- 4 minutos
- nov 13, 2024
A inteligência artificial tem conquistado seu espaço nas organizações, possuindo inclusive sua parcela do orçamento. As soluções que envolvem robôs avançam, impulsionadas pela motivação das empresas por reduzir custos e aumentar a capacidade produtiva. Entre as novidades tecnológicas, existem máquinas com capacidade de conversar com os clientes e sistemas que analisam incríveis quantidades de dados em apenas alguns segundos.
Conheça, neste post, as vantagens em aplicar a inteligência artificial nos negócios:
Ainda que às vezes passe despercebida, a inteligência artificial (IA) é uma realidade cada vez mais presente. E, ao contrário do que possam nos fazer acreditar certos filmes de ficção científica, essa tecnologia tem a função de facilitar as operações, trazendo mais agilidade e qualidade de vida.
Em um momento de ruptura dos processos analógicos, é propício que as empresas apostem na IA para otimizar suas atividades. A tecnologia tem sido impulsionada pelos avanços em cloud computing, pelos aprendizados de máquina e pelos algoritmos modernos. Isso permite uma revolução em diversos dos setores da companhia, como logística, segurança e atendimento ao público.
O interesse em aplicar a inteligência artificial nos negócios tem permitido uma redução significativa nos preços dos sistemas, já que a concorrência no setor está se acirrando. Com as soluções tecnológicas ficando mais acessíveis às organizações, sua marca pode aproveitá-las para aperfeiçoar os processos e se projetar em direção ao sucesso.
A inteligência artificial pode transformar diversos setores da companhia. Conheça as vantagens nessa aplicação:
A cloud computing recebeu o devido reconhecimento pelas empresas brasileiras: estima-se que mais de 80% das organizações do país já se utilizam dos sistemas de armazenamento on-line. Aplicando a inteligência artificial nos negócios, a computação do tipo cloud não poderia ficar de fora.
A computação em nuvem permite que as informações do negócio sejam registradas com segurança e torna-as acessíveis a qualquer dispositivo. Com a incorporação da inteligência artificial, a acessibilidade dos mapeamentos feitos pela cloud computing acaba sendo potencializado.
As assistentes pessoais eletrônicas presentes nos dispositivos móveis e computadores também são produto da inteligência artificial.
Essas agentes conseguem solucionar tarefas simples do dia a dia, como agendamentos de reuniões, recomendação das melhores rotas no trânsito e permitir comandos de voz. Outras interações, como dicas de segurança e realização de pesquisas, também se tornam possíveis.
Com essa ferramenta, seus colaboradores podem ver facilmente como será a agenda diária, verificar horários e locais de reuniões e receber comunicados da empresa diretamente em seus dispositivos.
A inteligência artificial desenvolveu aparatos robóticos capazes de interagir com os consumidores. O serviço de atendimento pode ser gerido pelas atendentes eletrônicas, diminuindo a necessidade de pessoal no setor e fazendo uma espécie de triagem das solicitações.
A chamada computação cognitiva — ou seja, a capacidade da máquina de realizar atividades de execução e aprendizado mais íntimas às capacidades humanas — permite o processamento da linguagem. Isso possibilita que o sistema entenda a fala do cliente e faça um atendimento eletrônico, reduzindo o tempo de espera do cliente ao telefone, crítica frequente dos consumidores em relação às empresas.
Viu só como a inteligência artificial nos negócios transforma o potencial da sua empresa? Para saber como a IA pode modificar a cloud computing, clique aqui e leia mais!