Roadmap: você sabe como a metodologia pode otimizar a sua gestão?

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Roadmap: você sabe como a metodologia pode otimizar a sua gestão?
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Roadmap: você sabe como a metodologia pode otimizar a sua gestão?

A melhoria dos processos e o aumento da produtividade são metas permanentes nas empresas. No momento atual, em que há um aumento na demanda por trabalho remoto, alcançar esses objetivos pode ser um desafio ainda maior. Nesse sentido, o uso de metodologias como o roadmap são fundamentais para otimizar a gestão e melhorar o acompanhamento e a execução das atividades.

De fato, uma implementação dessa abordagem focada na estruturação de processos pode ajudar toda organização a trazer os objetivos de negócios para o centro e permitir que todos os colaboradores tenham um melhor entendimento de suas responsabilidades.

A seguir, você irá conhecer um pouco mais sobre o roadmap e entender como essa metodologia ajuda a otimizar a gestão na sua empresa. Confira!

O que é o roteiro?

A tradução literal do roadmap é “mapa de estrada” e ele pode ser definido como uma representação gráfica e cronológica de todas as ações que você precisa realizar para atingir seus objetivos.

Ele responde às perguntas sobre o que será feito, quem está disponível no trabalho, os detalhes de escopo e alocação de recursos, além de como e por que ações devem ser priorizadas.

A construção desse roteiro permite que você defina suas prioridades e identifique os riscos principais que pesam em seu projeto, bem como as oportunidades com as quais você pode trabalhar.

Assim, você passa a ter um fluxo poderoso de atividade, visual e intuitivo, para avaliar rapidamente o andamento de cada projeto, além de gargalos, pontos de atenção, atrasos e ações que devem ser priorizadas para evitar atrasos.

Quais as vantagens da implementação dessa metodologia?

A criação de um roadmap permite que sua empresa controle melhor todo o seu portfólio de projetos otimizando:

  • A gestão dos recursos que devem ser disponibilizados em cada etapa de um projeto;
  • A previsibilidade de mudanças com base em relatórios regulares;
  • A gestão do tempo com visão clara do andamento do projeto;
  • Gestão de riscos ao longo do caminho crítico do projeto;

Concretamente, ao definir um cronograma metodológico em cada etapa, você aumenta suas chances de atingir os objetivos traçados no tempo previsto.

De fato, o roadmap permite que você identifique rapidamente qualquer desvio para tomar como atitudes corretas em tempo hábil e garantir uma execução de todas as atividades dentro do prazo estipulado.

Além disso, os gestores podem usar os procedimentos básicos e os recursos que devem ser utilizados nas etapas mais complexas. Isso garante que cada colaborador está mais preparado e necessário a necessidade de reuniões para esclarecimentos, por exemplo.

De forma geral, o roteiro favorece um acompanhamento tempestivo e garantia de que os gestores podem ser mais ágeis na identificação de problemas. 

Finalmente, ao utilizar uma estratégia baseada em roteiro, os gestores podem se dedicar a outras atividades planejadas sem negligenciar o acompanhamento das atividades de suas equipes.

Como implementar um roteiro de metodologia?

Para criar um roteiro eficaz, basicamente existem as quatro etapas metodológicas principais a serem levadas em consideração:

1. Analise o existente

A primeira etapa consiste em identificar as ações já implementadas. O envolvimento de todas as partes envolvidas é essencial para garantir uma boa gestão do projeto e incluir o seu roteiro em um modo colaborativo.

É fundamental que você tenha bem definido:

  • Os recursos (internos, externos) e o orçamento atribuído;
  • Os desafios e objetivos;
  • As pessoas envolvidas;
  • O roteiro preliminar.

Assim, é possível distribuir as ações que precisam ser executadas ao longo do tempo de forma coerente com os recursos que sua empresa tem à disposição.

2. Priorize projetos

O segundo passo é antecipar projetos futuros para poder integrá-los ao roteiro.

Por exemplo, se está previsto a implementação de uma solução de TI capaz de otimizar as atividades do dia a dia, como uma plataforma integrada de comunicação e colaboração, provavelmente esse é um projeto que deve ser priorizado, pois irá permitir otimizar a produtividade de outros processos. 

Ou seja, é necessário pensar no curto, médio e longo prazo e priorizar com base em sua viabilidade, necessidade e também seu ROI (retorno sobre o investimento) potencial.

3. Construa o roteiro com as partes envolvidas

É nesta fase que o roteiro toma forma. Configure com a direção e com os departamentos com os quais você precisa trabalhar em conjunto como listas de tarefas, orçamento e recursos alocados, objetivos, tempo, etc. 

4. Documente

Finalmente, é hora de documentar todo o planejamento para que ele possa ser compartilhado com todos os colaboradores envolvidos e para que os gestores possam avaliar e acompanhar visualmente toda a estratégia que foi concebida.

Aqui, é fundamental contar com uma solução que ofereça recursos aprimorados e integração com aplicações como e-mail, agenda, ferramentas de comunicação, etc.

Nesse sentido, um SantoDigital tem uma solução ideal para que você possa implementar uma metodologia de trabalho em um ambiente integrado e que oferece todas as ferramentas que você precisa para concepção, implementação e acompanhamento de sua estratégia.

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