- 4 minutos
- ago 13, 2024
A passagem de plantão médico é um momento crucial de transferência de responsabilidades sobre um paciente. Esse processo acontece diversas vezes por dia, durante a troca de turnos ou quando há uma mudança na equipe de atendimento em uma unidade médica.
Além disso, muitos estudos já mostraram que falhas de comunicação nessa etapa podem prejudicar a evolução dos pacientes e resultar em erros graves. Por isso, trabalho colaborativo e gestão eficiente de informações são fundamentais.
Em um contexto em que a transição suave de responsabilidades é crucial, a centralização dos dados na nuvem emerge como uma prática inovadora e eficaz para reforçar a segurança e otimizar a comunicação.
Neste post, você vai entender porque tantas instituições de saúde estão cada vez mais optando por consolidar suas informações na nuvem, destacando os benefícios dessa abordagem para a fluidez das operações, a segurança dos dados e a otimização dos processos de transição. Acompanhe!
Desafios e problemas na passagem de plantão
A passagem de plantão com a equipe de enfermagem e médica é um processo crítico no qual informações relevantes sobre o estado clínico do paciente, histórico médico, tratamentos em curso, medicamentos administrados e outros aspectos importantes são compartilhados.
Seu principal objetivo é assegurar que o profissional de saúde que está entrando no turno tenha acesso a informações corretas, claras e objetivas, a fim de estar totalmente ciente da condição do paciente.
Dessa forma, esse profissional tem condições de tomar decisões informadas e continuar o tratamento consistentemente.
Uma passagem de plantão eficaz precisa envolver uma comunicação precisa, evitando a perda ou distorção de dados essenciais. Afinal, quando o compartilhamento não acontece adequadamente, os riscos para os pacientes são muitos, como:
O compartilhamento de dados corretos na passagem de plantão não é uma questão de preciosismo, mas sim de responsabilidade com a vida e a saúde.
Felizmente, a tecnologia pode ajudar instituições a mitigar esses riscos. A utilização de soluções em nuvem na passagem de plantão médico pode ser uma abordagem eficaz para superar desafios comuns e aprimorar a comunicação entre os profissionais de saúde.
São muitos os benefícios e aplicabilidades dessa tecnologia nesse contexto. Entenda como a computação na nuvem pode ajudar a seguir.
As soluções em nuvem permitem o acesso a dados de saúde de forma remota e em tempo real. Ao implementar sistemas na nuvem, os profissionais de saúde podem acessar informações relevantes sobre pacientes de qualquer local, inclusive dispositivos móveis.
Isso facilita a consulta aos dados e a continuidade dos cuidados, mesmo fora do ambiente hospitalar.
A nuvem permite armazenar e centralizar os Registros Eletrônicos de Saúde (RES) em um único local apropriado e acessível a todos.
Ao adotar essa solução, os profissionais passam a fazer os registros de maneira informatizada.
Como resultado, os dados relativos ao paciente são atualizados e compartilhados em tempo real, garantindo que todos os membros da equipe tenham acesso às últimas informações durante a passagem de plantão.
As plataformas na nuvem facilitam a comunicação colaborativa entre os membros da equipe de saúde com suas ferramentas otimizadas. Assim, fica mais fácil estabelecer um padrão que funcione para todos e garantir seu cumprimento.
Em plataformas de produtividade, como o Google Workspace, certos recursos podem ser incorporados, como:
Além disso, eles promovem uma comunicação mais eficaz durante a transição de responsabilidades.
As plataformas em nuvem podem ser configuradas para atender a padrões rigorosos de segurança e privacidade de dados.
A Google Cloud Platform conta com os mais avançados recursos de segurança como criptografia de dados e autenticação de dois fatores, controles de acesso, e mais.
Isso assegura a proteção das informações sensíveis durante a passagem de plantão e ainda garante a conformidade de dados diante de legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A nuvem permite a criação de trilhas de auditoria para rastrear quem acessou informações e quando. Graças a backups automáticos, históricos e outros recursos, gestores de equipe podem facilmente ver quem editou dados.
Deste modo, no caso de dúvidas ou dados que parecem ser incorretos, a instituição sabe a quem recorrer e perguntar. Esse fator garante a responsabilização e a transparência, além de fornecer um registro histórico para revisões e auditorias.
Ao adotar soluções em nuvem na passagem de plantão médico, as instituições de saúde podem aproveitar esses benefícios para promover uma transição mais fluida entre equipes, garantindo a continuidade do atendimento e reduzindo os riscos associados à falha na comunicação.
Se você tem interesse em otimizar os processos, migrando dados para a nuvem, conte com uma consultoria experiente para dar o suporte necessário. Afinal, dados médicos carregam grande responsabilidade, e ter o apoio de especialistas é crucial no ambiente hospitalar.
Um parceiro especializado, como a SantoDigital, não apenas gerencia riscos potenciais associados à migração para a nuvem, mas também assegura a conformidade e a produtividade.Conte com a SantoDigital para implementar soluções na nuvem do Google Workspace ou realizar a migração na nuvem. Explore nossos serviços!