Google Workspace: como otimizar o seu uso com ferramentas que você já utiliza?

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Google Workspace: como otimizar o seu uso com ferramentas que você já utiliza?

O Google Workspace é um conjunto de aplicações de comunicação e produtividade que oferece todas as funcionalidade que sua empresa precisa para realizar as principais atividades do dia a dia. Apesar disso, muitas organizações ainda precisam utilizar essa solução em conjunto com soluções de outros fornecedores, como Microsoft e Adobe Acrobat.

Isso geralmente acontece ou porque a empresa já está acostumada a um tipo de aplicação e não deseja substituí-la por uma equivalente do Google ou porque recebe documentos ou colabora com clientes, fornecedores ou parceiros que utilizam outras soluções, que não o Google Workspace.

Para que o uso de diferentes soluções não ofereça nenhum tipo de problema para os seus usuários, o Google Workspace oferece integração com as soluções mais populares do mercado, para que você possa trabalhar com documentos e aplicativos provenientes de diferentes fornecedores de forma eficaz.

A seguir, você irá descobrir como as soluções de comunicação e produtividade do Google podem ser utilizadas de forma a otimizar a integração com outras ferramentas que você já usa ou, ocasionalmente, precisa utilizar. Confira!

Sobre o Google Workspace

O Google Workspace, antigo G Suite, é um conjunto de aplicações de que otimizar processos e melhoram a comunicação nas empresas. 

Sua abordagem está totalmente voltada à otimização da comunicação e colaboração, em um ambiente conciso onde todas as aplicações contam com perfeita integração.

Nesse sentido, o Google Workspace favorece à produtividade e a adoção de rotinas de trabalho remoto, oferecendo todos os principais recursos utilizados no dia a dia a partir de uma única interface.

Saiba mais sobre esse conjunto de aplicações acessando nosso artigo que aborda as principais perguntas e resposta sobre essa solução.

Integração com arquivos originários de aplicações de outros fornecedores

Diariamente, os colaboradores de uma empresa precisam lidar com uma série de arquivos recebidos de terceiros. Para os usuários das aplicações do Google Workspace, esse não é um problema. 

O Google Drive permite armazenar e compartilhar mais de 100 tipos e formatos de arquivos diferentes, incluindo documentos do Microsoft Word, Excel e PowerPoint, bem como PDFs, imagens e vídeos.

Além disso, os documentos armazenados ficam acessíveis a partir de qualquer lugar, por meio de diferentes dispositivos e ainda conta com um recurso de busca que permite a localização de arquivos quase 50% mais rápido.

De fato, o Google Workspace trabalha com diferentes tipos de formatos, de diferentes fornecedores, nativamente.

Por exemplo, ao receber um documento do Word como anexo de e-mail, você pode abri-lo e começar a editar na aplicação Documentos com um único clique, preservando o formato de arquivo do Word.

Assim, o usuário pode então responder ao e-mail original e incluir o arquivo atualizado com as devidas alterações, direto do Documentos, sem a necessidade de converter para outro formato, uma vez que extensão original do arquivo é preservada.

O Google Workspace oferece compatibilidade mesmo com documentos mais complexos, como planilhas com macros. 

Um novo add-on de conversão de macro pode ser usado para que os usuários consigam utilizar um arquivo no Excel ou no Planilhas indistintamente.

Integração entre aplicações

Muitas vezes, os usuários precisam lidar não apenas com arquivos originados em outras aplicações, mas também integrar os recursos do Google Workspace com outra aplicação em uso.

Nesse sentido, o Google trabalha para permitir o bom funcionamento de ambientes híbridos funcionais, permitindo que seus recursos sejam compatíveis com as aplicações de terceiros.

Um bom exemplo é o Google Meet, uma das mais populares e seguras ferramentas de videoconferência.

Os clientes do Google Workspace podem convidar qualquer pessoa para participar de uma chamada do Meet, incluindo pessoas que usam o Outlook e não têm uma Conta do Google. 

E, caso utilize a solução de e-mail da Microsoft, você pode utilizar o complemento Google Meet para Microsoft Outlook, para incorporar os recursos de agendamento de reunião da ferramenta do Google.

Integração de dados

Um outro grande problema que geralmente surge quando se usa aplicações de diferentes fornecedores é a falta de integração de dados.

Com isso, muitas vezes torna-se necessário diversas atividades adicionais para transportar as informações de uma aplicação para outra.

Para que você possa integrar seus dados com outras aplicações automaticamente e, assim, melhorar a produtividade, o Google Workspace Marketplace oferece mais de 750 aplicativos de terceiros que aprimoram e estendem os serviços do Google Workspace.

Os aplicativos estão disponíveis em uma ampla gama de categorias: ferramentas de negócios, gerenciamento de documentos, fluxo de trabalho, educação, vendas e gerenciamento de relacionamento com o cliente, etc.

Você também pode desenvolver APIs para integrar dados e recursos de diferentes aplicações.

Agora você já sabe como otimizar o uso do Google Workspace com outras aplicações.

A SantoDigital atua em parceria com o Google e leva até a você as soluções do Google Workspace. A empresa também trabalha para ajudar você a adequar as ferramentas e processos para que todos possam ter a melhor experiência de uso.

Entre em contato agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo a otimizar o uso do Google Workspace na sua empresa!

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