- 4 minutos
- nov 13, 2024
Uma coisa é certa: gerenciar informações essenciais aos resultados da sua empresa nunca foi tão fácil quanto agora. Você pode fazê-lo usando as opções de bancos de dados oferecidas por soluções de computação em nuvem, a exemplo do Google Cloud Platform.
Em outras palavras, você não precisa arrumar novos armários, gaveteiros ou espaços para lidar com toda aquela papelada que um bom negócio gera diariamente. Em bancos de dados, é possível gerenciar essas informações de modo otimizado, seguro e eficiente.
Atualmente, os dados são um dos maiores ativos das empresas. Todo o posicionamento estratégico do negócio é desenvolvido por essa base, de modo que é determinante para sua lucratividade e relevância.
Nesse sentido, gerenciá-la por meio de bancos de dados dos serviços do Google Cloud Platform é algo que você não pode deixar de considerar.
Por isso, vamos te explicar como essa ferramenta funciona, suas vantagens, opções e muito mais para você ficar por dentro de tudo o que envolve essa solução. Vamos lá?
O Google Cloud Platform é uma solução inovadora na área de computação em nuvem que tem conquistado o mundo. Trata-se do software mais completo do mercado, com uma lista gigante de funcionalidades que atendem os mais variados tipos de negócios.
Suas funcionalidades incluem:
Sendo os bancos de dados um dos principais destaques entre todos os recursos oferecidos. Tanto que foi reconhecido como líder no primeiro Quadrante Mágico da Gartner para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem (DBMS) em 2020.
O investimento em soluções de computação em nuvem traz um montante de benefícios para o empreendimento. Nesse sentido, o Google Cloud Platform supera seus concorrentes com ótimas vantagens, como:
Como se não bastassem esses benefícios ímpares no mercado de computação em nuvem, o Google Cloud Platform ainda tem diversas modalidades de bancos de dados que vamos explicar a seguir. Acompanhe!
O Google Cloud Platform disponibiliza uma série de opções de bancos de dados para você escolher conforme as preferências e necessidades da sua empresa, dentre os quais, destacamos:
O Google Cloud Storage é o banco de dados em que você pode armazenar um grande número de arquivos importantes e compartilhá-lo com quem precisar. O melhor é que tudo isso é feito com alto nível de segurança.
Para efeito de comparação, essa opção funciona de forma parecida com o Google Drive, no entanto, com funções mais robustas que o ajudam a gerenciar melhor seus dados.
O Cloud SQL é uma opção voltada à gestão de informações que já foram estruturadas, como de empresas que usam sistemas de gestão, a exemplo do CRM ou ERP.
Já o Cloud Bigtable é o serviço de banco de dados NoSQL, o qual é gerenciado e escalonável. Sobretudo, para grandes cargas de trabalho analíticas e operacionais, tendo praticamente 100% de disponibilidade.
Por sua vez, o Cloud Spanner é um banco de dados que se destaca pela escala ilimitada nativa da nuvem, consistência ao nível global e disponibilidade praticamente total. Para você ter uma ideia, essa opção consegue processar mais de dois bilhões de solicitações por pico. Incrível, não é?
Assim como o Bigtable, o Cloud Datastore é um dos bancos de dados NoSQL, só que voltado ao desenvolvimento de aplicativos. Ele é escalonável e disponível, fornecendo uma série de recursos, como:
O Persistent Disk é um armazenamento em blocos seguros que apresenta alto nível de desempenho para máquinas virtuais. Além disso, essa opção tem um escalonamento corporativo e flexibilidade ilimitada.
O Firestore é o banco de dados específico de documentos, o qual possibilita o desenvolvimento facilitado de aplicativos complexos. Ele é gerenciado e escalável, além de não depender de um servidor para funcionar.
Por fim, o Memorystore é uma opção de bancos de dados que permite simplificar o escalonamento com um serviço de memória seguro e altamente disponível.
Esse banco de dados é voltado aos dois dos mecanismos mais conhecidos em cache de código aberto para criação de aplicativos, isso é, Redis e Memcached.
Diante de tantas modalidades de bancos de dados à disposição no Google Cloud Platform, é comum que você se pergunte: qual é a melhor opção para o seu empreendimento? A resposta é: depende.
Os tipos de dados utilizados pela sua empresa, necessidade de armazenamento e processamento de dados influenciam diretamente nessa tomada de decisão.
No entanto, uma coisa que pode ajudar a encontrar o melhor banco de dados do Google Cloud Platform é procurar especialistas no assunto. Dessa forma, você pode entender melhor o funcionamento de cada opção e receber o direcionamento correto.
Para isso, conte com a SantoDigital. Somos especialistas em transformação digital e promovemos inovação em mais de duas mil empresas no Brasil em mais de uma década de atuação. Isso com uma combinação de serviços de consultoria e soluções avançadas em TI.
Ainda tem dúvidas sobre o banco de dados Google Cloud Platform? Sem problemas! Entre em contato com a SantoDigital e impulsione seu negócio por meio da tecnologia em nuvem.