna.
Realizando essa tarefa de substituição ou atualização, faz com que a aplicação atenda com mais eficácia às demandas comerciais atuais. Este processo é realizado sobre os aplicativos legados. Um sistema legado é qualquer aplicação com fundamentos e base em tecnologias antigas.
Um sistema legado pode sofrer a precarização por falta de suporte ou pela sua ineficácia, ao atender às demandas necessárias da organização. Devendo, assim, passar por um processo de atualização ou substituição.
Este processo é realizado de diversas formas, desenvolvendo novos recursos para aplicações já utilizadas, como:
A modernização de aplicações possui um sistema monolítico, o que não possibilita a sua divisão, fazendo com que ele funcione em um processo contínuo.
Um exemplo de estrutura monolítica é: um tronco de madeira, para que seja concebida uma escultura, suas formas devem ser lapidadas e, após serem finalizadas, o processo de realizar alterações ou ajustes se torna difícil, pois se trata de um objeto inteiriço. Isso é monolítico.
Desta forma o maior desafio em modernizar uma aplicação com estrutura monolítica se encontra em não poder dividi-la, funcionando em apenas um processo.
Outro desafio é na situação em que uma aplicação de software está conectado a diversos componentes dentro de uma plataforma, presumindo que, quanto maior for a aplicação, será maior serão as dificuldades em inserir novos recursos rapidamente.
Duas características que fazem os aplicativos legados serem mais difíceis no processo de modernização são: são caros de escalar e geram dificuldade para serem atualizados.
A resposta para este problema se encontra na arquitetura de microsserviços, que resumidamente se trata de uma estrutura de aplicação com grupos de serviços, onde é separado o sistema e cada seção tem acesso a seu banco de dados ou a algum serviço externo.
Com a arquitetura de microsserviços, os componentes são bem menores. Dessa forma, podem ser criados e dimensionados independentemente do outros componentes, mas também existem recursos modernos para modernização das aplicações como a nuvem (cloud computing) e estrutura de códigos (devops).
De forma geral, a modernização de aplicações tem o objetivo de reduzir custos, aumentar a agilidade do serviço e propiciar uma melhor experiência ao usuário.
Diversas empresas tendem a se manter da forma que se originaram, não promovendo mudanças ou modernização nos seus métodos, no entanto, esses investimentos costumam ter um retorno rápido, e valem a pena de muitas formas.
Vamos ver alguns benefícios gerados pela modernização de aplicações:
Migrar as aplicações para o ambiente da nuvem é um processo de modernização que gera economia para seu negócio. O motivo é por não necessitar de suporte a aplicativos novos, a redução de gastos com hardware e por sua infraestrutura, software e administração.
Com estratégias de TI híbridas, com base nas soluções proporcionadas pela nuvem, é possível gerar uma economia e eficiência na utilização de recursos do seu negócio.
Hoje em dia, com tamanha competitividade em conquistar os clientes, a demora ou ausência de recursos podem afastar futuros compradores, ou perder os atuais para a concorrência.
Porém, as aplicações modernas se adequam ao uso do cliente, por serem compatíveis em todo e qualquer dispositivo, podendo integrar diversos recursos sob as necessidades específicas de cada cliente. Isso proporciona uma boa experiência ao usuário.
A modernização das aplicações torna mais simples a atualização das mesmas. Isso é feito na implantação de novos recursos e sua otimização, o que é possível, pois a nuvem fornece um suporte ágil a estratégia de tecnologia.
Isso é feito da seguinte forma:
Para tornar tudo isso possível, você pode contar com a SantoDigital, que é uma empresa de consultoria focada em serviços na nuvem. Atua desenvolvendo soluções estratégicas para a migração de serviços para a nuvem.
Isso é feito com a capacidade para proporcionar uma transformação digital de sucesso para seu negócio. Assim, permitindo que sua empresa crie vantagens competitivas no mercado ao acelerar o processo de modernização e inovação do seu negócio, reduzir os gastos e elevar a eficiência das operações.
É uma empresa que atua há 10 anos no mercado, sendo uma combinação de serviços de consultoria empresarial com soluções de TI avançadas, na medida para diversas demandas. Com histórico de grandes premiações e mais de 2.000 empresas atendidas no Brasil.
Assim, vimos como funciona de maneira resumida a modernização de aplicações, e suas diferentes possibilidades e vantagens.
E você, já realizou algum processo de modernização de aplicações na sua empresa? Aproveite e confira o nosso artigo: Empresa na nuvem: veja 5 benefícios.