Visão computacional e Machine learning juntas no Vision AI do Google

Home Inteligência Artificial
Visão computacional e Machine learning juntas no Vision AI do Google

Visão computacional e Machine learning juntas no Vision AI do Google

Inteligência Artificial (IA), Deep Learning, Machine Learning são termos cada vez mais presentes em nosso dia a dia. De fato, essas tecnologias estão no centro de quase todas as previsões que envolvem inovação e têm o poder de transformar o modo como pessoas e empresas realizam suas atividades.

Ao longo de sua história, o Google incorporou muito bem a IA em seu núcleo de produtos e serviços. O Vision AI ressalta a força da empresa nesse segmento, ao incorporar Visão Computacional e Machine Learning em uma solução disruptiva baseada em nuvem.

A seguir, você irá conhecer mais sobre essa importante ferramenta e entender como a sua empresa pode melhorar a produtividade. Confira!

O que é o Vision AI?

O Vision AI pode ser considerado a combinação de dois produtos desenvolvidos pelo Google: o AutoML Vision e a ferramenta API do Google Cloud Vision.

Ele integra modelos de visão computacional e Machine Learning a sites e aplicativos para fornecer uma experiência atraente aos usuários, oferecendo recursos que facilitam a realização de atividades do dia a dia e que ajudam a automatizar processos.

Quais as funcionalidades do Vision AI?

Conforme mencionado, essa ferramenta é resultado de uma combinação de dois outros produtos do Google.

O AutoML Vision é uma solução utilizada para treinar modelos de Machine Learning.

Com ele, você pode realizar o upload de suas imagens e definir seus padrões personalizados para que a ferramenta possa “aprender” o que ela deve buscar, como deve classificar os resultados, etc.

O AutoML Vision possui uma interface gráfica muito fácil de usar e você pode otimizar seus modelos quanto à precisão, latência e tamanho. Depois disso, também pode exportá-los para o aplicativo em nuvem ou para uma matriz de sua escolha.

Já o API Vision Tool usa o Machine Learning encapsulado nas APIs REST e a visão computacional para prever resultados precisos, detectar e extrair vários objetos, atribuir rótulos às imagens e as classifica em categorias predefinidas.

Ou seja, essa solução faz com que as máquinas consigam realizar algo semelhante ao que fazemos com a visão humana: distinguir objetos ou classificá-los de acordo com características visuais, ou ainda identificar textos, imagens, expressões, etc.

Como utilizar o Vision AI na sua empresa?

Você pode treinar o Vision AI para realizar uma série de funções na sua empresa, conforme a sua necessidade. Dentre algumas funcionalidades, podemos citar:

Reconhecimento e extração de textos

A visão computacional presente no Vision AI permite a utilização de recursos de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Ou seja, essa ferramenta permite reconhecer e extrair textos em formato digital, a partir de documentos impressos e digitalizados, fotografias, etc.

Além disso, a tecnologia Machine Learning permite estabelecer padrões de extração, o que torna essa ferramenta particularmente funcional.

Por exemplo, com o uso do Vision AI na sua empresa pode automatizar o processo de entrada de notas fiscais. Assim, extraindo dados necessários automaticamente e registrando-os no seu sistema de gestão por meio de APIs.

Controle de qualidade

Na indústria, o Vision AI pode ser utilizado para identificar produtos com defeito de fabricação, seja na forma, nas cores, na embalagem, enfim, qualquer falha que possa ser visivelmente reconhecida.

Desenvolvimento de produtos

A aparência é um atrativo fundamental no processo de compra de um produto. Nesse sentido, sua empresa pode utilizar o Vision IA para diferenciá-lo ou assemelhá-lo às soluções já existentes no mercado.

Por exemplo, você pode utilizar no seu projeto de design. Ou seja, procurar por imagens parecidas para saber se há muitas soluções semelhantes ou não, para assim, embasar seu processo de decisão.

Como implementar recursos de visão computacional e Machine Learning na sua empresa?

Agora você conhece alguns exemplos de como os recursos de visão computacional e Machine Learning podem ser utilizados no mundo dos negócios.

Dessa forma, sua empresa pode desenvolver modelos e aplicações próprias, conforme as suas necessidades. Para saber como utilizar o Vision AI de forma efetiva no seu negócio, o ideal é que você conte com o auxílio de uma consultoria especializada, como a SantoDigital.

Além de ser especializada em Machine Learning, a SantoDigital é uma das principais parceiras do Google na América Latina.

Contamos com experiência de mercado e um time de profissionais altamente qualificados para levar até você a inovação que sua empresa precisa para melhorar seus processos e, consequentemente, seus resultados.

Entre em contato agora mesmo e descubra como podemos ajudar a preparar a sua empresa para lidar com as demandas de tecnologia atuais e futuras!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: