O que é DevOps as a Service e quais suas vantagens?

Home Cloud Computing
O que é DevOps as a Service e quais suas vantagens?
O que é DevOps as a Service e quais suas vantagens?

O que é DevOps as a Service e quais suas vantagens?

Em nosso blog, já falamos sobre como os serviços gerenciados podem fazer toda a diferença durante um gerenciamento de um processo de TI responsável e alinhado às últimas tendências do mercado global. Entre tantas possibilidades, o DevOps as a Service tem chamado muita atenção de diversas das melhores companhias.

O mercado de tecnologia está crescendo à medida que as empresas cada vez mais dependem da tecnologia para gerenciar seus negócios. A demanda por profissionais de TI capacitados só aumenta — e os serviços gerenciados de TI estão se tornando cada vez mais populares.

Esse modelo de prestação de serviços oferece às empresas uma maneira eficiente e segura de gerenciar suas redes, aplicações e sistemas, permitindo que se concentrem em seus negócios. Para ajudá-lo a compreender como se dá a aplicação desse tipo de contratação no mercado, separamos os principais pontos para você poder avaliar o potencial da solução, confira!

O que é DevOps?

DevOps é um conjunto de práticas de desenvolvimento de software e de operações dos setores de Tecnologia da Informação, cujo objetivo é aumentar a eficiência e a eficácia das equipes de desenvolvimento e de operações. O modelo visa ampliar a velocidade de entrega de software, melhorar sua qualidade e reduzir o custo de operações de desenvolvimento e deploy.

Entre essas práticas estão o monitoramento do sistema, o gerenciamento de configurações, o provisionamento de recursos, o gerenciamento de builds, os testes e a implementação de aplicativos.

O que é DevOps as a Service?

Já o DevOps as a Service é uma metodologia da área de Tecnologia da Informação que visa integrar as equipes de desenvolvimento e operações. É, basicamente, a contratação de um time de reforço para suas equipes de tecnologia, de modo a otimizar o processo de entrega de software. Essa metodologia é baseada em três pilares principais: automação, monitoramento e comunicação.

A automação visa otimizar o processo de entrega de software. É por meio dela que tarefas repetitivas e da criação de processos padronizados acontecem. O monitoramento visa garantir que o software esteja funcionando corretamente e em conformidade com os requisitos estabelecidos. Por fim, a comunicação é essencial para garantir que todas as equipes envolvidas no processo estejam alinhadas e cientes das tarefas a serem realizadas. 

Ao contratar um serviço de DevOps as a Service visamos, portanto, otimizar o processo de entrega de software, garantindo maior eficiência, qualidade e produtividade.

Quais são as principais vantagens de aplicar o DevOps as a Service?

De uma maneira bem resumida, a principal vantagem da implementação desse serviço, em sua companhia, é aumentar a eficiência e a eficácia das equipes de desenvolvimento e de operações no seu setor de tecnologia de informação.

Existem, também, outras vantagens, as quais incluem aumentar a velocidade de entrega de um software que está sendo desenvolvido, melhorar a sua qualidade e, até mesmo, reduzir os custos de operação de um elemento em específico.

Além disso, a aplicação de um DevOps as a Service contempla requisitos muito requeridos pelo mercado nos dias atuais, como planejamento ágil e mais eficiente, desenvolvimento sustentável da aplicação e uma melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Qual a relevância desse serviço e por que implementar o DevOps as a Service em minha empresa?

O DevOps as a Service pode ser implementado de diversas formas, dependendo das necessidades específicas de cada empresa. Na sequência, você poderá conferir algumas das melhores dicas que fazem com que a aplicação do DevOps as a Service em sua companhia seja, muitas vezes, indispensável.

Processos de comunicação eficientes

O serviço pode ajudar a estabelecer uma comunicação eficiente entre as equipes de desenvolvimento e operacionais, pois possibilita a criação de canais de comunicação dedicados para a troca de informações.

Também pode fornecer uma ferramenta de comunicação unificada, a qual pode possibilitar a troca de mensagens em tempo real entre as equipes. 

Integração contínua

O DevOps as a Service pode ser utilizado para automatizar a integração contínua e uma entrega dos códigos usados no desenvolvimento das aplicações. Isso possibilita que as equipes trabalhem de forma mais eficiente, reduzindo o tempo de entrega dos produtos.

Além disso, a automação dessas integrações e das entregas dos códigos para as equipes responsáveis pela continuidade do procedimento também pode ajudar a garantir a qualidade do material criado e aumentar a confiabilidade do processo — e do produto, pelo cliente final, 

Gerenciamento de configuração e de infraestrutura 

Ele também pode ser usado para gerenciar a configuração e a infraestrutura de forma eficiente, permitindo que as equipes automatizem tarefas repetitivas e gerenciem de forma centralizada as configurações dos ambientes.

Ainda, o gerenciamento de configuração e de infraestrutura pode ajudar na garantia da conformidade dos ambientes de desenvolvimento com as políticas da empresa — aumentando a produtividade das equipes. 

Monitoramento completo de software e de logins

Outra vantagem trazida pelo DevOps as a Service é que ele pode ser utilizado para monitorar os ambientes de forma eficiente, permitindo que as equipes identifiquem e solucionem problemas de forma rápida e eficaz.

O monitoramento também pode ajudar a garantir a disponibilidade dos serviços e a aumentar a confiabilidade dos ambientes, deixando-os mais seguros e com os riscos de vulnerabilidade minimizados. 

É muito valioso entender que, para implementar de maneira eficiente o DevOps as a Service, é importante seguir as melhores práticas do mercado, tais como:

  •  a adoção de uma metodologia ágil em sua empresa;
  • a criação e o monitoramento de repositórios de código fonte para cada projeto;
  • a automatização de processos tanto de build quanto de deploy;
  • a criação de um ambiente de testes, além da integração contínua.

Obviamente que o gerenciamento das configurações do sistema e o monitoramento também fazem parte das tarefas do time de DevOps.

Agora que você já sabe como a abordagem DevOps as a Service é capaz de revolucionar os sistemas de desenvolvimento de softwares da sua empresa e de oferecer uma filosofia de trabalho mais adequada para as empresas mais modernas, que tal começar a aplicá-la em sua organização?

Saiba que a SantoDigital conta com os melhores especialistas do mercado, prontos para pôr a mão na massa e elevar o setor de tecnologia de seus empreendimentos para o mais alto nível.

Então, se quiser saber mais informações sobre o DevOps as a Service e como implementar a solução em sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco. Teremos um imenso prazer em ajudar você a superar sua concorrência e a desenvolver sua empresa ao máximo. Venha com a gente!

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: