Como ter sucesso com Home Office

Home Sem categoria
Como ter sucesso com Home Office

Como ter sucesso com Home Office

Congestionamentos, greves de ônibus, gasolina cada vez mais cara, falta de vaga para estacionar. Diante do caos dos grandes centros urbanos, as horas do dia desperdiçadas com o deslocamento até a empresa se tornaram um enorme obstáculo para a produtividade de qualquer profissional. Em compensação, a tecnologia da nuvem que, entre outros recursos, trouxe a possibilidade de compartilhar e editar documentos em tempo real, permitiu que o Home Office conquistasse a preferência de empreendedores em busca, não só de economia e proatividade, mas também de mais qualidade de vida.

Gostaria de dicas para ter sucesso com o seu Home Office? Conheça três!

1. Organização

A primeira providência é delimitar um local da casa para ser seu escritório. De preferência, um cômodo isolado e arejado, longe do vai e vem da família, do interfone, do aspirador de pó e dos animais de estimação.

Oriente as pessoas que moram com você acerca do seu horário de trabalho para que não haja interrupções. Outro detalhe importante é escolher a mobília apropriada: uma mesa em C ou L, um assento confortável e ajustável com apoio para braços, fazendo com que o cotovelo forme um ângulo de 90 graus com teclado e mouse, além de um monitor à altura dos olhos. Em suma, nada de trabalhar esparramado na cama.

2. Disciplina

Televisão ligada ou telefone que toca sem parar. A dispersão tende a atingir níveis insuportáveis para o profissional que se aventura pelo Home Office.

Por isso o ideal é que você aja como se estivesse dentro de um emprego convencional, com hora para começar e acabar as tarefas e eventuais pausas para almoço e café. Tenha ao seu lado uma agenda para classificar suas prioridades do dia e, se possível, faça um curso de gerenciamento do seu tempo para não deixar que o trabalho tome conta dos seus horários de descanso, avançando madrugada afora, ou sua sanidade mental irá cobrar um preço alto pelas horas extras.

3. Tecnologia, a grande aliada

Com um pacote corporativo, como o Google Apps for Work, você pode colocar sua empresa no bolso e trabalhar não só dentro de casa, mas de onde quiser. A partir do Google Docs, por exemplo, você pode editar e salvar documentos em tempo real, compartilhando com clientes e colegas de trabalho sem precisar ficar enviando uma série de e-mails.

Já o Google Hangouts permite que você faça reuniões de trabalho com o número de participantes que quiser, sem necessidade de gastar com telefone fixo ou celular. O melhor é que a plataforma permite que você grave a conversa com seu interlocutor que, por sinal, pode estar do lado da sua casa ou na China.

No entanto, toda a sua estratégia Home Office pode acabar indo pelo ralo caso você não promova a segurança dos dados. A tecnologia precisa ser de ponta, nada de softwares piratas ou crackeados.

O ambiente informal não é desculpa para descuidar dos seus instrumentos de trabalho, muito menos do sigilo dos dados. Antivírus atualizado e firewall devidamente configurado são vitais para que nenhuma informação se perca ou seja violada nos processos. Com a total segurança das informações, uma eficiente metodologia de trabalho e computadores em ótimo estado, não há como seu Home Office não ter sucesso.

O que achou de investir no Home Office daqui para frente? Já aderiu ao escritório dentro de casa? Compartilhe a sua opinião sobre o assunto nos comentários!

 

Artigos Relacionados:

5 apps ideais para quem trabalha com home office

Como manter seu Gmail e Google Apps for Work seguros?

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: