- 5 minutos
- maio 1, 2023
O G Suite for Education é uma excelente plataforma do Google para melhorar o aprendizado em escolas e universidades, além de revolucionar a educação com maneiras inovadoras de interação entre alunos e professores.
Contudo, para quem já entende a proposta do G Suite for Education, ainda podem restar algumas perguntas sobre certos processos e regras da ferramenta. Por isso, neste post, responderemos as principais dúvidas que possam surgir nesse sentido. Confira!
Para fazer parte da plataforma, basta entrar no site oficial do Google for Education. Você pode contar com a ajuda de um especialista para começar a usar a ferramenta, clicando no botão “Entre em contato com um especialista”, ou fazer a sua inscrição diretamente, clicando em “Usar os produtos do Google > Inscrever-se no G Suite”.
Ao optar pela segunda opção, é necessário fazer um cadastro com dados sobre você (nome e e-mail profissional) e sobre a sua instituição de ensino (nome, endereço, website, número de alunos e funcionários etc.).
Em seguida, basta seguir as instruções na tela. Parte do processo envolve a verificação do seu domínio — uma medida de segurança que o Google utiliza para garantir que ele de fato pertence a você. Não costuma ser algo complicado, mas pode exigir auxílio técnico, caso você não tenha familiaridade com esse campo.
Segundo o contrato de nível de serviço do G Suite, também conhecido como SLA — sigla para Service Level Agreement —, os serviços do G Suite for Education ficam disponíveis pelo menos 99,9% do tempo, durante todo o ano.
Para usar o G Suite for Education, o Google exige que a instituição seja voltada ao ensino fundamental e médio ou ao ensino superior, tendo em mente que ela deve estar devidamente credenciada.
Órgãos do governo, instituições religiosas, grupos de estudo e outras iniciativas relacionadas a ensino que não se encaixem no perfil não estão qualificadas.
O Google leva a segurança e a privacidade a sério. Por esse motivo, os dados da sua instituição e dos seus alunos ficam protegidos na nuvem e não são compartilhados com terceiros, a não ser que o responsável pela informação autorize.
O Google for Education oferece recursos de treinamento e certificações para os usuários do G Suite for Education. Isso permite que professores e alunos usufruam ao máximo das possibilidades da plataforma. Além disso, eles têm acesso à Central de Ajuda a qualquer momento, caso precisem de informações sobre o uso do G Suite.
Agora que você já tem todas as respostas para as suas dúvidas, já pode começar a usar a ferramenta na sua escola ou universidade. Seus docentes e estudantes certamente poderão desfrutar das vantagens do G Suite for Education e terão uma experiência mais enriquecedora tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o tema? Então, leia este post, em que explicamos exatamente o que é o G Suite for Education e como usá-lo!