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- mar 12, 2025
O atendimento telefônico ainda desempenha um papel crucial para as empresas, sendo um diferencial capaz de transformar a comunicação com os clientes. Para alcançar esse objetivo, contar com a ferramenta certa é fundamental, e o Google Voice se apresenta como uma solução eficiente.
Com o Google Voice, é possível centralizar e gerenciar todas as interações por meio de um único sistema. Essa plataforma também demonstra como o cloud computing pode otimizar a comunicação interna, permitindo o envio e o recebimento de mensagens e ligações via internet.
Na prática, essa tecnologia oferece redução de custos, eficiência e praticidade, além de facilitar a resolução de problemas dos clientes. A integração com ferramentas como WhatsApp e os benefícios adicionais proporcionados pela parceria entre SantoDigital e Base Telco tornam o sistema ainda mais vantajoso.
A seguir, veja como o Google Voice pode transformar a comunicação da sua empresa e contribuir para melhores resultados.
O Google Voice é uma solução de telefonia empresarial baseada na computação em nuvem e integrada ao Google Workspace. Essa ferramenta, indicada para empresas de todos os tamanhos, simplifica e gerencia comunicações em uma única plataforma, utilizando a internet para realizar chamadas e enviar mensagens.
A tecnologia por trás do serviço é o Voice Over Internet Protocol (VoIP), que converte chamadas e mensagens em sinais digitais trafegados pela rede. O Google Voice pode ser usado com telefones fixos, móveis ou dispositivos conectados à internet.
Há uma versão gratuita, acessível a qualquer pessoa, mas com funcionalidades limitadas. Já o Google Voice for Business, incluído no Google Workspace, oferece recursos avançados, personalização e suporte especializado, principalmente quando implementado por parceiros como a SantoDigital, em colaboração com a Base Telco.
O Google Voice funciona ao vincular um número telefônico a diferentes dispositivos. Para empresas, ele se integra ao Google Workspace e às ferramentas do hub, como Gmail e Calendar, proporcionando comunicação unificada.
As chamadas realizadas ou recebidas são convertidas em sinais digitais e transmitidas via internet, permitindo que computadores também sejam utilizados para ligações. Mensagens e voicemails podem ser enviados e recebidos, dependendo das configurações aplicadas.
Os fundamentos do Google Voice exigem que você tenha um dispositivo com conexão à internet. A rede deve ser estável e ser wi-fi ou plano de dados.
Além disso, você pode usar um novo número ou fazer a portabilidade de alguém que já tenha. De toda forma, essa é uma das principais ferramentas de comunicação que sua empresa pode ter.
As integrações do Google Voice são com o Google Workspace e os softwares que fazem parte desse hub de soluções. Por exemplo, Calendar, Drive, Gmail etc. Dessa forma, você consegue estabelecer uma comunicação unificada.
O serviço de chamadas telefônicas do Google também utiliza a inteligência artificial para otimizar as funcionalidades. Por exemplo, ela pode fazer a transcrição de voicemails.
A IA também é usada para filtrar as chamadas e as mensagens de texto de spam. Dessa forma, o foco se volta para o que é realmente importante. E para implementar chatbots, o que aumenta a escalabilidade e a capacidade de fechar negócios.
Isso permite ter uma experiência melhor, tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes. Assim, a equipe se mantém conectada e você consegue economizar tempo para aumentar a eficiência.
A versão pessoal é destinada a pessoas que buscam um número virtual para realizar chamadas, enviar mensagens e gerenciar correios de voz de forma básica, enquanto a versão empresarial oferece recursos avançados de gerenciamento de chamadas e integração com o Google Workspace.
No Google Voice pessoal, o foco está em chamadas e mensagens básicas, com um número virtual gratuito para uso em dispositivos móveis ou navegadores. É uma solução prática para uso individual, sem custos elevados e com funcionalidades limitadas.
Por outro lado, o Google Voice para empresas atende às demandas corporativas, permitindo a criação de grupos de toque, configuração de atendimento automático e suporte a múltiplos usuários e números.
Ele também oferece transcrição de correio de voz, integração com ferramentas, como Google Meet e Calendar, e escalabilidade para equipes maiores, sendo ideal para empresas que precisam de um sistema telefônico completo e eficiente.
As funcionalidades do Google Voice incluem:
Ao fazer uma chamada para sua empresa, o cliente passará por um menu de voz. Esse é um processo de autoatendimento, que permite que o usuário pressione certos dígitos para ter uma informação ou acessar um setor, ou colaborador específico.
Os usuários podem conectar vários dispositivos a um único número, a fim de evitar a perda de ligações. Esse encaminhamento de chamadas faz com que todos os aparelhos toquem ao mesmo tempo e quem estiver disponível faz o atendimento.
O Google Voice transcreve os voicemails de forma automática por meio da inteligência artificial. Eles são transformados em textos e enviados por e-mail, facilitando o trabalho da equipe. Afinal, você consegue fazer uma leitura rápida, em vez de ficar escutando as mensagens individualmente.
Os filtros de spam do Google Voice identificam e bloqueiam 99% das chamadas indesejadas.
O sistema utiliza inteligência artificial para marcar automaticamente números suspeitos de spam, garantindo que as chamadas importantes sejam priorizadas, mas também é possível cadastrar números específicos ou configurar regras.
A possibilidade de criar grupos para um mesmo número no Google Voice permite que múltiplos usuários compartilhem a responsabilidade de atender chamadas recebidas em um único número.
Essa opção beneficia equipes de atendimento, suporte ou call center, já que distribui a carga de trabalho de forma eficiente e melhora os tempos de resposta.
Além disso, garante que nenhuma chamada importante seja perdida, oferecendo mais agilidade e organização para o gerenciamento de comunicações empresariais.
A funcionalidade de mensagens de texto (SMS) permite o envio e recebimento ilimitado de mensagens diretamente pelo Google Voice.
Além de ser uma opção conveniente para comunicação, o recurso é acessível em dispositivos móveis e navegadores, garantindo flexibilidade.
Essa funcionalidade também é importante para empresas, que podem usar mensagens de texto como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente ou para envio de atualizações e notificações.
Em relação ao Google Contacts, o Voice insere os números na lista de contatos, conforme a conta existente. Já a integração com o Gmail permite fazer e receber chamadas pelo inbox do e-mail.
Assim, o gerenciamento de toda a comunicação é feito a partir de um único lugar. Além disso, fica claro como ferramentas de colaboração podem ajudar nos novos modelos de trabalho. Afinal, trabalhadores que estão longe do escritório têm acesso aos recursos facilmente.
Os benefícios do Google Voice para empresas são:
A solução de voz do Google pode ser utilizada em diferentes dispositivos, como tablets, smartphones e computadores. As mensagens e ligações são sincronizadas em todos eles, garantindo o acesso facilitado e a continuidade do serviço.
O serviço de telecomunicação pode ser usado em computadores, tablets e smartphones. Isso já é uma vantagem. Ainda é possível sincronizar as chamadas e as mensagens em todos os aparelhos.
As informações geradas pelo Google Voice são salvas em um dos tipos de armazenamento em nuvem e não há limite de espaço. Assim, as mensagens e ligações são guardadas na nuvem, assim como os relatórios gerados.
É possível fazer diferentes tipos de configurações no Voice. Isso inclui a definição de números customizados e geração de relatórios que demonstram a utilização da solução na empresa. Também é possível criar chatbots e mais.
Como você utiliza a internet para fazer ligações, tem planos facilitados e mais econômicos. Além disso, é possível enviar mensagens de texto gratuitas para números do Canadá e EUA. No caso das chamadas internacionais, os preços são competitivos.
Os planos do Google Voice para empresas são Starter, Standard e Premier. Eles iniciam em US$10 por mês por usuário, sendo uma assinatura paga complementar em qualquer versão do Google Workspace.
Por sua vez, esse hub de soluções começa em US$6 mensais e oferece uma conta de Gmail com o nome de domínio da empresa e zero anúncio.
É indicado para empresas de pequeno porte, que terão até 10 usuários utilizando a solução. Custa US$10 por mês por usuário e o uso é apenas doméstico.
Oferece mais recursos de telefonia corporativa em nuvem. Por exemplo, grupo de destinatários de chamadas, atendentes automáticos em diferentes níveis e telefones de mesa VoIP.
Há número de usuários ilimitado e uso doméstico e regional. O custo é de US$20 por mês por usuário.
Recomenda-se utilizar o Google Voice Premier em empresas de grande porte, que necessitam de recursos avançados. Por exemplo, gravação automática de ligações e geração de relatórios avançados.
O custo é de US$30 por mês por usuário. Já o uso é doméstico, regional e internacional, e o número de usuários é ilimitado.
Para potencializar os benefícios do Google Voice, a SantoDigital firmou uma parceria estratégica com a Base Telco. Essa colaboração permite implementar a solução de forma eficiente, integrando a interatividade do Google Workspace à comunicação e mobilidade dos clientes.
Isso é possível porque a Base Telco é uma empresa especializada em Unified Communications as a Service, com foco no desenvolvimento e na otimização de formas eficazes de comunicação por meio da tecnologia.
Sua atuação abrange tanto a comunicação interna quanto a externa, envolvendo clientes, fornecedores e stakeholders, o que garante mais fluidez e simplifica a rotina dos usuários.
A SantoDigital, por sua vez, é referência no mercado brasileiro em implementação e migração de serviços para o Google Cloud Platform, além de gestão de licenças do Google Workspace.
Reconhecida como o principal parceiro Google na América Latina, a empresa oferece serviços personalizados e eficientes, adaptados às necessidades de cada cliente.
Essa parceria atende às demandas de um mundo cada vez mais conectado, em que plataformas de comunicação e mobilidade dinâmicas e intuitivas são essenciais.
Além disso, a SantoDigital oferece automação no atendimento telefônico por meio da Jornada de Chatbot, permitindo atender simultaneamente um grande número de usuários. As respostas automáticas às dúvidas mais comuns otimizam o tempo e aumentam a eficiência.
Outro diferencial está na consultoria especializada em chatbots e assistentes virtuais, que inclui:
Os chatbots desenvolvidos são personalizados e podem ser integrados a qualquer tecnologia ou banco de dados, o que inclui o Google Assistant e assistentes telefônicos, melhorando significativamente o atendimento automatizado.
Com essa parceria, as empresas usuárias do Google Workspace podem contar com uma única plataforma de comunicação, aliando a experiência da Base Telco na adaptação a cenários de infraestrutura complexos à capacidade de personalização das soluções.
Isso reforça o conceito de clean office, eliminando a necessidade de aparelhos telefônicos físicos sem perder qualidade no serviço.
A combinação de expertise da SantoDigital e da Base Telco maximiza os benefícios do Google Voice, permitindo que sua empresa alcance novos patamares de eficiência e conectividade.
E você, também quer aproveitar esses benefícios? Conheça o Google Voice e descubra como a SantoDigital pode transformar a comunicação da sua empresa!
Créditos da imagem: Freepik