- 5 minutos
- nov 8, 2024
O AlloyDB é um banco de dados gerenciado e compatível com PostgreSQL que oferece uma solução avançada para o armazenamento de dados. Criado para ser mais rápido, seguro e confiável, é ideal para empresas que buscam eficiência na gestão de seus dados.
Com o AlloyDB, é possível migrar, construir ou modernizar aplicações corporativas, minimizando riscos de imprecisões, perdas e vazamentos de informações, e assegurando um armazenamento de dados eficaz.
Ao adotar o AlloyDB, as organizações aumentam sua vantagem competitiva, aproveitando melhor seus recursos, obtendo insights valiosos e promovendo uma cultura orientada por dados. Continue lendo este post para descobrir mais sobre essa poderosa solução do Google.
Desenvolvido na plataforma Google Cloud, o AlloyDB é um banco de dados totalmente gerenciado e escalável, compatível com PostgreSQL. A solução combina serviços nativos ao banco de dados de código aberto, separando as camadas de armazenamento e computação, o que garante maior escalabilidade e velocidade de processamento.
Essas características tornam o AlloyDB adequado para a maioria dos workloads corporativos, oferecendo funcionalidades que permitem a obtenção de informações em tempo real e decisões estratégicas mais precisas. Também está disponível na edição Omni, que pode ser executada localmente em diversos dispositivos.
O AlloyDB oferece alto desempenho, escalabilidade e disponibilidade, com automação de diferentes atividades corporativas, como backups e replicações.
Além disso, utiliza algoritmos adaptativos de machine learning para gerenciar o vácuo do PostgreSQL. Esses recursos também são voltados para a gestão de memória e armazenamento, classificação de dados em camadas e aceleração analítica.
Com inteligência artificial e machine learning integrados, o AlloyDB organiza dados de acordo com os workloads, por meio de um mecanismo de colunas ativado por IA. Dessa forma, o banco de dados adapta o armazenamento de dados com base em padrões de uso, otimizando continuamente o desempenho.
A integração com o Vertex AI, plataforma de machine learning do Google, permite a execução de workloads de IA generativa sem necessidade de codificação específica, o que otimiza operações de machine learning diretamente no ambiente de dados.
A solução oferece processamento transacional até quatro vezes mais rápido que o PostgreSQL padrão, atendendo à alta demanda dos diversos setores de negócios. A edição Omni também se destaca, sendo duas vezes mais rápida que o padrão, combinando escalabilidade, custos reduzidos e confiabilidade por meio do balanceamento de carga horizontal.
Com uma disponibilidade de 99,99%, o AlloyDB detecta e recupera falhas em até 60 segundos. Para isso, utiliza algoritmos inteligentes que gerenciam armazenamento e memória com eficiência. A desagregação das camadas de banco de dados e armazenamento é realizada por três componentes principais:
Esses componentes evitam falhas sem impactar as operações do banco de dados, reforçando a segurança com backups programados.
Por ser até 100 vezes mais rápido do que o PostgreSQL padrão para as consultas analíticas, o AlloyDB consegue oferecer insights em tempo real.
Em geral, não há impacto na performance operacional ao elaborar relatórios ou executar o business intelligence e o processamento transacional e analítico híbrido (HTAP).
O backup pode ser feito de forma agendada ou sob demanda. Assim, os dados do cluster são armazenados em um lugar separado e o acesso é fornecido de maneira a conseguir a restauração mesmo após a exclusão do cluster.
Ainda é possível definir uma hora e a data de realização dos backups automáticos ou definir um ponto dentro da janela de retenção para fazer a recuperação pontual.
O AlloyDB usa de 3 a 4 vezes menos memória do que o índice HNSW no PostgreSQL padrão. Isso porque a solução tem um conjunto de ferramentas de inteligência artificial que permite construir aplicativos de IA generativa enquanto endereça parte da memória, da velocidade de indexação e dos requisitos de desempenho encontrados em casos reais.
Para utilizar o AlloyDB, é necessário ter a solução Google Cloud Platform e migrar sua infraestrutura para a nuvem do Google. Este processo deve ser conduzido por especialistas, como a equipe da SantoDigital, que possui a expertise necessária para implementar soluções no Google Cloud, garantindo suporte para maximizar a produtividade e eficiência da sua equipe.
Ao adotar o AlloyDB, você assegura um armazenamento de dados robusto, alta disponibilidade e recuperação rápida em caso de falhas, aproveitando ao máximo os recursos de inteligência artificial e machine learning.
Deseja saber mais sobre essa e outras soluções do Google Cloud Platform? Acesse o site da SantoDigital, descubra os detalhes e veja como podemos ajudar sua empresa a migrar infraestrutura e workloads com eficiência.
O AlloyDB é um banco de dados criado pelo Google Cloud totalmente gerenciado e escalável, e compatível com PostgreSQL. A solução combina serviços nativos ao database de código aberto, separando as camadas de armazenamento e computação. Com isso, assegura mais escalabilidade e velocidade de processamento.
crédito da imagem: Freepik