A Companhia
Industria: Serviços Financeiros
Localizado em Goiânia, o EasyCrédito conecta pessoas do Brasil inteiro às instituições financeiras e bancos parceiros para facilitar o acesso a ofertas de crédito pessoal. A empresa tem a missão de democratizar e desburocratizar o crédito no país.
O Desafio
A companhia chegou a contar com outros provedores de nuvem desde sua fundação, em 2015. Entretanto, em 2018, a equipe decidiu migrar para o Google Cloud, muito incentivada por sua presença nas turmas do Google for Startups – programa do Google de apoio ao desenvolvimento de startups – e pela facilidade encontrada no uso de máquinas virtuais.
Naquela época, o EasyCrédito tentava emplacar sua plataforma como um marketplace, mas não estava obtendo os resultados esperados para avançar. A partir de 2019, a lógica do negócio mudou: a empresa decidiu seguir novos rumos para se tornar um hub de crédito.
Dessa forma, os focos passaram a ser o uso de uma API pública de busca de crédito e a criação de plataformas white label para que negócios digitais já estabelecidos pudessem construir seus próprios marketplaces de crédito.
A virada nos objetivos de negócio também demandou uma nova estratégia tecnológica. Era preciso uma alternativa para escalar rapidamente a infraestrutura durante as campanhas de marketing de cada um dos novos canais gerados com as plataformas white label, que elevavam o volume de usuários a qualquer momento e, por consequência, aumentavam as requisições de serviços.
A Solução
O apoio dos engenheiros do Google Cloud veio para ajudar o time do EasyCrédito na mudança da estrutura de máquinas virtuais existente para microsserviços em Cloud Run e Cloud Functions. Assim, não só foi possível escalar de maneira simples e rápida para cima ou para baixo, como dimensionar os custos de acordo com a carga de trabalho utilizada.
Com ajuda da SantoDigital, parceira do Google Cloud, o EasyCrédito passou a ponderar o uso de outras ferramentas da nuvem pública que pudessem apoiar a gestão e a melhor análise das informações obtidas.
A solução encontrada em conjunto entre os times da startup e da SantoDigital foi criar uma arquitetura de réplica do banco de dados produtivo dentro do BigQuery, utilizando ferramentas como Datastream, Cloud Storage e Pub/Sub para a ingestão de dados em tempo real.
A SantoDigital apoiou no planejamento de cada detalhe da implementação, como a auditabilidade dos dados, a performance e o custo total de investimentos na nuvem.
“Começamos por um estudo, passagem de conhecimento aos times e mentorias, para somente depois executar a mudança. Isso trouxe vantagens importantes, como a velocidade com que tudo foi realizado e, atualmente, a resposta rápida que é fornecida ao cliente, que é prioridade” – Alan Pires, Executivo de Vendas da SantoDigital.
Resultados com Google Cloud
‘’Alcançamos uma grande capacidade analítica a um bom custo-benefício com o Google Cloud. A ingestão de dados em tempo real potencializou a velocidade na tomada de decisões baseadas em estratégia, algo essencial para a área de negócio.” – Égio Arruda, CTO do EasyCrédito
O uso do Google Cloud permite à equipe da EasyCrédito configurar os recursos nativos na nuvem com simplicidade, respaldados por uma ampla documentação. A flexibilidade de escala dos recursos assegura liberdade ao negócio para operar de acordo com a sua demanda.
A empresa também passou a investir mais tempo em inovação do que em manutenção da infraestrutura, e utiliza o conhecimento adquirido por meio dos dados para traçar suas decisões.
As mudanças na infraestrutura ainda trouxeram uma economia de 50% no uso de bancos de dados, um aumento 6 vezes maior da capacidade de atendimento a requisições dos usuários e uma redução de 40% do custo total com a Nuvem.