- 7 minutos
- nov 11, 2024
No cenário atual, no qual a competitividade está cada vez mais acirrada, reduzir custos é uma das principais formas de aumentar a lucratividade dos negócios. A tecnologia, em especial a automação de processos, é uma grande aliada para alcançar esse objetivo. O OCR por exemplo, é uma ferramenta essencial para simplificar a forma de extrair informações de notas fiscais.
OCR é o acrônimo de Optical Character Recognition (Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português) e, como o nome sugere, trata-se de uma tecnologia utilizada para reconhecer caracteres em documentos digitais ou digitalizados (imagem, PDF, etc.).
O OCR é uma ferramenta que utiliza essa tecnologia aplicada a negócios para agilizar diversas atividades e reduzir os trabalhos manuais.
Continue a leitura para saber mais sobre essa solução e como ela pode ser útil na automação de notas fiscais!
Trata-se de uma plataforma em nuvem que utiliza a tecnologia OCR aplicada a soluções de negócios. Essa ferramenta utiliza as tecnologias de Inteligência Artificial e Visão Computacional para identificar padrões nos documentos a serem processados, facilitando assim a extração precisa dos dados.
O OCR possui uma interface amigável e intuitiva. Dessa forma, todos os usuários podem utilizar essa ferramenta sem a necessidade de treinamentos.
Além disso, por ser uma solução baseada em nuvem, essa ferramenta é altamente escalável e pode ser facilmente integrada às demais aplicações utilizadas na empresa por meio de APIs, proporcionando a automação de processos.
Dar entrada em notas fiscais é uma das tarefas manuais que demandam mais tempo e trabalho na rotina dos departamentos fiscal e contábil.
Além de trabalhosa, essa atividade requer muita atenção. Um pequeno deslize, como a inversão de números ou a falta de vírgula pode levar a empresa a enfrentar diversos problemas, tais como:
O reconhecimento óptico de caracteres permite que você aproveite o processamento automatizado de notas fiscais e faturas para transformar seu fluxo de trabalho. Com ele, é possível aumentar significativamente a produtividade dos colaboradores e reduzir a incidência de erros. Veja a seguir como isso é possível!
Para que você possa entender melhor o funcionamento da tecnologia OCR, confira como ocorre cada etapa.
A tecnologia OCR é compatível com diversos formatos de imagem, tais como jpeg, png, pdf, etc. Isso significa que você pode utilizar diferentes dispositivos para digitalizar seus documentos, como scanners ou celulares.
Nesta fase, o sistema preparará a imagem para que os resultados do reconhecimento óptico de caracteres sejam os mais precisos possíveis.
A tecnologia OCR possui algoritmos pré-programados que removem manchas, eliminam páginas em branco, aprimoram caracteres difíceis de ler e muito mais.
Essa é uma parte muito crítica do processo que otimiza os resultados da captura. Quando a imagem estiver pronta, o mecanismo de OCR lerá e digitalizará os dados para estar pronto para a próxima fase do processo.
Conforme já mencionado, a tecnologia OCR integra recursos de inteligência artificial, o que proporciona uma facilidade no momento de cadastrar os templates dos documentos a serem processados e aumenta a acurácia doreconhecimento óptico de caracteres nas imagens.
O sistema detecta o tipo de documento e classifica automaticamente todos os arquivos que forem adicionados à plataforma.
Nessa etapa, você ainda pode definir os campos do documento que serão capturados, favorecendo, assim, ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.
Depois de definido os parâmetros, é hora de realizar o processo de extração. Aqui, os dados serão, de fato, transformados em caracteres digitais e serão disponibilizados em formato editável para que você possa fazer a validação.
Após a conclusão dos processos acima, é hora de realizar a conferência para se certificar que todos os caracteres foram extraídos corretamente.
Depois de validar os dados, basta dar a destinação correta. Vale ressaltar que eles podem ser automaticamente integrados a outras aplicações, como CRM, ERP, planilhas eletrônicas, etc.
Você ainda pode exportar o resultado do processamento em diversos formatos, tais como JSON, XML, CSV, entre outros.
Apesar de parecer muitas etapas, trata-se de um processo simples e muito mais rápido do que digitar todas as informações em um sistema ou planilha.
Com a tecnologia OCR, os colaboradores do setor contábil e fiscal terão ganhos significativos em produtividade e terão mais tempo para se dedicar a atividades de maior valor agregado.
Quer saber como contar com a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres na sua empresa? Então, entre em contato com a SantoDigital para que nossos técnicos possa apresentar essa ferramenta de maneira mais detalhada para você!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades da tecnologia OCR? Aproveite e descubra também como a Inteligência Artificial irá afetar o futuro da sua empresa!