- 4 minutos
- ago 13, 2024
A cada dia que passa, mais sistemas estão atrelados a novos recursos tecnológicos que acabam por facilitar — e às vezes até extinguir — tarefas cotidianas nos escritórios e, inclusive, na gestão de TI das empresas. O Google Workspace pode ajudar nessa missão.
Essas mudanças também podem causar novas lacunas e situações que pedem por novos processos, novos tipos de profissionais e de serviços prestados, novas áreas de estudo, entre outros detalhes não menos importantes. São espaços que precisam ser preenchidos de acordo com o surgimento das inovações dessas áreas.
Uma das mais afetadas, a Tecnologia da Informação (TI) é responsável pelo gerenciamento das informações de um determinado sistema ou de uma determinada empresa. Para qualquer projeto que envolva o uso de várias tecnologias e tipos de dados diferentes, é necessário que haja um gerenciamento desses recursos para um bom andamento e crescimento do negócio.
Para o cumprimento dessa missão, temos a área de gestão de TI trabalhando a todo vapor, tendo como foco tanto a manutenção desses sistemas de dados e das suas tecnologias quanto a otimização e o controle dos serviços que são operados durante seu funcionamento.
No cumprimento de tais tarefas, são utilizados alguns recursos que possibilitam o envolvimento e o gerenciamento de toda a equipe, facilitando a comunicação e o compartilhamento de dados entre todos os colaboradores.
Um desses recursos é o Google Workspace, uma plataforma multisserviços que pode ajudar muito na gestão de TI em todo tipo e tamanho de empresa. Se você quer saber mais sobre como inovar a comunicação e o compartilhamento de dados em diversos setores da sua organização, acompanhe nosso artigo e confira as últimas novidades que a SantoDigital traz para você!
O Google Workspace tem uma série de pacotes de serviços criados especialmente para que o cotidiano de suas equipes seja agilizado de forma contínua. Isso é ainda mais necessário na área de gestão de TI, pois é uma das áreas da empresa que mais sofrem modificações constantes devido aos avanços tecnológicos.
A implementação desses recursos servirá para otimizar os processos internos e externos de gerenciamento que envolvam tecnologia e fluxo de dados dentro e fora da empresa.
Para que possamos explorar as possibilidades e oportunidades que o Google Workspace pode trazer às nossas equipes e gestores, trazemos a seguir algumas questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher esse recurso.
Pelos serviços utilizados estarem dentro de uma mesma plataforma, a organização de suas equipes é bastante otimizada. Os diversos serviços variam entre o Google Agenda, o Google Calendário, o Gmail, o Google Docs, o Google Drive, entre outros. A plataforma permite que todos esses serviços estejam integrados entre si.
Essa integração acaba, portanto, facilitando muito a organização pela equipe de gestão, pois é realizada de forma automatizada, sem necessidade de supervisão ou de um controle pessoal por parte de um gestor para cada tipo de serviço ou ferramenta.
O Google Workspace facilita a otimização dos recursos de sua empresa por não exigir a compra de vários serviços e softwares que correm o risco de nunca serem utilizados. Além disso, como toda a estrutura está hospedada em nuvem, as equipes de TI não se ocuparão mais com atualizações ou bugs nos softwares, nem mesmo com problemas no hardware — tudo isso fica por conta do serviço do Google Cloud.
Isso certamente trará uma economia de tempo e de recursos, deixando uma margem para otimizações de outros processos internos que poderão facilitar ainda mais o andamento dos negócios. Com isso, barateiam-se custos e promovem-se melhorias no serviço prestado, tudo ao mesmo tempo.
Com o Google Workspace é possível que uma única conta controle todos os usuários de uma equipe. Por exemplo, o administrador responsável pelo sistema é capaz de modificar as políticas de uso ou alterar alguma configuração de acesso disponível para determinados usuários por meio de um painel.
Com isso, é garantido, também, o compliance, podendo ser utilizado até mesmo em caso desses recursos serem disponibilizados aos clientes. Tudo para promover a privacidade, a qualidade na prestação do serviço e a sua segurança ao lidar com dados importantes e sigilosos.
Pelo serviço disponibilizado pelo Google Workspace estar hospedado em nuvem, sua equipe de gestores acaba por não ter mais a necessidade de realizar backups regulares. A facilidade da tecnologia faz com que qualquer alteração realizada em um arquivo seja compartilhada instantaneamente.
Além dessa vantagem no compartilhamento, a plataforma conta com recursos de salvamento automático, assim como controles de versão dos documentos. Enfim, chegou a hora da gestão de TI dar adeus aos problemas com organização e corrompimento de arquivos. Tudo fica mais fácil com o Google Workspace.
Para que sua equipe possa ficar cada vez mais ágil com o uso dos recursos disponibilizados pelo Google Workspace, é necessário realizar sua implementação. Essa tarefa necessita de uma equipe preparada e com muita atenção, principalmente nas questões que envolvem a integração dos aplicativos de terceiros e os sistemas convencionais já utilizados pela empresa.
Saiba que isso é tudo de melhor que a SantoDigital, como umas das maiores parceiras do Google Cloud no Brasil, pode oferecer para você. Nossos colaboradores possuem a experiência necessária para fazer essa migração da maneira mais produtiva possível para seu negócio progredir além dos concorrentes.
Como vimos no decorrer do artigo, o Google Workspace é uma plataforma robusta e completa que pode agregar muito à agilidade de organização das equipes. Isso gera um alívio no setor de gestão de TI, trazendo sua empresa para mais perto das possibilidades inovadoras que a tecnologia vem oferecendo.
Quer saber mais sobre a integração desses recursos e melhorar a gestão de TI de sua empresa? Acesse nosso artigo sobre Quais os benefícios da Cloud Computing para a gestão de TI? Aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo e passe a contar com infraestrutura flexível e responsiva sem deixar a segurança em segundo plano — permita aos seus gestores de TI tomarem as melhores decisões, guiando a sua empresa rumo ao sucesso!