- 5 minutos
- maio 1, 2023
O G Suite for Education para instituições de ensino é a solução do Google voltada para melhorar a comunicação e os métodos empregados nas salas de aula. Os aplicativos visam atender as necessidades de aprendizagem — tanto do nível fundamental quanto universitário.
As ferramentas do Google para otimização das tarefas facilitam diversos processos escolares, possibilitando uma maior interação e proximidade entre professores, alunos e responsáveis.
Na instituição de ensino, os benefícios estão relacionados à melhora da qualidade do serviço prestado, permitindo que os alunos aprendam mais utilizando recursos tecnológicos inovadores para o ambiente escolar. Entenda melhor sobre isso em nosso post de hoje!
O uso da tecnologia nas escolas ainda é um tema em debate, sendo que algumas instituições optam pela proibição dos aparelhos durante o período escolar. O Google, identificando oportunidades de ensino a partir das ferramentas, entretanto, desenvolveu o conjunto de aplicativos do G Suite for Education para instituições de ensino.
Entre as oportunidades de uso dessas ferramentas no ensino, destacam-se:
O Google Sala de Aula, por exemplo, é um dos aplicativos do conjunto G Suite for Education, e oferece algumas facilidades para o cotidiano do professor — como a criação de turmas e distribuição de tarefas diretamente pelo app.
Entre as formas de uso, destaca-se o Hangout: ele pode ser usado para tirar dúvidas. Já a opção de fóruns de discussão pode ser usada para fomentar o debate e esclarecer questionamentos dos estudantes.
O professor ganha muito mais autonomia e praticidade ao poder criar e gerenciar as tarefas digitalmente, inclusive identificando os estudantes que já concluíram a atividade e os que estão executando.
Também é possível criar e gerenciar trabalhos e provas, além de encaminhar feedbacks aos alunos por meio dos aplicativos, evitando o gasto com papel, por exemplo.
Os Hangouts e fóruns são plataformas adequadas para o esclarecimento de dúvidas em tempo real, podendo o professor retornar ao aluno por meio de vídeo ou texto, dependendo da dúvida apresentada.
Tal facilidade permite que os estudantes aprendam colaborativamente apresentando as dúvidas para os professores durante o processo de aprendizagem e evitando esquecer as questões que surgiram durante o momento da atividade ou revisão.
O professor pode usar diferentes aplicativos para auxiliar os alunos, como o Google Sala de Aula, Google Agenda, Gmail e kit do Google Docs, sendo possível criar documentos de texto, apresentações e planilhas que ajudam a enriquecer o processo de aprendizagem.
Um processo essencial e muitas vezes complicado na instituição de ensino é o feedback do desempenho escolar aos responsáveis. Tradicionalmente realizado por meio de reuniões escolares, esse tipo de retorno é demorado e gera empecilhos para um acompanhamento mais próximo.
O G Suite for Education possui recursos específicos para que os professores possam apresentar relatórios de desempenho dos alunos aos responsáveis, com acesso às atividades realizadas pelo estudante e o material didático de suporte.
O custo do material didático impresso e a dificuldade para que os estudantes possam carregar e ter todos os materiais acessíveis o tempo todo motivaram o Google a desenvolver o G Suite for Education com armazenamento ilimitado na nuvem nas versões pagas da solução.
Dessa forma, todos os estudantes e professores têm acesso aos materiais didáticos o tempo todo, podendo variar e incluir mais itens, aumentando as possibilidades de aprendizado do aluno.
Podem ser disponibilizados aos estudantes: aulas multimídias, vídeos, questionários, apostilas, livros e outros recursos que melhorem o serviço prestado aos alunos.
Acredita que o G Suite for Education para instituições de ensino pode ser útil para a sua escola? Deixe sua opinião abaixo e comente qual recurso você considera mais útil no processo de aprendizagem!