Saiba porque o Google Workspace é superior aos seus concorrentes

Home Cloud Computing
Saiba porque o Google Workspace é superior aos seus concorrentes

Saiba porque o Google Workspace é superior aos seus concorrentes

Por mais de uma década, o Google ajudou empresas de todos os tamanhos e setores a melhorar a produtividade, a colaboração e a comunicação por meio das aplicações que integravam o G Suite. Conforme o mercado de trabalho foi passando por evoluções e mudanças, essas ferramentas também. Para sinalizar essa transformação, o produto foi rebatizado, e agora se chama Google Workspace.

Como dito, essa não é uma simples mudança de nome, trata-se, principalmente, de uma evolução das aplicações e serviços, que hora estão mais integradas e modernas do que nunca. Ou seja, o que já era bom tornou-se ainda melhor ao oferecer às empresas tudo o que elas precisam para realizar suas tarefas diárias em um só lugar.

Mas, afinal, o que faz o Google Workspace superior aos seus concorrentes? Descubra a seguir!

Maior flexibilidade

No mercado de trabalho atual e futuro a flexibilidade é um fator extremamente importante, principalmente em virtude do crescimento das rotinas de trabalho remoto.

Nesse sentido, as aplicações baseadas em nuvem configuram a melhor solução para as empresas, uma vez que permitem que os colaboradores trabalhem em qualquer lugar, a qualquer hora, utilizando diferentes dispositivos.

Nesse quesito, ao comparar o Workspace com seu principal concorrente, o Microsoft 365 (antigo Office 365), fica evidente a vantagem da solução oferecida pelo Google.

De fato, o Microsoft 365 e o Google Workspace adotam abordagens distintas no que diz respeito à arquitetura de nuvem e design de aplicativo.

Google Workspace foi projetado para a nuvem. Isso significa que suas aplicações são otimizadas para serem utilizadas a partir de um navegar conectado à internet, apesar de também oferecer opções de trabalho off-line.

Já o Microsoft 365 é baseado em uma solução legada e nem todas suas aplicações possuem versão rodando na nuvem. Algumas aplicações não oferecem os mesmos recursos na versão on-line. Essa característica, em certo ponto, pode dificultar a experiência do usuário.

Além disso, a solução da Microsoft oferece uma versão para PC de suas aplicações. O que parece uma vantagem, pode ser uma grande dor de cabeça em ambientes de trabalho remoto, pois dificulta a colaboração, aumenta as chances de perda de informação devido à duplicação de arquivos ou problemas técnicos, etc.

Logo, o Google Workspace leva vantagem por oferecer uma solução 100% na nuvem, o que proporciona uma experiência única e uniforme, agrega maior segurança e evita a perda ou duplicação de informações.

Serviços de e-mail consagrado e seguro

O e-mail é uma ferramenta de trabalho indispensável e, nesse quesito, o Google obtém grande vantagem frente a seus concorrentes.

O Google Workspace inclui o Gmail, o melhor serviço de e-mail do mundo. Suas marcas registradas são: alta disponibilidade, segurança, simplicidade, facilidade de uso e grande capacidade de armazenamento.

Além disso, o Gmail é o serviço de e-mail mais utilizado pelo público em geral desde que foi lançado em 2004. Por isso, ele é muito familiar a todos os usuários, principalmente aos trabalhadores das gerações Y e Z, que o usam para fins pessoais há anos.

No Google Workspace o Gmail oferece recursos otimizados, como domínio personalizado e integrações avançadas.

Nele, os usuários podem falar com seus colegas de trabalho pelo Google Meet ou Google Chat, enviar um convite de reunião no Google Agenda, adicionar tarefas à sua lista ou realizar uma chamada de vídeo segura. Tudo isso sem precisar sair da tela do Gmail.

Com o Outlook do Microsoft 365, você também pode criar endereços de e-mail com seu próprio nome de domínio. No entanto, essa solução não possui grande integração com os demais aplicativos, além de não ser tão popular quanto o serviço do Google.

Aplicações integradas

A principal proposta do Google Workspace é oferecer tudo o que as empresas precisam em um só lugar. Ou seja, proporcionar que os usuários tenham acesso há muito mais recursos e diferentes aplicações sem precisar abrir e fechar diferentes programas.

E isso não vale apenas para as soluções do Google. O Workspace também possibilita integração com ferramentas desenvolvidas por outros fornecedores.

Dessa forma, você pode trabalhar em diferentes plataformas sem sair do Google Workspace.

No Google Workspace Maketplace você encontra diversas aplicações que possuem integração com as ferramentas do Google, o que inclui soluções de CRM, Marketing, Logística, Finanças e muito mais.

Nenhum outro concorrente, nem mesmo o Microsoft 365, oferece tantas possibilidades de integração de aplicações quanto o Google Workspace. Isso significa que esta é a solução que mais favorece a automação de processos, o que impacta positivamente na produtividade.

Familiaridade e facilidade de uso

Muitas das soluções oferecidas pelo Google Workspace para as empresas estão disponíveis gratuitamente para os usuários domésticos.

Isso faz com que a maioria das pessoas esteja familiarizada em um grau ou outro com o Google Workspace.

Mas, além da familiaridade, a facilidade de uso ainda é fundamental durante o processo de tomada de decisão.

Em muitas organizações, os funcionários mais jovens exprimem o desejo de usar as ferramentas do Google no escritório porque já conhecem seus recursos.

Em suma, o Google Workspace é mais fácil de usar e mais intuitivo do que os concorrentes porque se concentra na funcionalidade acima de tudo.

Comece a utilizar o Google Workspace agora mesmo!

Agora você já conhece alguns dos motivos que fazem o Google Workspace superior aos seus concorrentes.

Se você deseja contar com a melhor solução de produtividade, comunicação e colaboração disponível no mercado, você pode contar com a ajuda da SantoDigital.

Somos uma das principais parceiras do Google na América Latina e estamos à disposição para ajudá-lo a fazer a migração para o Google Workspace de forma rápida, fluída e segura!

Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: