Como monetizar dados e qual o papel do CDO?

Home Cloud Computing
Como monetizar dados e qual o papel do CDO?

Como monetizar dados e qual o papel do CDO?

O CDO (Chief Data Officer) ou diretor digital está rapidamente se tornando um importante ator de liderança nas principais organizações. De fato, esse profissional funciona como um catalisador para consolidar silos de inteligência e análises de negócios e pode ser a peça-chave para identificar meios de como monetizar dados.

Analisando o cenário atual, dominado por soluções baseadas em Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e Big Data, não restam dúvidas de que os dados são bens altamente valiosos. Por isso, é de suma importância que as empresas contem com a expertise de um profissional que possa monetizá-los de forma estratégica, respeitando os regulamentos vigentes, como a LGPD.

Continue a leitura para saber mais!

O que faz um CDO?

Chief Data Officer significa coisas diferentes para diferentes organizações. Em algumas situações, sua atuação está focada em risco, conformidade e regulamentação.

Em outras, pode ser muito mais abrangente, voltada para análises corporativas e fatores de geração de receita, o que inclui formas de como monetizar dados.

Em essência, o papel do CDO deve estar vinculado à maturidade organizacional em torno de sua estratégia de dados.

Como monetizar dados na sua empresa?

Existem diferentes meios pelos quais uma empresa monetiza seus dados. As formas mais recorrentes são:

  • Remodelagem de negócios e melhoria das ações de marketing para impulsionar as vendas;
  • Utilização dos dados de forma estratégica para melhorar ou criar produtos ou serviços;
  • Compartilhamento de informações estratégicas entre parceiros comerciais;
  • Otimização de processos, gerando redução de tempo e custos;
  • Venda de dados.

Uma empresa pode utilizar todas essas alternativas simultaneamente, entre outras, para aumentar sua receita ou focar em algumas delas. Tudo depende dos objetivos traçados e dos recursos disponíveis para obtenção e padronização dos dados.

Qual o papel do CDO na monetização de dados?

Para que você possa explorar formas de como monetizar dados, primeiro você precisa analisar seu ambiente corporativo, infraestrutura e sistemas utilizados.

Em seguida, é necessário considerar as diferentes possibilidades, identificar investimentos necessários e calcular o retorno de cada opção para escolher as mais rentáveis e, assim, traçar um plano de ação.

Para isso, são necessários conhecimentos que vão muito além do escopo de um CIO, por exemplo.

Diante disso, contar com a contribuição de um CDO é de extrema importância para que sua empresa tenha sucesso na monetização de dados. Esse profissional, entre outras coisas, será capaz de identificar diversas possibilidades que podem ser exploradas, além de conseguir atribuir valor a conceitos e ativos abstratos.

Ao elaborar uma estratégia de como monetizar dados o CDO considera:

  • Estabelecimento de padrões de qualidade dos dados para eliminar o risco de “dados por dados”, ou seja, sem valor agregado;
  • Redução da exposição de dados confidenciais com princípios avançados de governança;
  • Evolução da arquitetura e dos sistemas de dados para ficar à frente do ritmo do mercado;
  • Avaliação das ferramentas necessárias para validação e padronização dos dados;
  • Proteção dos dados corporativos e gerenciamento de riscos e conformidade;
  • Estratégias para validação das fontes de dados.

Comece a monetizar dados na sua empresa agora mesmo

Como você percebeu, o CDO cumpre papel fundamental nas empresas que desejam monetizar dados.

No entanto, esse ainda é um profissional difícil de encontrar no mercado. Por ser uma posição recente e em expansão, a demanda ainda é maior que a oferta.

Por isso, a melhor solução é contar com uma consultoria especializada que ofereça os serviços de CDO, como a SantoDigital.

Entre e contato agora mesmo e dê o primeiro passo para começar a utilizar seus dados de forma estratégica e como fonte de receita.

Gostou de saber como monetizar dados e qual o papel do CDO nesse processo? Então, aproveite para descobrir como monitorar e mapear os custos de sua infraestrutura de TI de forma assertiva.

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: