Ir para o site
  • Segurança

No-code: benefícios do desenvolvimento de apps sem código para a área da saúde

  • Por: SantoDigital
  • nov 2, 2023
  • 3 minutos

A transformação digital vem revolucionando a relação entre negócios e tecnologia não apenas sob o ponto de vista de acelerar processos e resultados. Ela possibilita a democratização do acesso a inúmeros recursos.

Nesse cenário, empresas de todos os setores estão apostando cada vez mais na linguagem na-code para agilizar o ciclo de desenvolvimento de apps, garantindo entregas de qualidade e em tempo hábil. Sua empresa já está se beneficiando dessa tendência?

Confira todos os detalhes na leitura completa do artigo!

O que é no-code?

O no-code é uma metodologia de desenvolvimento de software ou aplicações que utiliza o método de programação que não depende de sistemas e tecnologias muito complexos para isso. Trata-se de processo de criação muito mais ágil e simplificado.

Quando falamos em soluções no-code, a ideia é que qualquer pessoa consiga desenvolver ferramentas digitais para suprir suas demandas diárias de trabalho, sem que para isso seja necessário ter conhecimentos específicos de programação.

Como o próprio nome sugere, no-code significa “sem código“. Isso permite que os usuários construam ferramentas digitais do zero e as implementem apenas arrastando e soltando itens do seu interesse.

Como funciona uma plataforma no-code?

Um dos pilares de uma plataforma no-code é oferecer uma interface bem simples e intuitiva, para o usuário conseguir navegar e desenvolver o tipo de solução desejada.

Normalmente, seu funcionamento é baseado na exibição de elementos de front-end, procedimentos de back-end e programas de terceiros.

As plataformas de no-code oferecem módulos de soluções prontas, os usuários só precisam escolher o conjunto que melhor atende suas necessidades e montar a aplicação.

Quais os principais benefícios dessa abordagem?

Com o no-code, as atividades de desenvolvimento de aplicações são impulsionadas pela agilidade da interface de “arrastar e soltar”.

Você não precisa se tornar um expert em TI para usufruir de ferramentas que agregam valor e produtividade a sua rotina de trabalho. Os principais comandos já estão prontos e tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar as funcionalidades que ele deseja para sua ferramenta

Outra grande vantagem proporcionada pelo no-code democratização da tecnologia. Por exemplo, empresas com um orçamento mais modesto e que não possuem mim própria de TI também conseguem ter acesso a algumas vantagens competitivas da transformação digital.

É o que acontece na área da saúde: os profissionais não têm uma formação e em tecnologias, mas ainda assim não conseguem utilizar das inovações tecnológicas para otimizar suas performances e oferecer um serviço ainda mais qualificado para a comunidade.

Ademais, soluções desenvolvidas na linguagem no-code têm um custo bem menor.

Quais as principais aplicações do no-code na área da saúde?

No setor de saúde, o uso da abordagem no-code contribui não só para as atualizações e aprimoramento na performance dos profissionais, mas principalmente na qualidade e segurança garantidos aos pacientes.

Independentemente dos módulos ou fluxo de trabalho adotados pela unidade saúde, ou profissionais, com o sistema automatizado as informações são atualizadas constantemente e em tempo real, além de menos propensas a falha humana.

Hoje, as portas formas de no code já se tornaram realidade dentro desse segmento E podemos encontrar alguns exemplos práticos de como elas funcionam, otimizando tanto a saúde pública quanto a privada.

O Google Workspace, por exemplo, oferece com vários templates pré-prontos, que podem ser personalizados conforme a necessidade, como:

  • monitoramento de atividades;
  • acesso a resultados de exames laboratoriais e de imagem;
  • marcação de consultas;
  • monitoramento do histórico do paciente.

O no-code também vem sendo utilizado para leitura de código de barras de pulseira de bebê na maternidade, permitindo acesso a informações sobre a criança e a mãe mais rapidamente, com uma simples leitura do código.

O conceito no-code está bastante relacionado à aceleração da transformação digital nos negócios e a consequente necessidade de facilitar o acesso a soluções automatizadas, com velocidade de entrega, menores custos e tempo de retorno.

Para não deixar o seu negócio de fora dessa evolução e melhorar o desempenho no cumprimento de suas atividades diárias, é muito importante contar com um apoio especializado, além dos recursos mais completos e eficientes nessa tecnologia.

Se você acompanhar essa evolução e atender às demandas do futuro com o máximo de eficiência, conheça as soluções personalizadas da SantoDigital que podem ajudar nessa missão!

Compartilhe esse artigo

Conteúdos relacionados

Newsletter Newsletter

Fique por dentro

Com a newsletter da SantoDigital, você estará sempre um passo à frente, pronto para elevar seu negócio com o poder da inovação digital.

Inscrição realizada com sucesso.