- 3 minutos
- nov 15, 2024
A transformação digital e a internet avançam a cada dia, trazendo novos recursos e inovações para as empresas, o que é excelente para otimizar as operações e os resultados.
Contudo, na mesma velocidade, crescem as ameaças digitais e cibercrimes, impulsionando a demanda por estratégias mais assertivas de segurança de dados e proteção.
É nesse contexto que surge a Threat Intelligence — inteligência de ameaças, em tradução livre para o português —, que funciona como uma abordagem estratégica para que empresas consigam contornar esses desafios constantes, enquanto tiram o máximo de potencial dos seus investimentos tecnológicos.
Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre o conceito de Threat Intelligence, seus tipos, etapas e benefícios, além de apresentar uma nova solução do Google especializada para este fim. Acompanhe a leitura para saber mais!
Threat intelligence envolve um conjunto de ações, estudos, técnicas e recursos direcionados para um mapeamento e tratamento proativo para lidar com ameaças cibernéticas em uma organização.
Trata-se de um trabalho estratégico, uma vez que, com a ajuda de tecnologia de dados, essa área ajuda empresas a identificar e compreender possíveis riscos antes que eles aconteçam. Logo, investir em Threat Intelligence permite que empresas adotem uma postura mais estratégica para:
Segundo um relatório da Trend Micro, o cenário mundial enfrenta uma escalada crescente de ameaças cibernéticas, atingindo diversos setores. Em 2019, 54 bilhões de casos foram identificados, enquanto que o ano de 2023 fechou com um total de 161 bilhões, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Esse número recorde, o maior da história, reforça a importância de se investir em prevenção e proteção de sistemas.
O uso da tecnologia na vida e no trabalho hoje é algo incontornável, logo, a melhor maneira de encarar esse desafio é por meio de uma abordagem estratégica, por isso a Threat Intelligence é tão importante.
Afinal, nos dias de hoje, a segurança cibernética não é um luxo, é uma necessidade. Estratégias baseadas em Threat Intelligence favorecem o conhecimento e a visibilidade em uma empresa, mostrando onde as ameaças estão, como elas funcionam e quais os seus alvos. Com isso, é possível se preparar e se proteger com antecedência.
Adotar uma estratégia de Threat Intelligence traz diversos benefícios para a sua organização, impactando positivamente a operação do negócio, os custos e demais áreas. Confira suas principais vantagens a seguir.
Como mencionado anteriormente, uma estratégia de Threat Intelligence permite identificar e entender as ameaças emergentes antes que elas impactem sua organização, possibilitando medidas proativas de proteção.
Assim, ao mapear as vulnerabilidades e pontos fracos da sua infraestrutura, a empresa pode priorizar as ações de remediação e reduzir as chances de ataques e perdas.
Uma vez que um ataque acontece, os custos de remediação, como recuperação de dados, reparo de sistemas e indenizações a clientes podem ser altos, muitas vezes inviáveis para determinados empreendimentos.
Entretanto, com base em dados e informações confiáveis obtidos pelo Threat Intelligence, empresas podem investir em medidas de segurança que realmente funcionam, evitando gastos desnecessários.
A segurança digital é uma prioridade para empresas hoje e concentra altos números em termos de investimentos. Todavia, prevenir é sempre mais barato do que remediar.
Por isso, investir em Threat Intelligence é a solução ideal para empresas mitigarem ataques que podem causar perda de dados, interrupções no negócio e danos à reputação, o que significa economia a longo prazo.
A Threat Intelligence auxilia na proteção de dados sensíveis, como informações de clientes e propriedade intelectual contra acessos não autorizados e vazamentos.
Com base em dados e insights precisos sobre ameaças e fraudes, gestores tomam decisões mais assertivas para proteger sua organização, escolhendo as melhores soluções de segurança para cada caso e definindo políticas eficazes.
De modo geral, investir nessa abordagem contribui para fortalecer uma cultura de segurança na empresa, elevando a confiança de clientes, parceiros e stakeholders. No mais, a Threat Intelligence apoia o cumprimento de leis e normas relacionadas à segurança da informação, como a LGPD.
A reputação e credibilidade da empresa também são fortalecidas, o que pode impulsionar a imagem da marca e atrair novos negócios.
O Threat Intelligence é um processo cíclico e contínuo, no qual as equipes responsáveis trabalham constantemente para otimizar e aprimorar as estratégias de segurança. Em geral, esse ciclo envolve seis etapas principais. Vamos conhecê-las a seguir.
Os analistas de segurança se concentram em:
Nessa etapa, o time precisa definir parâmetros para a coleta de dados relacionados às ameaças. É preciso considerar:
Com todos os dados brutos coletados, este estágio é o momento de:
A fase de análise é o momento em que a Threat Intelligence começa a tomar forma e se tornar estratégica. As ferramentas qualificadas adotadas buscam padrões nas informações coletadas para entender as tendências e as táticas dos cibercriminosos. Com isso, pode-se:
Comunicar as informações de Threat Intelligence com as partes interessadas de forma clara e concisa é muito importante para que as ações corretivas e proativas sejam implementadas em cada área de forma eficiente. Essa etapa também envolve:
Por fim, é essencial coletar feedback dos usuários sobre a relevância e a utilidade das informações de Threat Intelligence, bem como avaliar se a estratégia está alcançando os objetivos definidos na etapa de planejamento.
A ideia é utilizar esse feedback e as métricas coletadas para aprimorar continuamente o processo e permitir que os próximos ciclos de Threat Intelligence sejam melhores.
Dentro do universo de Threat Intelligence, existem diferentes tipos que envolvem aspectos, perspectivas e objetivos específicos. Entenda como funciona cada um deles e seu foco a seguir.
O nível tático de Threat Intelligence fornece informações sobre as táticas, técnicas e procedimentos utilizados por cibercriminosos em ataques reais.
O foco desse modelo é no agora, ou seja, ele auxilia equipes de segurança na resposta, identificação e mitigação de ameaças imediatas e em andamento, fornecendo indicadores de comprometimento (IOCs) e detalhes sobre vulnerabilidades específicas.
O nível operacional se concentra em detalhar aspectos e o comportamento dos ataques e de cibercriminosos a fim de gerar insights sobre ameaças em andamento e emergentes.
O foco é auxiliar especialistas da área na tomada de decisão e em levantar conhecimento relevante para automatizar tarefas de segurança para gerar respostas mais rápidas e eficazes.
Nessa fase, temos uma visão panorâmica e mais global sobre a empresa e também as tendências globais de ameaças, motivações dos cibercriminosos e todo o cenário geopolítico da segurança da informação.
O propósito aqui é informar a alta gerência e executivos, como CIOs e CEOs, que tomam decisões sobre as oportunidades e desafios desse contexto, auxiliando na definição de estratégias de longo prazo, alocação de recursos de forma eficiente e antecipação de cenários.
O tipo técnico de Threat Intelligence se concentra em abrir a caixa preta das ameaças, a fim de investigar profundamente exploits, malwares e ferramentas utilizadas por cibercriminosos.
Essa análise detalhada favorece a investigação de ataques, a engenharia reversa de malwares e a identificação de vulnerabilidades em softwares e sistemas.
Neste amplo cenário abordado até aqui, surge uma solução poderosa, que foca em oferecer mais valor aos clientes e ajudá-los a contornar desafios da área: o Google Threat Intelligence.
Quando o assunto é investimento em segurança, muitas empresas enfrentam dificuldades para ter uma visão completa sobre as ameaças no seu entorno, e, além disso, muitas precisam dedicar muito tempo, energia e dinheiro em soluções para processar e coletar dados.
Nesse contexto, o Google Threat Intelligence é um serviço oferecido pelo Google Cloud que visa fornecer às organizações uma perspectiva ampla e profunda do cenário de ameaças, agregando mais visibilidade, conhecimento e valor às estratégias de Threat Intelligence.
Como diferenciais da solução, destacamos:
Com todas as suas integrações e funcionalidades, o Google Threat Intelligence aumenta a visibilidade de ameaças, permitindo identificar riscos e fornecer informações mais completas sobre o contexto e detalhes das ameaças.
Isso possibilita que empresas possam se organizar de diversas maneiras, monitorando ameaças internas e externas e gerenciando a superfície de ataque de forma mais eficiente.
Se você deseja adotar medidas de Threat Intelligence e fazer com que a segurança e o gerenciamento de ataques se torne uma prioridade no seu negócio, considere implementar esse serviço ou migrar para a nuvem do Google.
Nesta jornada, conte com a SantoDigital, parceira certificada e premiada do Google, para implementar as soluções dessa empresa líder em tecnologia com toda segurança e efetividade no seu negócio. Conheça nossos serviços na nuvem!
Threat intelligence é uma estratégia que envolve um conjunto de ações, estudos, técnicas e recursos direcionados para um mapeamento e tratamento proativo para identificar e gerenciar ameaças cibernéticas em uma organização.
Estratégias baseadas em Threat Intelligence favorecem o conhecimento e a visibilidade, mostrando para empresas, de forma clara e segura, onde as ameaças estão, como elas funcionam e quais os seus alvos, possibilitando prever e gerenciar ataques de forma eficiente, além de evitar perdas, prejuízos e vazamento de dados.
crédito da imagem: Freepik