Gestão de assinaturas de e-mail: veja as melhores práticas!

Home Gmail
Gestão de assinaturas de e-mail: veja as melhores práticas!
gestão de assinaturas de email

Gestão de assinaturas de e-mail: veja as melhores práticas!

Talvez você nunca tenha atentado a essa necessidade. Afinal, responde seus clientes e eles, aparentemente, sabem com quem estão falando. 

No entanto, a gestão de assinaturas de e-mail vai muito além de identificar o destinatário da mensagem. Na verdade, essa é uma ferramenta poderosa, que pode trazer benefícios enormes para a empresa.

Inclusive, investir nessa prática ajuda a aumentar as vendas do seu negócio. Como? A resposta passa pela profissionalização. 

Com uma solução adequada, como o Signature SD, você pode estruturar e sistematizar as assinaturas de e-mail de toda a empresa, tirando o máximo proveito desse recurso para o seu negócio.

Assim, além de ser uma ferramenta de comunicação, você conta com um software que contribui para as suas estratégias de marketing. Assim, fortalece a reputação e a identidade do seu negócio. Então, que tal saber mais sobre essas possibilidades? Neste post, explicaremos melhor.

O que é gestão de assinaturas de e-mail?

A gestão de assinaturas de e-mail é uma prática que utiliza um sistema para gerenciar e sincronizar todas as subscrições dos funcionários, centralizando-as. Isso permite que os colaboradores mantenham o padrão da empresa, colocando suas principais informações.

Esses dados constarão no rodapé da mensagem. Entre eles estão: 

  • nome da empresa e do colaborador;
  • telefone de contato;
  • cargo do funcionário;
  • endereço da empresa.

Vale a pena reforçar que esses campos podem ser alterados. Tudo depende do que é mais relevante para o negócio e seus clientes, fornecedores e parceiros. 

Como funciona a gestão de assinaturas de e-mail?

A gestão de assinaturas de e-mail conta com uma solução especializada, em que todas as subscrições dos colaboradores da empresa são visualizadas. A partir disso, todas são atualizadas de acordo com um único modelo.

Assim, o gerenciador de assinaturas faz a organização necessária, conforme a equipe e o departamento. Caso alguma informação seja inserida de forma manual, o responsável recebe a notificação e atualiza os contatos, se for preciso.

Qual a importância da gestão de assinaturas de e-mail?

É muito comum que um colaborador deixe seu e-mail sem assinatura após entrar na empresa. Isso leva a uma descaracterização, já que parece que ele não está totalmente integrado à equipe.

Além do mais, existem casos em que as assinaturas de cada um dos funcionários é diferente. Ou que muda de um departamento para o outro. O objetivo da gestão de assinaturas é justamente acabar com esses problemas.

Nesse cenário, a prática traz vários benefícios para a empresa. Um dos principais é aumentar as vendas. Afinal, a assinatura de e-mail pode ser uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços.

Ainda tem mais. Outras vantagens verificadas são: 

  • fortalecimento da identidade visual;
  • facilidade no contato de clientes com foco no recebimento de propostas;
  • melhoria da estratégia de divulgação, com uso de cores e publicação em redes sociais, dependendo do perfil da empresa;
  • personalização das assinaturas por departamento, especialmente quando cada um deles realiza atividades específicas;
  • aumento da conexão intuitiva de relacionamento.

Como otimizar a gestão de assinaturas de e-mail na empresa?

Para otimizar a gestão de assinaturas na sua empresa, é necessário adotar algumas boas práticas. Veja quais são as principais.

Tenha uma estratégia de assinaturas

Sua empresa não deve ter apenas uma assinatura simples e sem representatividade. Com uma estratégia adequada, é possível mostrar profissionalismo e autoridade de marca.

Isso é assegurado com uma assinatura HTML. Ela permite incluir conteúdos clicáveis para redirecionar o usuário para o site da empresa, por exemplo.

Portanto, considere o que faz mais sentido para seu negócio e inclua as informações mais relevantes. Por exemplo, contato, ícones de redes sociais, link para o site ou um produto etc.

Realize a padronização das assinaturas

Tudo na sua empresa precisa estar alinhado para garantir que os clientes lembrem da sua marca. Com a padronização de assinaturas, o nome da empresa fica mais visível. Você ainda pode fortalecer esse aspecto incluindo uma imagem que remeta ao segmento de atuação.

Use uma ferramenta de centralização e personalização

Um dos problemas enfrentados pelas empresas é ter assinaturas aleatórias, que nem sempre seguem um padrão e estão condizentes com os objetivos organizacionais. Ao contar com uma solução especializada, você gerencia todas as assinaturas e centraliza-as em um painel.

Dessa forma, pode modificar o padrão da forma que desejar e aplicar a todas as assinaturas de e-mail de modo automático. Isso gera economia de tempo e evita inconsistências no processo.

Signature SD: plataforma de gestão de assinaturas de e-mail

O Signature SD é uma solução para configurar assinaturas de e-mail de maneira centralizada. Ele está 100% integrado ao Google Workspace, sendo uma plataforma eficaz para a gestão completa das subscrições dos colaboradores.

Na plataforma, o gestor pode escolher um dos layouts disponíveis, criar assinaturas, utilizar gifs, realizar campanhas utilizando estratégias de e-mail marketing e ter total controle sobre as informações do banco de dados.

Dessa forma, sua empresa terá uma gestão de assinaturas de e-mail eficiente, padronizada e que gera ganhos de segurança, agilidade e organização. Além disso, terá acesso aos recursos do Google Workspace.

Então, que tal conhecer mais sobre essa plataforma? Acesse o site e veja todas as informações sobre o Signature SD para alcançar melhores resultados com essa estratégia.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: