- 5 minutos
- nov 8, 2024
Cada vez mais empresas têm optado por salvar os arquivos na nuvem. E não é para menos. Ao fazer isso, elas passam a armazenar seus dados em modernas infraestruturas situadas em várias localizações geográficas. Além disso, usando essa tecnologia é possível permitir que os colaboradores acessem todas as informações de forma rápida, a partir de qualquer lugar.
Esses são apenas alguns benefícios de adotar essa estratégia de armazenamento de arquivos. De fato, este é um passo muito importante para as companhias que desejam aumentar a produtividade, reduzir custos e, principalmente, aumentar a segurança dos dados.
Veja a seguir algumas razões pelas quais a sua empresa também deveria salvar os arquivos na nuvem.
Flexibilidade é uma das características fundamentais de uma empresa moderna. Nos dias de hoje, onde impera a hiperconectividade, ter acesso aos seus arquivos a qualquer hora e local é um fator chave para aumentar a produtividade.
Por isso, salvar os arquivos na nuvem é um ponto de grande importância. Ao adotar essa estratégia, sua empresa se torna muito mais dinâmica, visto que o acesso aos dados não fica restrito ao ambiente empresarial.
Isso significa que, com os arquivos na nuvem, é possível que seus colaboradores desenvolvam atividades do trabalho mesmo se estiverem impossibilitados de ir ao escritório, como acontece em casos de viagem ou reuniões fora da empresa. Da mesma forma, você sempre terá acesso às informações atualizadas, sem precisar mandar e-mails e esperar respostas, o que dá maior agilidade aos negócios.
Aumentar a produtividade é um dos objetivos principais de qualquer organização. Essa é uma forma de atingir melhores resultados e reduzir custos.
Como vimos, salvar os arquivos na nuvem dá maior flexibilidade às empresas, o que, por si só, contribui para o aumento da produtividade.
Mas, é possível ir além. A nuvem é uma grande facilitadora dos trabalhos colaborativos, visto que torna um mesmo arquivo acessível por várias pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, é possível ter diferentes equipes ou colaboradores trabalhando no mesmo projeto simultaneamente, sem gerar conflitos ou problemas de versão.
Dessa forma, além de agilizar a conclusão de atividades, a nuvem ajuda a diminuir os erros, visto que todos estão “na mesma página”. Isso evita retrabalhos e ociosidade, visto que não há o risco de usar a versão desatualizada de um arquivo. Além disso, uma pessoa ou equipe não precisa necessariamente esperar que outros terminem suas atividades para começar a trabalhar.
Obviamente, a segurança da informação é preservada, visto que é possível determinar quais pessoas têm acesso a cada documento, bem como determinar seus privilégios (somente leitura, leitura e edição, etc.). Além do mais, é possível ter um controle de versão dos documentos. Dessa forma, caso alguém cometa um erro, você pode voltar e recuperar as versões mais antigas.
Vale destacar que nem todas as ferramentas de armazenamento na nuvem permitem a edição simultânea e o controle de versão. Esses são recursos presentes apenas nas melhores soluções, como o Google Drive.
Todas as empresas objetivam o crescimento de suas atividades e, dessa forma, elas devem estar preparadas para isso. Nesse sentido, a nuvem é uma solução ideal, pois você contrata o espaço de armazenamento conforme sua necessidade.
Assim, caso sua empresa tenha um crescimento repentino, você não precisa se desesperar para comprar novos equipamentos para suportar sua nova demanda de armazenamento. Com alguns cliques, você consegue aumentar a capacidade e salvar os arquivos na nuvem sem problemas.
Sem dúvidas, esse é o ponto mais importante em adotar uma estratégia de salvar os arquivos na nuvem. Atualmente, os dados são alguns dos ativos mais valiosos que uma empresa possui. Por isso, é vital mantê-los seguros contra ciberataques e usos indevidos.
Os melhores provedores de nuvem oferecem infraestruturas modernas, ferramentas de segurança, além das melhores práticas do mercado, o que garante total proteção aos seus arquivos.
Além disso, como já mencionado, na nuvem é possível controlar o acesso, estabelecer privilégios e controlar a edição e exclusão de arquivos de forma muito prática.
Para completar, realizar o backup na nuvem é muito mais fácil, seguro e barato e você ainda conta com o escalabilidade, o que garante que você nunca ficará sem espaço.
Agora você já conhece alguns dos principais motivos pelos quais é importante adotar a estratégia de salvar os arquivos na nuvem. O próximo passo é encontrar soluções que atendam às necessidades de sua empresa.
A Santo Digital pode ser sua aliada nesse processo. Somos uma consultoria de negócios em tecnologia especializada em serviços de computação em nuvem com mais de 9 anos de experiência no mercado. Além do mais, temos parceria com a Google para levar até você as melhores soluções do mercado.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nossas dicas incríveis de como escolher a melhor nuvem para sua empresa!