Ir para o site
  • Cloud Computing

Desktop as a Service (DaaS): 5 benefícios e exemplos de uso

  • Por: SantoDigital
  • jan 13, 2025
  • 5 minutos
Profissional de TI integra o Desktop as a Service (DaaS) para ter acesso seguro a desktops

Em um cenário de alta competitividade, lidar com os desafios impostos por infraestruturas de TI tradicionais tornou-se inviável. Esse modelo apresenta custos elevados, limitações na escalabilidade e vulnerabilidades em segurança. A boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos com a implementação do DaaS.

O Desktop as a Service é uma solução eficiente que proporciona acesso remoto e seguro à infraestrutura de TI. Essa abordagem escalável e acessível, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, oferece flexibilidade e redução de custos.

Baseado na computação em nuvem, o DaaS reduz ou até elimina o trabalho operacional da equipe de TI, permitindo que ela se concentre em atividades estratégicas. Além disso, a solução apresenta outros benefícios. Quer saber quais são? Explicamos neste post.

O que é Desktop as a Service (DaaS)?

O Desktop as a Service (DaaS) é uma solução em cloud computing que oferece acesso seguro a desktops e aplicações virtuais hospedados na nuvem. Oferecido por uma empresa terceirizada, o serviço pode ser acessado remotamente de qualquer dispositivo conectado à internet, configurando-se como um sistema de virtualização gerenciada.

Também conhecido como desktop como serviço, o DaaS conecta hardware físico a um ambiente virtual, no qual são disponibilizados os softwares e aplicações necessários ao negócio.

A grande virada de chave, porém, é deixar com a empresa terceirizada toda a gestão de backups, armazenamento de dados, manutenção, atualização e segurança da informação. Desse modo, você tem mais eficiência operacional, porque você passa a ter uma infraestrutura em cloud computing.

Qual a diferença entre DaaS e VDI?

DaaS e VDI são formas de virtualização que oferecem acesso a desktops virtuais, mas diferem na implementação e gestão. O Virtual Desktop Infrastructure (VDI) é implantado em data centers locais, sob a gestão da equipe interna de TI.

Por outro lado, o Desktop as a Service funciona em uma infraestrutura em nuvem. Nesse modelo, as empresas contratam o serviço por assinatura, pagando apenas pelo uso realizado.

Essa flexibilidade é especialmente vantajosa em momentos de aumento de demanda, como fusões, aquisições ou a necessidade de integrar equipes híbridas.

Quais são os benefícios do DaaS?

Os principais benefícios do DaaS incluem controle de custos, segurança, melhora na experiência do usuário, escalabilidade e flexibilidade, além da continuidade dos negócios. Confira mais detalhes:

1. Controle de custos

O DaaS elimina a necessidade de investimentos em infraestrutura interna de TI. Em vez disso, o serviço é contratado por assinatura, o que facilita a previsão de gastos mensais e reduz despesas de capital, como compra de equipamentos e instalações.

2. Segurança

Com recursos avançados, como backups frequentes,  planos de recuperação de desastres e medidas de cibersegurança, o DaaD evita o vazamento de dados e minimiza riscos, atendendo também às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

3. Melhoria da experiência do usuário

Por garantir acesso remoto e via dispositivos móveis, a equipe aumenta sua produtividade e a experiência do usuário é aprimorada. Além de encontrar os dados e informações necessários a qualquer momento, a pessoa pode estar em diferentes lugares, já que o DaaS suporta diferentes dispositivos, como tablets, notebooks, desktops e mais.

4. Escalabilidade e flexibilidade

A abordagem do Desktop as a Service é mais escalável e flexível. Isso significa que você pode diminuir ou aumentar com rapidez a quantidade de desktops virtuais.

Todo o processo é realizado conforme a demanda, sem comprometer o orçamento empresarial por ser desnecessário investir em uma infraestrutura adicional. Esse procedimento também é adotado para a adição de novos usuários.

5. Continuidade dos negócios

Qualquer situação de interrupção ou desastre não interfere no funcionamento das operações da empresa. Isso porque as aplicações e os dados estão armazenados na nuvem e podem continuar sendo acessados.

Essa característica é derivada justamente de não estarem disponíveis em um local físico, que acaba tendo uma vulnerabilidade maior.

Quais os exemplos de uso do DaaS?

Central de atendimento

O DaaS suporta grandes volumes de transações e ambientes de trabalho por turnos. Cada colaborador possui um login exclusivo, permitindo acesso seguro ao desktop individual.

Desenvolvimento de software

Na programação, essa solução possibilita acessar múltiplos desktops virtuais, eliminando a necessidade de alternar entre equipamentos ou instalar diversos sistemas operacionais em uma única máquina.

Serviços de saúde

Na área da saúde, os profissionais conseguem armazenar os registros médicos dos pacientes e acessá-los sempre que necessário, mesmo sem ter um computador propriamente dito.

Ao mesmo tempo, isso traz mais segurança, já que o acesso aos dados e informações sensíveis depende de login. Ou seja, o roubo de um equipamento não implica violação.

Laboratórios universitários

O desktop virtual pode ser acessado a partir de qualquer computador dos laboratórios universitários. Ainda se torna mais simples disponibilizar aplicativos de licença limitada e caros para que os alunos compartilhem a mesma área de trabalho remota.

Trabalho remoto

O desktop como serviço simplifica o trabalho remoto, já que as aplicações podem ser acessadas pelos trabalhadores que atuam fora da empresa. Assim, eles executam suas funções com qualidade e segurança, mesmo sem estarem no escritório.

Fusão e aquisição

No caso de fusões e aquisições, novos colaboradores podem ser adicionados sempre que necessário e sem a necessidade de adquirir novos equipamentos. Portanto, com a mesma quantidade de máquinas, é possível dar acesso às aplicações aos novos funcionários.

DaaS no Google Cloud

O Desktop as a Service é uma função do Google Cloud Plataform que facilita a implantação e o gerenciamento de aplicações e equipamentos. Os parceiros de área de trabalho virtual de alto desempenho são:

  • Cameyo: simplifica o envio de aplicativos do Windows para outros dispositivos via navegador. O processo é feito sem áreas de trabalho virtuais ou redes privadas virtuais (VPNs);
  • Citrix: cria um espaço digital de trabalho para implementar aplicações e desktops em qualquer rede ou dispositivo;
  • Dizzion Frame: facilita a realização de streaming dos aplicativos e desktops Windows do Google Cloud para qualquer dispositivo;
  • VMware: é feita a gestão e o fornecimento de desktops virtuais e apps, além de permitir a execução do Horizon 8 de modo nativo para ter mais controle e proteção dos recursos do Windows;
  • Workspot: é uma plataforma de Software as a Service (SaaS) que usa o Google Cloud para inserir os usuários próximos no mesmo perímetro e melhorar a performance.

Com essas explicações, fica claro que o DaaS é um bom negócio. Especialmente, se você contar com uma empresa especializada na implementação de soluções em Google Cloud.

A SantoDigital oferece o suporte necessário para que você aproveite ao máximo as ferramentas do Google Cloud Platform. No que se refere à infraestrutura, você conta com máquinas virtuais, servidores Kubernetes, containers e funções serverless.

Além disso, é possível armazenar objetivos, dados estruturados e arquivos, e analisar grande volume de dados, inclusive com a implantação de machine learning. Sem contar que você pode melhorar suas decisões com a inteligência artificial, modernizar sua infraestrutura e otimizar os fluxos de trabalho.

Assim, sua empresa alcança um novo patamar com o DaaS e pode otimizar suas operações. Além disso, poderá contar com o auxílio da SantoDigital para ter todo o suporte necessário e alcançar ainda mais eficiência.

Então, que tal entender melhor sobre como a SantoDigital implementa as soluções Google Cloud? Acesse nosso site e comece a sua jornada de transformação na nuvem!

Resumindo

Qual o significado de DaaS?

O significado de DaaS é Desktop as a Service, ou desktop como serviço. Essa solução consiste em oferecer acesso seguro a desktops e aplicações virtuais hospedados na nuvem. O serviço é ofertado por uma empresa terceirizada e a equipe acessa-o de forma remota a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Créditos da imagem: Freepik

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.