G Suite for Education: como está revolucionando a educação?

Home G Suite for Education
G Suite for Education: como está revolucionando a educação?

G Suite for Education: como está revolucionando a educação?

A tecnologia mobile da Google está revolucionando a educação. A escola do século XXI deve seguir essas tendências para acompanhar os alunos, cada vez mais antenados com a tecnologia. No Brasil, esta revolução começa a se encenar. O conjunto de apps da Google voltado para o universo da educação — G Suite for Education — tem aproximado cada vez mais estudantes, professores e pais, dinamizando a aquisição do conhecimento com tecnologia por meio de aplicações que funcionam como uma verdadeira plataforma interativa.

Quer saber mais sobre o tema? Continue nos acompanhando!

Conheça as principais vantagens da plataforma G Suite for Education

Desenhado para escolas e universidades, os apps rodam na nuvem da Google, em servers seguros, e contam com constantes atualizações — o que garante um ambiente virtual protegido para toda a comunidade escolar. Uma das principais vantagens desse tipo de aplicação é a possibilidade de usá-la a qualquer hora, bastando haver um dispositivo conectado.

A tecnologia cloud computing possibilita que materiais didáticos como livros, apostilas, questionários, vídeos e conteúdos multimídia interativos sejam acessados pelos alunos de onde estiverem, redimensionando a experiência de aprender para além do ambiente escolar.

Há muito espaço para o aprendizado com o G Suite for Education. Sua versão gratuita disponibiliza 10 gigabytes, configuração perfeita para cursos de curta duração, com público limitado, ou workshops. Já para instituições de ensino que abarcam mais pessoas, os planos pagos da solução G Suite for Education entregam espaço ilimitado na nuvem!

Dessa forma, evitam-se gastos com armazenamento físico de materiais, além de impressão — o que, por si só, já justifica o investimento na aquisição de um plano pago dos apps. Além das aplicações direcionadas às disciplinas específicas (a exemplo do Biodigital Human, amplamente utilizada nas aulas de Biologia para mostrar aos alunos aspectos da anatomia humana em um 3D realista), a integração com elementos da nuvem possibilita interação entre alunos nas tarefas e trabalhos em grupo.

Fóruns para professores tirarem dúvidas e darem feedbacks sobre os trabalhos dos alunos completam o conjunto de facilitações da plataforma G Suite for Education. Tudo isso com a segurança da informação que a Google pode proporcionar ao usuário final: os dados produzidos dessa interação estão completamente protegidos com criptografia avançada!

Exemplos de sucesso no uso dessas ferramentas

A educação no Brasil começa a desfrutar dos benefícios dessa plataforma: a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo já está implementando as diversas soluções.

Os 300 mil professores e mais de quatro milhões de alunos que compõem as 5000 escolas atendidas no estado começam a ser capacitados para o uso da ferramenta. Um recorde de usuários, de acordo com a própria Google.

Já em Santa Catarina, 36 escolas selecionadas da Rede Estadual que atendem alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio serão beneficiadas pelas nove ferramentas do pacote G Suite for Education, com um investimento de 600 milhões do governo — que será revertido também em treinamento para os profissionais da educação.

Nesse processo de digitalização do ensino, ferramentas como Google Classroom do pacote For Education irão transformar as engessadas práticas educacionais na rede pública.

Por meio da tecnologia mobile, alunos e pais dessas escolas públicas poderão acessar calendário escolar, bem como conteúdos de aulas perdidas, controle de frequência, entre outras funcionalidades.

Os alunos do Colégio Mater Dei também estão vivenciando a implementação efetiva das aplicações G Suite for Education: nessa instituição, ferramentas como o Google Earth são utilizadas nas aulas de Geografia e o Google Glass é amplamente utilizado em experimentos de robótica, por exemplo.

Já a Universidade Federal de Pernambuco implementou de forma mais completa os aplicativos da Google para a otimização dos processos administrativos da instituição e, especialmente, o pacote For Education, que tem dinamizado a rotina acadêmica dos estudantes a partir dos serviços de e-mail, compartilhamento de arquivos e agenda.

Quer contribuir com a discussão acerca dos benefícios do G Suite for Education? Então compartilhe o post em suas redes sociais e mostre para seus amigos!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: