5 dicas imperdíveis para economizar espaço no Google Drive

Home G Suite
5 dicas imperdíveis para economizar espaço no Google Drive

5 dicas imperdíveis para economizar espaço no Google Drive

Gerenciar o armazenamento no Google Drive é uma tarefa fundamental para que você não acabe ficando sem espaço. Por isso, frequentemente, convém executar algumas ações a fim de eliminar dados desnecessários e, assim, evitar a necessidade de aumentar sua quantidade de Gigabytes.

Primeiramente, você precisa verificar como seus dados estão distribuídos para, em seguida, direcionar suas ações. A capacidade de armazenamento de sua conta do Google Drive é compartilhada com as aplicações Gmail e Google Fotos.

Por isso, antes de mais nada, acesse a página de armazenamento do Drive. Assim, você saberá quais das três aplicações está utilizando mais espaço e, em seguida, poderá executar algumas das ações a seguir!

1. Deixe no seu Gmail somente o necessário

Se você transformou o Gmail em sua caixa de correio principal, certamente ele estará ocupando grande parte da sua capacidade de armazenamento. Para liberar espaço no Google Drive, é aconselhável fazer uma limpeza nesta aplicação.

É recomendável que você comece pelas mensagens “mais pesadas”. Em sua caixa de entrada, clique na seta ao lado da barra de “pesquisar” e utilize o critério “tamanho” para filtrar as mensagens que ocupam mais espaço.

Delete tudo que não for mais necessário. Faça o mesmo na caixa de saída, de spam e delete tudo que estiver na lixeira.

2. Remova dados ocultos de aplicações

Outra solução para economizar um pouco de espaço no Google Drive é excluir os dados ocultos. Clique no ícone da engrenagem (configurações) no canto superior direito da página e, na janela exibida, vá para a seção “Gerenciar aplicativos”.

Uma lista de aplicações conectados ao seu Google Drive será exibida. Clique na guia “opções” em frente de cada uma delas e veja se aparece a opção “remover dados ocultos”. Em caso positivo, clique nela para executar a ação.

3. Converta seus documentos em arquivos do Google Apps

Arquivos do Google Apps (Google Docs, Planilhas, Apresentações e Formulários) não consomem dados de sua capacidade de armazenamento. Por isso, para economizar espaço, converta seus documentos Microsoft Office e PDF para o formato Google e, em seguida, exclua os arquivos “originais” do Google Drive.

Vale lembrar que o próprio Google Drive possui o recurso para converter seus arquivos para o formato da Google.

4. Faça uma faxina no seu Google Drive

Exclua todos os arquivos grandes que você não precisa mais. Comece ordenando seus arquivos do maior para o menor. Em seguida, coloque itens indesejados na lixeira e, depois, exclua-os permanentemente. Lembre-se de que eles ainda ocuparão espaço se você os deixar na lixeira. Dentro de 24 horas, você notará que aumentou o espaço de armazenamento.

5. Configure a importação de fotos e vídeos para o Google Fotos

Se você utiliza fotos e vídeos em seu trabalho, provavelmente essa será uma ação que você precisará executar. Se você optou por sincronizar seu conteúdo com o tamanho original, o espaço dele no Google Fotos será deduzido da cota de espaço do Google Drive.

Você pode alterar essa configuração abrindo o menu principal do Google Fotos e acessando as “Configurações”. Escolha a opção “Alta Qualidade” para salvar suas imagens com compactação. Dessa forma, seus vídeos e imagens não ocuparão espaço de seu armazenamento.

Seguindo essas 5 dicas, você conseguirá economizar bastante espaço no seu Google Drive.

Gostou deste conteúdo? Então você também irá gostar de descobrir as 8 ferramentas da Google que talvez você não conheça. Boa leitura!

[rock-convert-cta id=”6722″]

Receba todas novidades


    Veja mais conteúdos: